A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”"— Transcrição da apresentação:

1 História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”

2 Que história vamos estudar?
Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.

3 VIVER A HISTÓRIA História é formada pelas ações humanas ao longo do tempo. Somente o ser humano tem a capacidade de transformar sua vida e a vida dos outros. O ser humano faz história agindo sobre a natureza e relacionando entre si. Estamos sempre fazendo história. Nossa maneira de atuar no presente com certeza irá influenciar o futuro.

4 Estudar história Os historiadores são os especialistas que estudam a história. Para recuperar e interpretar o passado eles utilizam documentos (fontes históricas). Vestígios podem ser: textos (livros, cartas, documentos oficiais, etc.); imagens (pinturas, fotografias, desenhos e filmes); sons (depoimentos pessoais, músicas, etc.); objetos (utensílios, adornos, etc.).

5 Cada historiador pode atribuir um sentido diferente para o mesmo acontecimento
Veja o exemplo:

6 atividade 1-Os historiadores são os especialistas que estudam a história. Pra você o que é história? PESSOAL. 2-O que são fontes históricas? 3-Cite cinco exemplos de vestígios históricos: 4-“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”. De acordo com a frase acima, marque a alternativa correta: a) A frase se refere ao homem pré-histórico. b) A frase se refere ao homem que adquire consciência devido à sua atuação na sociedade. c) A frase se refere ao homem sem consciência e sem sociedade. 5-O que é historiografia? 6-Quem é o autor da frase da questão 4?

7 Tempo e história O tempo tem um papel importante em nosso estudo. Vamos conhecê-lo melhor? Formas de dividir e marcar o tempo: Segundos; Minutos; Horas; Dia; Noite; Mês; Ano; Estações, etc..

8 Para os judeus o dia começa no pôr do sol;
Será que todos os povos, em todas as épocas dividiram o dia de forma igual? Os mesopotâmicos dividiam o dia em 12 partes e se iniciava ao meio dia; Para os judeus o dia começa no pôr do sol; Outros povos, chegaram a estabelecer que o início do dia era quando o sol aparecia, e alguns nem se preocupam com isso.

9 Os calendários Foi observando a natureza e suas mudanças que os homens estabeleceram a duração das horas, dos dias, das noites, dos meses e das estações. Alguns calendários antigos são ainda hoje utilizados, como o calendário CRISTÃO, o MUÇULMANO, o JUDEU e o CHINÊS.

10 Calendário, cristão, muçulmano e judeu.
Cristão: o ano 1 começa segundo o nascimento de Cristo – (a.C. – d. C.), também é comum usar a sigla a. D., do latim anno Domini, que quer dizer ano do Senhor. Judaico: o 1 ano começa com criação do mundo, que segundo a Bíblia, ocorreu há a. C.. Muçulmano: o ano 1 foi a partida de MAOMÉ de Meca para a Medina. O ano corresponde ao ano 622 do calendário cristão.

11 ATIVIDADE 1-Marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) Para organizar as tarefas do dia a dia, os seres humanos criaram unidades de medida do tempo, como hora, dia, mês, ano, século. ( ) Essas unidades de medida não auxiliam o historiador a delimitar a duração dos diversos acontecimentos. ( ) O Big Bang é um famoso relógio construído na capital da França, Paris. ( ) Foi observando a natureza e seus fenômenos, que os seres humanos passaram a contar o tempo.

12 ATIVIDADE - CONTINUAÇÃO
2-O que é uma ampulheta? 3-Qual o significado das siglas? a. C. d. C. a. D. 4-Quantos anos tem: 1 século 1 quartel de século Meio século 1 milênio 5-Que aparelho você mais utiliza para contar o tempo?


Carregar ppt "História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google