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PublicouIvan Prado Botelho Alterado mais de 8 anos atrás
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1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Campus de Ribeirão Preto BALANÇO PERGUNTADO E A CADEIA DE VALOR DA INFORMAÇÃO: instrumento essencial no processo de crédito à empresa de pequeno porte Alberto Borges Matias Perla Calil Pongeluppe Ribeirão Preto Outubro, 2003
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2 APRESENTAÇÃO Contexto Cadeia de valor da informação – 1º Processo: Geração de conhecimento – 2º Processo: Tomada de decisões Processo de concessão de crédito – Informação contábil-financeira – Informação qualitativa – Informação setorial – Informação restritiva
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3 CONTEXTO Empresas impulsionadas pelo mercado – Acompanhamento das tendências – Vantagem competitiva Conhecimento e aprendizado – Utilização da informação – Planejamento, organização, direção, controle Tomada de decisões – Complexidade interdisciplinar – Atividades específicas
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4 CADEIA DE VALOR DA INFORMAÇÃO Paradigma – Dados – Informação – Conhecimento Avaliação do processo de geração do conhecimento
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5 1º PROCESSO Geração do conhecimento Ênfase no primeiro processo
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6 1º PROCESSO Geração do conhecimento Estruturação do sistema de informações exige modelagem das necessidades e do problema – periodicidade das informações capacidade de armazenamento do banco de dados – velocidade e tempo de atualização influências nos métodos de coleta e transmissão dos dados – entre outras atividades envolvidas ao tornar essas informações disponíveis para os usuários na forma e momento correto.
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7 1º PROCESSO Geração do conhecimento Elementos da cadeia de valor da informação – transmissão e coleta de dados; – administração dos dados; – interpretação dos dados, que se transformam em informação; – modelo para tratamento da informação; – sistemas de suporte à decisão.
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8 2º PROCESSO Tomada de decisão Processo de tomada de decisões – contemplado pela designação acadêmica que se dá aos sistemas de suporte a decisão – decision support system
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9 2º PROCESSO Tomada de decisão Cada processo empresarial exige diferentes tomadas de decisões e portanto – Marketing – Produção – Recursos Humanos – Finanças
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10 PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO Processo de concessão de crédito – relaciona-se à tentativa de mensuração da probabilidade de perda financeira – decorrente da concessão de limite financeiro de venda em troca dos produtos e serviços. Complexidade das questões é reflexo da envergadura – montante de crédito concedido individualmente – ou volume total de crédito concedido em massa
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11 PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO Risco de crédito – Para quem deve ser concedido o crédito? – Qual o limite de crédito a ser concedido para cada cliente? – Qual o risco que assumo ao conceder crédito para um cliente adimplente e outro inadimplente? – Qual será o impacto individual desse risco na carteira de crédito? – Que tipo e valor de garantia deve ser solicitado?
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12 PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO EM MPE Cadeia de valor da informação e processo de crédito
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13 PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO Dificuldade de obtenção de informações – Finalidade dos relatórios contábeis – Conflito interfuncional Gap – sistema de administração de dados para armazenamento – sistemas de interpretação dos dados eficiente com modelos estatísticos avançados – fragilidade no sistema de coleta de dados o que o torna precário e inseguro para a entrada de informações fidedignas
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14 BALANÇO PERGUNTADO 1.informações contábil-financeiras; 2.informações qualitativas; 3.informações macroeconômicas e 4.informações restritivas.
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15 1. INFORMAÇÕES CONTÁBIL FINANCEIRA Disponibilidades – 1.1.1.Caixa qual o valor que a empresa tem em espécie em caixa – 1.1.2.Bancos qual o saldo das contas correntes bancárias, excluindo as aplicações. Caso apresente mais de um banco, detalhar o saldo nas contas por banco. – 1.1.3.Aplicações Financeiras qual o saldo das aplicações financeiras em instituições financeiras, excluindo os investimentos em ações. Caso apresente mais de um banco, detalhar o saldo das aplicações por banco. – 1.1.4.Outros caso tenham alguma outro recurso financeira de rápida liquidez que não foi apresentado nas contas acima.
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16 2. INFORMAÇÕES QUALITATIVAS Conglomerado – Qual o potencial de compra dos produtos industrializados pela empresa concessora? – Qual a área geográfica atendida pela empresa cliente? – Qual o crescimento nos últimos anos? – Produtos e serviços vendidos? Capacidade – Quantos sócios? – Formação dos sócios? – Tempo de experiência?
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17 3. INFORMAÇÕES SETORIAIS Concorrente – Qual a participação de mercado do concorrente no cliente? – Qual o preço médio do concorrente? – Os produtos do cliente são exportados? – Como estão os clientes do mesmo porte dele? Econômicos – Potencial de crescimento do setor de atuação
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18 4. INFORMAÇÕES RESTRITIVAS Cheques devolvidos nos prazos e com valores Títulos protestados nos prazos e com valores
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FEA / USP Campus de Ribeirão Peto GRATO PELA ATENÇÃO! Alberto Borges Matias matias@usp.br Perla Calil Pongeluppe perla@fearp.usp.br
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