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PublicouBeatriz Aleixo Canejo Alterado mais de 8 anos atrás
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Governança da Informação na Gestão Pública
Seminário sobre TIC na Gestão Pública Tribunal de Contas do Estado da Paraíba Julho, 2015 Governança da Informação na Gestão Pública Luiz Mauricio Martins, Phd.
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Computadores + Internet + mobilidade + relacionamentos
Video da BMW = Sociedade em Rede
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A sociedade é uma coleção de atores em rede
Fornecedor Cidadão Servidor Parceiro Facebook E-commerce Governo A sociedade é uma coleção de atores em rede Clientes
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A organização é uma rede
de atores humanos e tecnológicos trocam informações em alta velocidade, orientados para executar processos em busca da geração de valor para os cidadãos
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“Embora a forma de organização social em redes tenha existido em outros tempos e espaços, o novo paradigma da tecnologia da informação fornece a base material para sua expansão penetrante em toda a estrutura social.” Manuel Castells
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A Sociedade conectada em Redes de alta velocidade e com o apoio de serviços TIC nas nuvens mudou o cenário global
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Informação Serviços Relacionamentos Lazer
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Novos paradigmas
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Dispositivos de interação
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Inteligência 24h
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Casas Bahia Diretor Administrativo, Michael Klein
“No último dia 21, das 15h08 até as 15h09, todas as minhas lojas venderam R$ 81 mil”. A TI é uma ferramenta estratégica para o negócio.
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André Luiz Furtado, Auditor do TCU
Na Gestão Pública “Funções vitais do setor público como arrecadação, impostos, previdência, programas sociais e judiciário dependem da TI.” André Luiz Furtado, Auditor do TCU
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TI é a ferramenta fundamental para a transformação da administração pública
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O Dialético mundo da TI
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Tudo para dar certo!
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Projeto foi redefinido.
Know-How Tecnológico Recurso: U$ 12,6 Million Melhor Fornecedor Comitê de Gestão Maturidade CMM nível 1-2 3 anos depois: Projeto foi redefinido. Custou: U$ 47 Million
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Planejamento Definição de Autoridades Controle e acompanhamento de projetos Comunicação e reporte executivo Envolvimento do Usuário Falta de Experiência Técnica (testes) Funcionalidade no sistema
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Orçamentos elevados 11% de receita de líderes (Gartner)
> 70% em manutenção da estrutura e serviços
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2,84% de 105,6 bilhões de investimentos
A TI na APF Gastos em TI em 2014: R$ 3 bilhões Ministério da Fazenda: 1,3 bilhões 2,84% de 105,6 bilhões de investimentos
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Riscos Elevados 70% projetos de TI falham Má decisões
Gestão de contratos Projetos complexos sem monitoração Pessoas inexperientes Desenvolvedores não conhecem realidade Tecnologias “rígidas” 70% projetos de TI falham
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Segurança da Informação
Apenas 38% de 349 organizações auditadas identificam os riscos de TI dos processos críticos do negócio Somente 21% das organizações executam o processo de gestão de riscos
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TI não é apenas software e hardware
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“A era digital vai transformar o que temos hoje e a tecnologia é a parte mais fácil. O desafio é mudar o processo e a cultura.” Olá! Sou Luiz Formado em Computação Vi que a computação na resolvia tudo sozinho e … Estudei processos / gestão… Estudei Sociologia… Jim Chambers, Ceo CISCO
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AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
Pessoas Processos Qualidade e produtividade Tecnologia AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS
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Qualidade e Eficiência
Pessoas Processos Qualidade e Eficiência Tecnologia TIME ORGANIZADO
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AUTOMAÇÃO SEM OTIMIZAÇÃO
Pessoas Processos Qualidade e produtividade Tecnologia AUTOMAÇÃO SEM OTIMIZAÇÃO
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Qualidade e Produtividade
Pessoas Processos Qualidade e Produtividade Tecnologia
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Como tirar o máximo da TI?
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Visão Holística da TI Estratégia Processos de Negócio Pessoas
Sistemas de Informação & Serviços Infraestrutura TIC
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A mudança necessária
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"Estamos atendendo as expectativas de Nossos usuários com eficácia??"
A Evolução da TI... Tempo Nível de Maturidade da Área de TI ITIM ITSM IT Governance "Como está meu servidor?" "Estamos atendendo as expectativas de Nossos usuários com eficácia??" "Como a TI está ajudando o negócio da empresa?" Provedor de tecnologia serviços Parceiro estratégico
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Governança Corporativa
Decisões Alinhadas Governança Corporativa Aumentar eficiência processual por meio digital Governança de TI Implantar processos virtuais de forma integrada no Brasil Gestão de TI Selecionar e implantar tecnologia
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A TI é um Ativo Empresarial que precisa ser governardo
Fonte: (Ross & Weill, 2006) A TI é um Ativo Empresarial que precisa ser governardo
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Governar a TI... é de... consiste de...
responsabilidade do conselho e dos executivos consiste de... liderança, estruturas organizacionais, processos e mecanismos com o objetivo de ... garantir que a TI mantenha e amplie os objetivos e estratégias organizacionais, com menor risco e maior retorno. The main objective of IT governance is, as is the case with corporate governance, to facilitate the discharge of director’s duties. Fonte: ITGI
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Governar a TI Avaliação Direção Monitoração Pressões de negócio
Demandas de negócio Avaliação Direção Monitoração Planos Políticas Propostas Desempenho Conformidade Processos de Negócio Projetos Operação Fonte: ISO 38500
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Governança Corporativa Governança de TI TI é parte integral do negócio
Gestão de TI TI é parte integral do negócio a Governança de TI é parte da Governança Corporativa A Gestão de TI garante a execução
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Gestão e governança de TI
Presente Futuro Interno Externo Foco do negócio Tempo Gerência de TI Governança de TI O quê? Como?
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Gestão e Governança A Governança de TI : A Gestão de TI :
deve contribuir para a operação atual de TI ao passo que deve possuir uma visão de futuro sobre o posicionamento e desafios da TI A Gestão de TI : foca-se na eficiência e efetividade do fornecimento de serviços e produtos de TI e na gestão destas operações (Peterson, 2003)
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Gestão de TI Governança de TI Outsourcing Sistemas de Informação
(projetos e garantia da operação) Outsourcing (direcionar, avaliar e monitorar) Sistemas de Informação Serviços e Infraestrutura de TI
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Melhores Práticas
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Decisões Conjuntas Principios de TI Arquitetura Infraestrutura
Quais ? / Quem ? Principios de TI Arquitetura Infraestrutura Necessidades de Aplicação Investimentos Monarquia de Negócio Monarquia Feudalismo Federalismo Duopólio Anarquia
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Um Retrato da Governança de TI na Administração Pública Federal
Fonte: TCU – Relatório Voto e Acordão 3117/2014
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Planejamento Estratégico de TI
53% formalizam PETI
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Gestão com Indicadores
Aprendizagem e Crescimento Financeira Cliente Processos Internos Visão e Estratégia
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Estruturas de TI 74% priorizam Decisões do comitê 83% possuem comitês
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24% aumento de planos de capacitação em TI
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Segurança da Informação
49% possuem gestor de segurança da informação
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Avaliação de Riscos de TI
21% tratam riscos
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98% das organizações públicas federais não tinham ANS*
Em 2012, 98% das organizações públicas federais não tinham ANS* *Acordos de Níveis de Serviço
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Serviços de TI
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40% serviços para o cidadão
Serviços ao Cidadão 40% serviços para o cidadão
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64% interação por redes sociais
Serviços ao Cidadão 64% interação por redes sociais Programa e-gov
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Evolução da Maturidade em TI
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Alto risco de uso inadequado de dinheiro público ou baixa contribuição
Controles suficientes Acompanhamento dos Riscos
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Considerações Finais A governança de TI evoluiu timidademente na APF e o conceito precisa ser amplamente difundido.
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Foco atual na criação de estruturas, principalmente comitês de TI, no planejamento e na gestão de serviços.
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APF deve umentar maturidade em gestão de projetos de TI
alinhados com as estratégias da gestão pública.
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vulnerabilidade na gestão de riscos.
Investimento urgente: vulnerabilidade na gestão de riscos.
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TI não é apenas ferramenta…
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deixando de ser objeto apenas de gestão para ser
TI é um dos principais ativos para a transformação da administração pública deixando de ser objeto apenas de gestão para ser objeto de governança.
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De Controle e Conformidade Para Eficiência Transparência Serviços ao Cidadão
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https://br.linkedin.com/pub/luiz-mauricio/5/a64/422
OBRIGADO E BONS VENTOS! Luiz Mauricio Martins Ph.D. em Governança de TI, Universidade de Coimbra, PT Professor FGV On-line Gestão, Inovação e Tecnologia Consultor em Gestão, Processos e Governança de TI CEO da Choice Inteligência Digital, Porto Digital, CESAR souluizmauricio souluizmauricio
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