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PublicouDina Macedo Pedroso Alterado mais de 8 anos atrás
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Conceito importante para profissional que queira administrar sua carreira de forma organizada. Potencialidades x Oportunidades de Mercado Gustavo Boog, vol. 2, cap. 34
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Competências mais exigidas alteram-se, de acordo com o tempo, mas nunca muda a necessidade de administrar a carreira e estar atento ao mercado.
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Prever futuro? Precisão? Mudanças constantes, cada vez mais aceleradas. Celulares, laptops, tablets, internet, facebook, linkedin.
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O mundo muda e as carreiras também. Fazemos parte disso; nós SOMOS essa mudança.
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Atitudes e valores → como podem ser aplicados para trazer-nos satisfação profissional. Dinheiro, qualidade de vida, ser feliz.
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Capacidade que temos de gerar trabalho e renda. Mercado formal de trabalho; Negócio próprio; Consultoria.
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Emprego formal Empresa full time. Carreira. Competências básicas, variáveis. Competências técnicas e de atualização; Competências comportamentais.
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Competências técnicas e de atualização: Formação acadêmica, pós-graduação, cursos de especialização: obsolescência, aplicação prática, busca de informações; Idiomas: inglês, espanhol; fusões e aquisições; ajuda externa, velocidade e rapidez na solução de problemas;
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Competências técnicas e de atualização: Atualizações técnicas: conhecimento específico → cursos, troca informações área, mercado. Informática: tarefa de todos, fundamental para qualquer posição no mercado → velocidade de resposta; construir apresentações, redigir textos, elaborar e analisar planilhas.
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Competências técnicas e de atualização: Idade: analisada de forma genérica. DEPENDE → o que acompanha a idade; carreira bem desenvolvida, posições de destaque X não atingiu cargos de gestão, muito tempo na mesma organização, mesmo cargo há tempos. Trabalho por resultados → para a empresa, como um todo. “O mundo não está interessado nas tormentas que você enfrentou e sim em ver se você trouxe o navio. E em que condições ele chegou ao porto”.
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Competências comportamentais: Mais importantes; mais difíceis de buscar; não estão disponíveis em cursos ou nas faculdades. Nossa personalidade, podem ser desenvolvidas, mas não adquiridas. Orientação externa; busca de informações; disponibilidade interna para mudar.
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Competências comportamentais: Liderança → competência vital; gerenciar equipes; obtenção resultados. Motivar pessoas (?). Relacionamento interpessoal → capacidade para lidar com todas as pessoas (360º). Jogo político (FOFA). Espaço, como os outros ‘funcionam’, convivência, diversidade.
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Competências comportamentais: Comunicação → expressar o que pensamos e sentimos. Compreender como o outro se expressa, o que quer dizer. É arte. Flexibilidade → aceitar novos paradigmas, comportamentos diferentes do passado, aceitar o novo e compreender sua essência. Agente de mudanças, ajuste rápido.
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Competências comportamentais: Criatividade → capacidade de pensar, propor e implementar novas formas de fazer as coisas. Apesar de incertezas e ambiguidades. Há muitas outras, conforme o tipo de trabalho desenvolvido.
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Negócio próprio Até mais competências comportamentais que as técnicas. Pergunta essencial: ‘ isso vai me dar prazer, felicidade e satisfação?’. Ex. loja franquia café e pães de queijo; administrar pessoas operacionais; sem almoços de negócios, sem reuniões, ‘emburrecendo’, bem vestido, celulares. Volta ao mercado de trabalho.
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Negócio próprio: Competências diferentes do mercado formal. Ligação com hobby que se aprecie; algo não totalmente estranho.
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Competências: Sou automotivado? Preciso de outros para produzir? Sou flexível? Adapto-me às mais diferentes situações? Tenho jogo de cintura? Improviso, tomada de decisões? Administro minha angústia financeira? Variações de caixa. O dia-a-dia me agrada? Prazer em executar tarefas diariamente.
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Competências: Tenho autonomia e sei comandar? ‘Líder é aquele que tem seguidores’. Minha autoestima é elevada? Segurança nas ações que levam o negócio para a frente. Resisto à frustração? Equilíbrio, criativo e busca de soluções? Consigo assumir riscos? E se precisar de um sócio?
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Consultoria: Além das vistas até aqui: Empatia – habilidade de vender algo abstrato; encantar o cliente; propor ajuda e respostas. Credibilidade e confiança – reputação; como passamos conhecimento, expressões, tom de voz. Venda – o ‘outro’ compra o que você sabe.
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“Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”. Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada. Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.
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Networking Rede de contatos. Investimento. Eventos sociais e profissionais. Pedir conselhos e informações. Empregabilidade em consultoria é conhecimento técnico específico, reputação, network forte e habilidade de venda.
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VISÃO DOS PROFISSIONAISVISÃO DAS EMPRESAS Técnicos → 32% Atualização → 29% Comportamentais → 20% Gerenciais → 19% Técnicos → 8% Atualização → 5% Comportamentais → 46% Gerenciais → 41%
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Conclusões: Sua carreira pertence a você. O conhecimento adquirido é seu e poderá ser aplicado onde desejar. É patrimônio pessoal; valor agregado. Trabalho e carreira são parte da vida e devem trazer alegria e prazer.
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“Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”. Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada. Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.
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“Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”. Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada. Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.
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1. O que é, então, empregabilidade? 2. Como o gestor de RH deve tratar esse tema nas organizações? Fim.
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