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Planejamento Educacional UNIVESP Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani Capacitação Docente em Cursos SemiPresenciais Adriane Treitero Cônsolo Elizabete.

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1 Planejamento Educacional UNIVESP Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani Capacitação Docente em Cursos SemiPresenciais Adriane Treitero Cônsolo Elizabete Briani 1

2 Agenda 1. Fluxo de trabalho 2. Desenvolvimento de Materiais Educacionais 3. Atividades 4. Processo de comunicação 2

3 1. Fluxo de Trabalho 3

4 Equipes Envolvidas 4 Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador 1 Desenvolvimento do conteúdo Professores- autores 3 Design Educacional Equipe DE 4 Implementação Equipe Criação e Tecnologia 5 Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP 2

5 5 Elaboração de Projeto Pedagógico Alinhamento para desenvolvimento Coordenador + Equipe UNIVESP Apresentação do Projeto Equipe UNIVESP Cronograma de atividades Equipe UNIVESP Elaboração do Projeto Pedagógico Coordenador

6 Formação de Professores 6 Formação de professores Coordenador + Equipe UNIVESP 2 Orientação para elaboração de conteúdo e atividades Coordenador + Equipe UNIVESP 2.1

7 Desenvolvimento Conteúdo 7 Desenvolvimento do conteúdo Professores-autores Validação dos conteúdos e atividades Coordenador Análise dos conteúdos e atividades para modalidade Designer Educacional Revisão ortográfica do conteúdo e atividades Construção da matriz de atividades Designer Educacional Adequações de conteúdos e atividades Professor-autor 3.4

8 Design Educacional 8 Roteirização de Livro Texto, recursos gráficos, multimídia e vídeos Designer Educacional Revisão ortográfica dos roteiros Validação do roteiro final Designer Educacional Guia de Orientação de Mediação Designer Educacional B3.4 B3.3 B 4.2 B Pré-roteirização Designer Educacional + Equipe Criação 4.1 B Manual do AVA versão professor- mediador e versão aluno Designer Educacional 4.3 C Definição da Arquitetura de Navegação e Organização do AVA Designer Educacional 4.1 A

9 Criação e Tecnologia 9 Avaliação e aprovação de Identidade Visual Equipe Criação + Designer Educação Criação dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação Qualidade dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação + Designer Educação Validação dos recursos gráficos e multimídia Equipe criação + Designer Educação + professores-autores Ajustes finais dos recursos gráficos e multimídia Equipe Criação Aplicação da arquitetura de navegação e organização do AVA Equipe Criação + Designer Educação Aplicação de Identidade Visual no AVA e livro- texto Equipe Criação 5 5.2A5.3A 5.2 B5.3B5.4B5.5B 5.4B 5.1A Identidade Visual: AVA, Livro Texto, Recursos Multimídia e vídeos Equipe Criação + Designer Educação Pré-produção Equipe Criação + Designer Educação 5.1 B

10 1. Integração das Mídias 10

11 Planejamento do Curso 11 Clementino, 2010.

12 Planejamento do Curso 12 Clementino, Objetivos: a) Realismo: os objetivos devem representar as necessidades, carências e expectativas do estudante, bem como da comunidade em que vive. b) Viabilidade: os objetivos devem ser concretos e possíveis de serem atingidos dentro do tempo de duração do curso e dos limites existentes. c) Especificidade: os objetivos devem definir claramente o que se espera que o aluno aprenda no decorrer do curso. d) Perspectiva com relação ao Futuro: os objetivos devem apresentar elementos condizentes com a criação de conhecimento para uma sociedade dinâmica, como a atual: criatividade; integração de conhecimentos; imaginação; o aluno como sujeito ativo da aprendizagem; interdisciplinaridade; pesquisa e conhecimento. Masetto (1994)

13 Integração de Mídias 13 Desenho de Mídias Livro Texto Recursos Multimídia AVA TV UNIVESP Podcast

14 14 Sugestões para a seleção de conteúdos 1. Validade – são considerados válidos conteúdos atuais e contextualizados. 2. Utilidade – os conteúdos são úteis quando estão adequados às condições do meio em que os alunos vivem; 3. Significação – um conteúdo é significativo e interessante para o aluno quando estiver relacionado às experiências anteriores (base da teoria cognitivista). Por isso, sempre que possível, deve-se relacionar os novos conhecimentos às experiências e conhecimentos anteriores, fazendo uma ponte entre eles. É essa ligação do conhecido e vivenciado ao desconhecido e novo que torna o conteúdo significativo e interessante. 4. Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno – o conteúdo selecionado deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas. 5. Flexibilidade – o critério de flexibilidade é atendido quando há possibilidade de fazer alterações nos conteúdos selecionados, suprimindo itens ou acrescentando novos tópicos, a fim de ajustá-los ou adaptá-los às reais condições, necessidades, interesses e características do grupo de alunos. Também é fundamental distinguir o que realmente é necessário para a temática da aula, e o que pode ser indicado como material complementar de aprofundamento teórico para o aluno. Integração de Mídias livro-texto

15 Integração de Mídias Conteúdo livro-texto 15 Organização O livro texto será dividido em três partes: Pré-Texto (Introdução), Texto (Unidades de Aprendizagem) e Pós-Texto (Conclusão). Tal estrutura está detalhada no quadro a seguir: Pré-Texto Introdução Texto Unidades de Aprendizagem Pós-Texto Conclusão Capa, Folha de Rosto, Página de créditos, Ficha catalográfica, Apresentação, Sumário, Palavras do professor, Orientações de como a disciplina deve ser estudada e Plano de ensino. Informações básicas, Público- alvo, Descrição geral da Unidade e Seções de Estudo. Palavras finais..., Sobre o(s) professor (es) conteudista(s), Referências, Respostas e comentários das atividades de auto-avaliação, Anexos (quando houver.

16 Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV 16 Sugestões para a elaboração dos vídeos Formatos de documentário ou propostas de ficção Assuntos transversais e seus impactos no ambiente organizacional e na vida social dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

17 Integração de Mídias Material de Apoio - Vídeo: Univesp TV 17 Planejamento Descreva com detalhes no texto as sugestões de filmagem, entrevista, reportagem etc, pois será a partir dessa descrição que a produção será realizada. Indique referências da internet, links do youtube. Os vídeos não devem ser apenas perfumaria, mas sim possuírem uma função pedagógica, ou seja, contribuir para a compreensão do conteúdo ou despertar para uma problemática específica. Em outras palavras, devem cumprir uma função estética, mas principalmente funcional. Pense na agregação de valor do vídeo para todo o processo.

18 Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias 18 ASSETSGÊNEROS/ESTILOS MATRIZES DE LINGUAGEM ESTRATÉGIA (QUANDO UTILIZAR) Vídeo Narrado (documentário) Com personagens (ficção) Só imagem (cenário, paisagem) Áudio, imagem, som. Apresentar informação de maneira contextualizada; Ilustrar sequencialmente de forma visual situações ou conceitos; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; etc. Infográfico Estático Interativo Imagem, texto sintético e pequenas interações e objetos animados. Sintetizar informações complexas; Comparar dados; Apresentar um ou mais conceitos de forma hierárquica; Fixar conteúdo. Exemplos: Estudo de Caso; Mapas Mentais; Linha do tempo; Fluxograma; etc.

19 Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias 19 Arquivo de som Áudio e som. Apresentar conceitos de maneira informal e em pequenas unidades de conteúdo; Informar. Exemplos: Informacional; Estudo de Caso; Entrevista; Registro de Palestras; Rádio- Novela; etc. Animação Stop-motion (fotos) 3D 2D Áudio, imagem, ilustração, som, não há interação. Contextualizar e ilustrar por meio de representação ou recorte em movimento situações, conceitos ou procedimentos. Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; etc.

20 Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias 20 Jogos Associação Perguntas e Respostas Estratégia Desafio Habilidade Imagem, textos, ilustração, som, pequenas interações e objetos animados. Confrontar conhecimentos prévios com os aprendidos; Proporcionar a prática, orientação e avaliação de soluções; Fixar e memorizar conteúdos; Sistematizar conteúdos; Relacionar conceito com definição; Relacionar conceito com exemplos práticos (analogias). Exemplos: Palavras-cruzadas; Caça- palavras; Dominó; Quebra-cabeça; Sete Erros; Memória; Relacione; Quiz (Verdadeiro ou Falso, Múltipla Escolha); Preenchimento de Lacunas; Forca; Tabuleiro (Banco Imobiliário, Labirinto, etc).

21 Integração de Mídias Material de Apoio - Recursos multimídias 21 Imagem (2D ou 3D sem interação) HQ (narrativa sequencial em quadros: presença de diálogo, utilização de legenda, navegação na forma de slideshow); Charge (fato social de determinada época com humor); Cartum (fato social atemporal com humor); Ilustração (figuras decorativas ou representativas); Fotografia; Ilustração estática; textos sintéticos; Contextualizar uma situação; Sensibilizar; Analisar criticamente; Exemplos: Estudo de Caso; Metáfora; Narração Ilustrada; Registro; Sátira; Crítica; etc.

22 22 Integração de Mídias

23 3. Atividades 23

24 Não-presencial Auto-avaliativa Ferramentas do AVA. Ex: Questionário Recursos multimídias. Ex: HQ, Animação, Infográfico Somativa Contínua Ferramentas assíncronas e síncronas Presencial 2 por semestre 24

25 Atividades Atividades Presenciais 2 avaliações bimestrais; Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como devem ser realizada; Conhecer a infraestrutura básica dos pólos (laboratório de informática, acesso a internet, biblioteca, sala de estudo, sala de aula, etc). 25

26 Atividades Atividades Não-Presenciais Autoavaliativa Avaliação sem atribuição de nota Somativa Avaliações com atribuição de nota Contínua Atividades síncronas: Chats, webconferência Objetivo; Tempo médio de realização; Quando e como deve ser realizada. Atividades assíncronas: Individual ou grupo (quantidade máxima e mínima de participante); Objetivo; Tempo médio de realização; Período que devem ser executadas; Como devem ser realizadas ou que tipo de ferramenta será utilizada 26

27 4. Processo de Comunicação 27

28 Processo de Comunicação 28 Agora chegou a parte fácil....

29 Processo de Comunicação 29 Demanda do Projeto Levantamento das necessidades Análise de desempenho Entrega Acompanhamento Planejamento Aprovações Execução


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