A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
MATEMÁTICA CADERNO DE APRESENTAÇÃO Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles

2 Vídeo

3 CADERNO DE METACOGNIÇÃO

4 Contrato Didático 26/08 Boas vindas e reflexão “Vídeo”
Proposta de trabalho Boas vindas e reflexão “Vídeo” Caderno de metacognição Apresentação do contrato didático Princípios da Formação Continuada Conhecendo o material Dinâmica do Numeramento Leituras do Encontro Lanche Leitura Deleite Sistematização Inspirando “ A origem dos Números” Livro da Vida

5 Princípios da Formação Continuada
1. A PRÁTICA DA REFLEXIVIDADE 2. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL 3. A SOCIALIZAÇÃO 4. O ENGAJAMENTO 1. Pautada na ação prática/teoria/prática, operacionalizada na análise de práticas de salas de aulas, aliadas à reflexão teórica e reelaboração das práticas. 2. Efetivada em momentos de reflexão sobre as memórias do professor enquanto sujeito de um processo mais amplo, procurando auxiliá-lo a perceber-se em constante processo de formação. 3. Operacionalizada na criação e fortalecimento de grupos de estudo durante as formações que, espera-se, transcenda o momento presencial, diminuindo o isolamento profissional, intrínseco à profissão de professor, que, em geral, mantém contato com pais, alunos e diretores, mas não com seus pares. 4. Privilegiar o gosto em continuar a aprender é uma das metas primordiais da formação continuada e certamente faz parte da melhoria de atuação em qualquer profissão. 5. Para além da socialização, trata-se de um elemento fundamental no processo de formação. Através da colaboração, busca-se a formação de uma rede que visa ao aprendizado coletivo, por meio do qual os professores exercitem a participação, o respeito, a solidariedade, a apropriação e o pertencimento. 5. A COLABORAÇÃO LEITURA COLETIVA: p. 10 até 12

6 CONHECENDO O MATERIAL OBJETIVOS DO MATERIAL Ampliar as reflexões das práticas e das experiências de cada um dos professores, auxiliando-nos na tarefa de conquistar a Alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, de todas as crianças brasileiras. Baseando-se na discussão sobre os Direitos de Aprendizagem em Matemática para o Ciclo de Alfabetização, os cadernos em questão destacam dois pressupostos fundamentais: O papel do lúdico e do brincar A necessidade de aproximação ao universo da criança, respeitando seus modos de pensar e sua lógica no processo da construção dos conhecimentos.

7 Cadernos

8 OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
MATERIAL Os cadernos de ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA já estão disponíveis no site do PNAIC/MEC:

9 CADERNOS DE REFERÊNCIA

10 CADERNO DE JOGOS E ENCARTE
No caderno de Jogos na Alfabetização Matemática são apresentados vários jogos divididos conforme os eixos dos Direitos de Aprendizagem: Números e Operações, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas, Educação Estatística. Cada jogo é apresentado em várias seções: Aprendizagens• : seção em que são apresentados os conceitos matemáticos possíveis de serem trabalhados com o jogo; Materiais• : seção em que se indica o material necessário para a efetivação do jogo; Número de Jogadores• : seção em que se indica o número de participantes; Regras• : seção em que é indicado o modo de jogar; Problematizando• : seção em que são apresentadas possibilidades de problematizações que podem ser realizadas antes, durante ou depois do jogo.

11 ... MINHA LINHA DO TEMPO DO NUMERAMENTO VIDA ADULTA 1ª INFÂNCIA
VIDA ESCOLAR ADOLESCÊNCIA Quais são as memórias e emoções relativas a Matemática que você vivenciou?

12 Leituras do encontro p. 19 até 26 p.27 até 32 p. 33 até 37

13 Vamos Lanchar?

14 Leitura Deleite...

15

16 Direitos de aprendizagem de Matemática (Unidade 4 do material de Linguagem PNAIC 2013, ano 1, p. 27)

17 Direitos de aprendizagem de Matemática (Caderno de Apresentação - material de Matemática PNAIC) 2014, p.42)

18 EIXOS ESTRUTURANTES Números e operações Pensamento algébrico Espaço e forma (Geometria) Grandezas e medidas Tratamento da informação / estatística e probabilidade (Educação estatística)

19 Inspirando... A Origem dos Números

20 Livro da Vida

21 Caderno de Metacognição
TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? Leitura do Caderno 1


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google