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PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

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Apresentação em tema: "PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
TEMA AVALIAÇÃO PARTICIPANTES Adriana Palmeira Camila Aparecida de Carvalho Fabiana Agena Francisco Marcos A. da Silva Gabriel Ribeiro Guilherme Tude Karina Furuzawa Marcela Souza Micheli Medeiros Rita de Cássia Cavaglieri Sheila Cristina M. P. Freitas Thayse Regina Brüggemann

2 EXPERIÊNCIAS

3 Sem feedback dos acessos e alunos
Estudo dirigido Sem feedback dos acessos e alunos NOTAS: inicialmente os alunos acharam que iriam ser avaliados a cada aula Tempo – os questionários foram entregues aos alunos antes do próximo assunto, com as respectivas correções dos testes e elucidações de dúvidas e a demonstração do rendimento da sala. As sugestões dadas poderão favorecer o desempenho dos avaliadores nas próximas avaliações. Enriquecimento da atuação como docente e do repertório didático. INFORMATIZAÇÃO OSCE QUESTIONÁRIO ALUNOS: Demonstraram maior interesse pela disciplina; Obtiveram maiores notas na avaliação final. PROFESSORA: Participou da preparação dos testes, retirou dúvidas dos alunos, elogiou a iniciativa. A dificuldade maior foi identificar possíveis falhas para sugerir melhorias. Falta de treinamento da equipe pode prejudicar a avaliação dos alunos. DISCIPLINA MI Professores avaliados por alunos e estagiários PAE; Feedback importante para o aprimoramento das aulas. DISCIPLINA MI Avaliação superficial; Sem sugestões; Não gera melhorias; Alunos não entendem a importância dessa ferramenta.

4 OSCE Objective Structured Clinical Examination
Estágio em Clínica Médica I: alunos 5º ano da graduação Preparação e aplicação do OSCE: simula o exame de residência O QUE SERIA O OSCE? Entendendo um pouco sobre a disciplina que participamos, a primeira pergunta seria o que é OSCE? Falamos os dois pontos citados aqui

5 OSCE Objective Structured Clinical Examination
Estágio em Clínica Médica I: alunos 5º ano da graduação Preparação e aplicação do OSCE: simula o exame de residência Organização das estações; Observação da conduta dos avaliadores; Identificação de pontos que podem ser melhorados. O QUE SERIA O OSCE? Entendendo um pouco sobre a disciplina que participamos, a primeira pergunta seria o que é OSCE? Falamos os dois pontos citados aqui Qual foi a nossa participação?

6 De forma ilustrativa podemos observar o método de aplicação da prova onde os alunos …. blablablabal

7 E dentro de cada estação tem o avaliador e o ator.

8 PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS
As sugestões dadas poderão favorecer o desempenho dos avaliadores com relação aos alunos em futuras avaliações. Enriquecimento da atuação como docente e do repertório didático. PONTOS NEGATIVOS A dificuldade maior foi identificar possíveis falhas para sugerir melhorias. Falta de treinamento da equipe pode prejudicar a avaliação dos alunos. Bem, diante do que observamos nós pontuamos os pontos positivos e os negativos. Sendo que os Positivos são blabalbalabal

9 Sem feedback dos acessos e alunos
Estudo dirigido Sem feedback dos acessos e alunos NOTAS: inicialmente os alunos acharam que iriam ser avaliados a cada aula Tempo – os questionários foram entregues aos alunos antes do próximo assunto, com as respectivas correções dos testes e elucidações de dúvidas e a demonstração do rendimento da sala. As sugestões dadas poderão favorecer o desempenho dos avaliadores nas próximas avaliações. Enriquecimento da atuação como docente e do repertório didático. INFORMATIZAÇÃO OSCE QUESTIONÁRIO ALUNOS: Demonstraram maior interesse pela disciplina; Obtiveram maiores notas na avaliação final. PROFESSORA: Participou da preparação dos testes, retirou dúvidas dos alunos, elogiou a iniciativa. A dificuldade maior foi identificar possíveis falhas para sugerir melhorias. Falta de treinamento da equipe pode prejudicar a avaliação dos alunos. DISCIPLINA MI Professores avaliados por alunos e estagiários PAE; Feedback importante para o aprimoramento das aulas. DISCIPLINA MI Avaliação superficial; Sem sugestões; Não gera melhorias; Alunos não entendem a importância dessa ferramenta.

10 INFORMATIZAÇÃO Acompanhamento das aulas da disciplina;
Participação no uso de novos recursos; (biblioteca virtual) Elaboração de questionário referente a cada aula ministrada durante o semestre; Disponibilização deste questionário na página da disciplina.

11 Sem feedback dos acessos e alunos
Estudo dirigido Sem feedback dos acessos e alunos NOTAS: inicialmente os alunos acharam que iriam ser avaliados a cada aula Tempo – os questionários foram entregues aos alunos antes do próximo assunto, com as respectivas correções dos testes e elucidações de dúvidas e a demonstração do rendimento da sala. As sugestões dadas poderão favorecer o desempenho dos avaliadores nas próximas avaliações. Enriquecimento da atuação como docente e do repertório didático. INFORMATIZAÇÃO OSCE QUESTIONÁRIO ALUNOS: Demonstraram maior interesse pela disciplina; Obtiveram maiores notas na avaliação final. PROFESSORA: Participou da preparação dos testes, retirou dúvidas dos alunos, elogiou a iniciativa. A dificuldade maior foi identificar possíveis falhas para sugerir melhorias. Falta de treinamento da equipe pode prejudicar a avaliação dos alunos. DISCIPLINA MI Professores avaliados por alunos e estagiários PAE; Feedback importante para o aprimoramento das aulas. DISCIPLINA MI Avaliação superficial; Sem sugestões; Não gera melhorias; Alunos não entendem a importância dessa ferramenta.

12 QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE PÓS-TESTE FINALIDADE
nível de conhecimento sobre o conteúdo a ser ministrado. PÓS-TESTE o mesmo questionário foi aplicado ao final das aulas (teórica e prática). FINALIDADE comparar as notas e verificar se houve melhora na percentagem de acertos no pós-teste.

13 QUESTIONÁRIO PONTOS POSITIVOS PONTOS NEGATIVOS
ALUNOS: Demonstraram maior interesse pela disciplina; Obtiveram maiores notas na avaliação final. PROFESSORA: Participou da preparação dos testes, retirou dúvidas dos alunos, elogiou a iniciativa. PONTOS NEGATIVOS NOTAS: Inicialmente os alunos acharam que iriam ser avaliados a cada aula TEMPO: Os questionários foram entregues aos alunos antes do próximo assunto, com as respectivas correções dos testes e elucidações de dúvidas e a demonstração do rendimento da sala.

14 RESULTADOS

15 Sem feedback dos acessos e alunos
Estudo dirigido Sem feedback dos acessos e alunos NOTAS: inicialmente os alunos acharam que iriam ser avaliados a cada aula Tempo – os questionários foram entregues aos alunos antes do próximo assunto, com as respectivas correções dos testes e elucidações de dúvidas e a demonstração do rendimento da sala. As sugestões dadas poderão favorecer o desempenho dos avaliadores nas próximas avaliações. Enriquecimento da atuação como docente e do repertório didático. INFORMATIZAÇÃO OSCE QUESTIONÁRIO ALUNOS: Demonstraram maior interesse pela disciplina; Obtiveram maiores notas na avaliação final. PROFESSORA: Participou da preparação dos testes, retirou dúvidas dos alunos, elogiou a iniciativa. A dificuldade maior foi identificar possíveis falhas para sugerir melhorias. Falta de treinamento da equipe pode prejudicar a avaliação dos alunos. DISCIPLINA MI Professores avaliados por alunos e estagiários PAE; Feedback importante para o aprimoramento das aulas. DISCIPLINA MI Avaliação superficial; Sem sugestões; Não gera melhorias; Alunos não entendem a importância dessa ferramenta.

16 QUESTIONÁRIOS - CONJUNTO DE MI AVALIAÇÃO CARINHAS/CONTEÚDO
ALUNOS: Avaliação semanal por um grupo de alunos; Avaliação de Carinhas (ótima/boa/regular/ruim).

17 QUESTIONÁRIOS - CONJUNTO DE MI AVALIAÇÃO CARINHAS/CONTEÚDO
ALUNOS: Avaliação semanal por um grupo de alunos; Avaliação de Carinhas (ótima/boa/regular/ruim). ESTAGIÁRIOS: Avaliação de cada aula através de questionário sobre conteúdo, recursos didáticos e postura pessoal do professor. OBSERVAÇÃO: Conteúdo, didática, aula, pontualidade, professor, recursos e metodologias.

18

19 (Clinica Cirúrgica – Urologia)
AUTO AVALIAÇÃO Auto avaliação (Clinica Cirúrgica – Urologia) Necessidade de maturidade para autocrítica nem sempre presente. Oportunidade dos estudantes realizarem a autocrítica sobre sua a importância da disciplina em sua formação.

20 AUTO AVALIAÇÃO Aplicação de questionário de auto-avaliação no final da disciplina contento os seguintes questões Nota – 0 a 10,0 Fui assíduo às aulas teóricas, práticas e atividades propostas. Estudei os conteúdos trabalhados na disciplina. Realizei as atividades exigidas durante a disciplina. Participei das discussões propostas contribuindo para o desenvolvimento de meus conhecimentos e de meus colegas. Procurei pelo professor fora do horário das aulas para esclarecimentos e orientações referentes à disciplina. Preparei-me para as avaliações de aprendizagem. Nota geral para sua auto avaliação nesta disciplina.

21 AVALIAÇÃO DOS ALUNOS – DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA
Acompanhamento das aulas ministradas pelo professor. Auxílio na organização da lista de presença e dos materiais à serem usados nas aulas. Correção de resumo didático Avaliação dos alunos Desenvolvimento e execução de projeto de pesquisa

22 MODELO DE RESUMO DIDÁTICO
Cada aluno escolhe um artigo científico em inglês relacionado ao tema do seu projeto a ser desenvolvido. O resumo didático depois de feito apresenta de maneira resumida as principais informações e resultados do artigo escolhido. RESUMO DIDÁTICO Autores Casuística e Métodos Variáveis do estudo Resultados Conclusões

23 DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
Os alunos, em grupos, tiveram que pensar em uma questão de pesquisa e desenvolver um projeto a partir da mesma. O projeto teve 2 partes: Elaboração do projeto; Coleta dos dados através de uma simulação. Os alunos foram avaliados principalmente durante a coleta dos dados, usando uma tabela de orientações específica.

24 TABELA DE AVALIAÇÃO DA COLETA DE DADOS
Data:__/05/2015 M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 Hora I: Hora T: Aluno: Monitor: 1) pontualidade de cada membro da equipe 2) organização do grupo e ajuda individual de cada membro antes (combinação com os voluntários, s com os colegas para que não faltem, etc) e durante a pesquisa em campo 3) organização e cuidado com a chegada e encaminhamento dos voluntários/familiares aos locais e procedimentos 4) tempo e qualidade de execução de cada procedimento 5) postura do executante em relação ao voluntário/paciente 6) TCLE (leitura, explanação, tirar dúvidas dos voluntários, finalização) 7) materiais e equipamentos (disponibilidade, adequação de local, adequação de manuseio, etc) 8) registro dos dados coletados 9) finalização da pesquisa de campo 10) impressão geral Médias

25 OBRIGADO!!!!!


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