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Planejamento Operacional: Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Planejamento Operacional: Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Operacional: Recursos Humanos
“O que sei é uma gota, o que não sei é um oceano” Isaac Newton Professora: Adriana Paz

2 Conteúdo Planejamento Operacional: Métodos e procedimentos
Programa e Programações Regulamentos

3 Continua Conteúdo... Regulamentos, Procedimentos e Programações em Recursos Humanos – Administração de Pessoas 1.Desenvolvimento 2.Monitoração

4 Objetivos da disciplina
Promover: Visão estratégica Pensamento sistêmico Desenvolvimento Pessoal Capacidade de influenciar pessoas

5 Senso crítico e capacidade de contextualização
Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Orientação para processos e para resultados Comunicação e Expressão Trabalho em Equipe

6 Bibliografia Básica CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos – O Capital Humano das Organizações – 8a. Edição – Editora Atlas, 2006.

7 Atividades durante o semestre
Exercícios em sala de aula Dinâmicas e Atividades práticas em grupos Trabalho em grupo (seminário) Avaliação Bimestral Exame Semestral

8 RECURSOS HUMANOS As pessoas como seres humanos
As pessoas não como meros recursos (humanos) organizacionais As pessoas como parceiros na organização

9 Visualizar resultados
Planejamento em R.H. Elaboração de plano. Preparação Pesquisa Programação Organização prévia Projeção Possuir a intenção Pretender Visualizar resultados Realizar estratégias Buscar os objetivos

10 R.H. – Recursos Humanos Auxílio – Apoio Comunicação - Informação
Intervenções e Acompanhamento Meio para resolver algo Meio de MUDANÇA Aptidões naturais

11 Operacional em R.H. Para produzir resultados
Métodos – Técnicas – Ferramentas – Recursos Prática Experiência – “ACONTECER” Preparado para utilização ou para funcionar

12 Mudança “Só podemos mudar o que aceitamos. Condenar não liberta, apenas oprime.” Carl Gustav Jung

13 Uma história ... Conta a história que um casal tomava café no dia de suas bodas de ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo. Ela pensou: “Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido, por cinqüenta anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo mesmo uma vez na vida”.

14 Continua... Para a imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: - Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante cinqüenta anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou dela, jamais ousei pedir!

15 Interpretação da história relacionada com as empresas...
3.º lugar - Comunicação Maior problema – Falta de COMUNICAÇÃO entre os setores. Três características mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade : 1.º lugar – Comunicação 2.º lugar – Comunicação

16 Memorando do Diretor para o Gerente:
“A pedido do presidente, na sexta-feira, às 17horas, o Cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro terá lugar, o que ocorre a cada 78 anos a olho nu.”

17 Memorando do Gerente para o Supervisor...
“A convite do nosso querido presidente, o cientista Halley, de 78 anos, vai aparecer nu na fábrica, usando apenas capacete desenhado com cometas, quando irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.”

18 Memorando do Supervisor para o Chefe...
“Todo mundo nu, na próxima sexta, às 17 horas, pois o manda-chuva do presidente, Sr. Halley, estará lá´para mostrar o raro filme Dançando na Chuva com os cometas. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 78 anos, por motivo de segurança, coloque o capacete.”

19 Aviso afixado no mural do refeitório, endereçado aos funcionários...
“Nesta sexta-feira o presidente fará 78 anos. A festa será às 17 horas, no pátio da fábrica. Vão estar lá Bill Halley e seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda é um fenômeno.”

20 Vamos realizar uma dinâmica
Comunicação Interferências Informações Eficiente Eficaz

21 Planejamento Estratégico
Técnica Administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças e dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização seguir. (Fischmann e Almeida – 1995)

22 Preparar a empresa de maneira abrangente e sistemática
Objetivos do P. E. Preparar a empresa para um futuro que não seria uma simples projeção do passado. Preparar a empresa de maneira abrangente e sistemática

23 Componentes do P.E. Os componentes do processo de P.E. que identificam o perfil das empresas são: Visão 2. Missão 3. Objetivos de Longo Prazo 4. Cenários 5. Planos Operacionais

24 Característica... A conexão entre o longo e o curto prazo, associando questões estratégicas e táticas, constitui-se em elemento de extrema relevância para o bom desenvolvimento do sistema de planejamento como um todo.

25 P.O. em R.H. baseia-se em três premissas :
1. O desempenho de qualquer organização pode ser melhorado aprimorando-se cada um dos seus componentes. 2. Toda empresa com fins lucrativos pode e deve ser vista uma máquina complexa projetada para gerar lucros. 3. Exame crítico de cada um os vários componentes da empresa (departamentos) pode aumentar o desempenho global e a melhorar o resultado total.

26 Características – Tópicos importantes no processo em R.H.
Organização Equipe Seleção de Pessoal Planos de Remuneração Treinamento Produtividade

27 Os recursos Financeiros
São essenciais como lubrificante para a máquina e fazer dinheiro, mas sem esforço a dedicação dos profissionais de R.H. a empresa pararia.

28 Auditoria em R.H. A existência de problemas na área de R.H. justifica uma auditoria. O processo de auditoria envolve: Exame de todos os aspectos de uma situação existente. 2. Pesquisa e descoberta de áreas com problemas. 3. Desenvolvimento de estratégias para resolver os problemas. 4. Elaboração de plano *O Plano Operacional é decorrente de um exame dos problemas detectados na empresa sob a responsabilidade do R.H.

29 Programa de P. O. de R.H. Busca fornecer subsídios para a prática de ações estabelecidas num plano operacional, isto é, executado diretamente pelos operadores. É necessário efetuar uma auditoria para detectar problemas. O presente curso busca mostrar formas de se detectar problemas, formas estas que podem ser utilizadas pelo departamento de R.H.

30 Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Consultoria - Mercado
Diagnóstico – clima – Mudanças Organizacional Levantamento de Necessidades Tabulação e análise das informações em geral Proposta de implantação do projeto – trabalho Planejamento e Desenvolvimento Operacional

31 Conceito de Organização e Conceito de Estrutura
Descrição de Áreas Descrição de Fluxo de Atividades Descrição de Cargos Descrição de Salários

32 Dossiê: diagnóstico organizacional da Empresa realizado pelo R
Dossiê: diagnóstico organizacional da Empresa realizado pelo R.H, composto de uma pasta com todos os documentos Dados cadastrais da Empresa Nome da empresa Forma Jurídica Ramo Industrial Atividade Industrial principal Atividades acessórias Linhas de produtos que fabrica N.º total de empregados N.º de empregados na produção

33 Continua dossiê... Nºde empregados no escritório
Valor mensal das vendas Capital social N.º ações – cotas N.º de acionistas -sócios Data da fundação Nome do Presidente Nomes dos diretores Horário de trabalho Telefones dos principais departamentos

34 Possíveis problemas...Fazer um diagnóstico organizacional consiste em detectar problemas
Custos de trabalho mais elevado Confusão na delegação de tarefas Duplicação de esforços Coordenação interdepartamental fraca Taxa preocupante de rotatividade de pessoal Dificuldade no preenchimento de vagas de trabalho

35 Continua... Evidência de treinamento inadequado entre os funcionários
Conflitos funcionários-supervisor Sinais de moral em baixa (alta ausência, atrasos, funcionários insatisfeitos, n.º incomum de reclamações... Pouco ou nenhuma participação dos funcionários na definição de objetivos de tomada de decisão Declínio da produtividade Falta de entusiasmo dos funcionários, por mudanças

36 Quem são os Administradores
È importante que se saiba quem administra a empresa. Diretores, gerentes, sub-gerentes e chefes. Para colher essas informações, um questionário a ser respondido vai auxiliar.

37 Perfil do Administrador
Nome Departamento Nome do cargo Principais atribuições do cargo Grau de instrução Curso de formação profissional Principais cursos de especialização Ano de nascimento Tempo de empresa (anos)

38 Continua... Tempo atual no cargo (anos) Cargos que ocupou na empresa
Cargo que ocupou em outras empresas A seu ver, quais principais problemas da empresa em geral A seu ver, quais os principais problemas do seu departamento A seu ver, quais os problemas do seu setor

39 Estrutura Organizacional
Para investigar possíveis falhas na estrutura organizacional é necessário representar a estrutura organizacional existente, observando as relações de linha, de assessoria e funcionários.

40 Investigar... A estrutura atual da empresa está representada por organograma... Geral Depto. De Produção Depto de Vendas Depto. De Marketing Depto. Financeiro Depto. Recursos Humanos Depto. De Compras Depto. Contábil Outros...

41 Continua... 2. Os organogramas se encontram em locais de fácil acesso a todos os interessados 3. Qual o órgão ou pessoa responsável pela atualização dos organogramas 4. Os organogramas são efetivamente mantidos atualizados 5. Os organogramas expressam as assessorias existentes em todos os níveis da empresa

42 Continua perfil... 6. Quais órgãos colegiados existem na Empresa...
Conselho Diretor Conselho Consultivo Conselho Fiscal Comissões Grupos de trabalho Outros... 7. Qual o n.º de subordinados diretos de cada supervisor, na empresa em geral

43 Continua levantamento de perfil
8.As relações de autoridade são compreendidas o observadas pelos supervisores em geral Relações de Linha Relações de assessoria Relações Funcionais 9. Como se processo na empresa a delegação de autoridade.

44 Continua... 10. Em quais funções da empresa é encontrada maior delegação de autoridade Produção Vendas Marketing Financeiro R.H. Compras Contábil Outro...

45 Organograma, representação gráfica da estrutura organizacional de uma empresa

46 Análise da Organização
Analisar todos os departamentos da organização para determinar como cada um contribui para a empresa como um todo de acordo com os fundamentos básicos, a missão e os objetivos de longo prazo dela.

47 Forma de análise... Justifique todo os departamentos
Análise todas as seções Analise as funções de cada departamento

48 Funcionários Realizar uma planilha com os nomes e cargos de todos os funcionários atuais. Observar e verificar se a planilha está adequada aos princípios da teoria organizacional.

49 Especialização do trabalho
Todas as atividades que devem ser realizadas de modo que a empresa possa atingir seus objetivos foram designadas para áreas funcionais específicas dentro da organização.

50 Unidade de Comando Nenhum funcionário está subordinado a mais do que um superior no que se refere a um dado assunto.

51 Alcance da autoridade Nenhum chefe de departamento ou seção, supervisor ou gerente de qualquer espécie tem muitos subordinados diretos.

52 Há poucos níveis hierárquicos, facilitando a COMUNICAÇÃO.
Organização achatada Há poucos níveis hierárquicos, facilitando a COMUNICAÇÃO.

53 Estrutura Tríplice Estrutura Semipermamente
Atividades intermitentes e equipes tipo comitê Estrutura Base Permanente Atividades contínuas e equipes de especialistas funcionais Estrutura Temporária Atividades temporárias e equipes de projeto ou de força tarefa

54 Organização de linha e de equipe
Responsabilidades foram distribuídas e autoridade adequada delegada a todos ao longo da cadeia de comanda. Os funcionários com capacidade para assessoria técnica e outras especializações tornam-se responsáveis apenas por suas próprias áreas e equipes


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