A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia."— Transcrição da apresentação:

1 Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia Almeida Marques da Silva Validadora: Edwiges Rego Revisora: Dayse Barbosa

2 Competências e Habilidades envolvidas 1.Identificar palavras ou expressões sobre tecnologia. 2.Identificar palavras e expressões sobre frequência. 3.Identificar como usar “a lot of”, “a few” para expressar quantidade. 4.Identificar como falar sobre frações para expressar quantidade. 5.Identificar como falar sobre aparelhos eletrônicos. 6.Ler, compreender e escrever sobre tecnologia e sua influência no comportamento das pessoas. Referencial Teórico [Sugerir artigos, teses, leituras prévias...] PARÂMETROS DIDÁTICOS

3 Orientações práticas de aplicação dessa atividade No começo da aula, discuta com os alunos sobre a importância dos avanços tecnológicos. Em seguida, incentive seus alunos a discutirem sobre a preferência tecnológica deles. Por fim, peça que acessem e conversem com um amigo sobre essa preferência explicando as razões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 1: Do you use technology wisely? Tempo de duração da atividade:6 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ou net books para os alunos

4 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a discutirem sobre como a tecnologia tem afetado a vida e a relação entre as pessoas. Peça que assistam ao vídeo, observem as tecnologias utilizadas pela família e discutam a influência da tecnologia em nossas vidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch?v=37OLJPjoews&feature=related Activity 2: Family & Gadgets Tempo de duração da atividade:8 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos – Trabalho em dupla

5 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a responderem a questão sobre o vídeo apresentado na atividade anterior. Peça que selecionem a tecnologia que não foi utilizada pela família no vídeo. Em seguida, peça que reflitam sobre as tecnologias apresentadas e verifiquem aquelas que o aluno possui. Por fim, peça que os alunos verifiquem a resposta disponível no link. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2698fh7kcjkz Activity 3: More Gadgets Tempo de duração da atividade:6 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

6 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a assistirem ao vídeo sobre tecnologias. Peça que escutem e repitam cada um dos aparelhos eletrônicos apresentados no vídeo. Essa atividade busca aprimorar a habilidade oral do aluno, por isso é importante que essa repetição seja realizada individualmente e em grupo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.youtube.com/watch?v=Y02B-Kt7syo&feature=youtube_gdata Activity 4: Gadgets Tempo de duração da atividade:5 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

7 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a observarem as tecnologias utilizadas por Jeniffer e, em seguida, peça que escutem e repitam cada tecnologia. Por fim, peça que comentem sobre os aparelhos eletrônicos de Jeniffer usando o exemplo como modelo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 5: Jeniffer’s gadgets Tempo de duração da atividade:6 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

8 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a correlacionarem as imagens os aparelhos eletrônicos com os nomes correspondentes. Por fim, peça que verifiquem as respostas no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2701hjtqjf2z Activity 6: Modern Gadgets Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou net books para os alunos

9 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a discutirem como seria a vida sem as tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia. Em seguida, peça que observem a imagem e que reflitam sobre a frequência com que isso ocorre em muitas famílias. Peça que identifiquem os elementos do diálogo que caracterizam humor e ironia. Peça que anotem a resposta no caderno e verifiquem a resposta no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2703gpzssrdh Activity 7: Reading for fun Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

10 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente uma atividade lúdica a fim de fazer uma revisão sobre o vocabulário relativo ao uso da internet e verificar as dificuldades do aluno. Peça que façam um quiz, identificando a opção mais adequada em cada situação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.netaddiction.com/index.php?option=com_bfquiz&view=onepage&catid=46&Item id=106 Activity 8: Educoquiz 1 Tempo de duração da atividade:8 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou net books para os alunos

11 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente seus alunos a observarem e identificarem os advérbios de frequência e a porcentagem correspondentes. Em seguida, peça que verifiquem as respostas disponíveis no link. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2704dmnp7mfr Activity 9: Adverbs x Percentages Tempo de duração da atividade:15 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

12 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente seus alunos a observarem a frequência com que John usa cada aparelho eletrônico. Em seguida, peça que os alunos falem sobre as tecnologias utilizadas por John usando o exemplo como modelo. u Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 10: How often does John use it? Tempo de duração da atividade:6 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

13 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente seus alunos a fazerem uma atividade sobre advérbios de frequência. Em seguida, peça que façam uma lista ordenando os advérbios destacados de acordo com a porcentagem de frequência. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://esl.lbcc.cc.ca.us/eesllessons/adverbfreq/adfreqz.htm Activity 11: Let’s practice?! Tempo de duração da atividade:6 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

14 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente uma atividade lúdica a fim de fazer uma revisão sobre o vocabulário relativo às tecnologias e sua influência nos adolescentes e verificar as dificuldades do aluno. Peça que façam um quiz, identificando a opção mais adequada em cada situação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=technology-teens Atividade 12: Educoquiz 2 Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

15 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a observarem o tema do artigo e as palavras chaves relacionadas à esse tema disponível no link. Em caso de dúvidas sobre o vocabulário apresentado nesta atividade, oriente os alunos a buscarem esclarecimentos no dicionário disponível no link. Peça que identifiquem a ideia principal do artigo e, em seguida, façam a atividade. Por fim, peça que confiram a resposta no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.wordle.net/show/wrdl/2870078/cyberstalking https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2706csp9z6g7 http://michaelis.uol.com.br/ Activity 13: Cyberstalking Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

16 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a lerem o artigo jornalístico sobre a influência da tecnologia nos adolescentes e a discutirem sobre o artigo em grupos. Em seguida, peça que cada grupo faça a atividade de compreensão proposta na atividade e verifique as respostas disponível no link. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.nypost.com/p/news/national/item_avKnEtZSVH4vBzZ7MpdrZI;jsessionid=F034 061AED6FB18344DFDC1A76EADC5F https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2708dr3r73w7 Activity 14: ‘Tech’stalking - Teen Epidemic Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

17 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a observarem as afirmações e comparem o uso de porcentagem e fração nas duas sentenças. Em seguida, peça que observem a explicação sobre fração disponível no link e, em caso de dúvidas, oriente os alunos a relembrarem os números no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://englishresort.blogspot.com/2008/12/how-to-read-fraction.html http://www.ego4u.com/en/cram-up/vocabulary/numbers Activity 15: Fractions Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

18 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Após terem aprendido a falar sobre frações na atividade anterior, peça que pratiquem um pouco mais, escrevendo em seu caderno as frações destacadas. A fim de associar o conhecimento da área de matemática e inglês, peça que façam a atividade proposta que envolve problemas sobre frações. Por fim, peça que verifiquem as respostas no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_271044zw6tfd http://www.ixl.com/math/grade-1/fractions-word-problems Activity 16: Practicing fractions Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

19 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça que escutem o texto sobre a tecnologia e os adolescentes e preencham o texto com as palavras que faltam. É aconselhável que os alunos escutem o texto três vezes para evitar possíveis dúvidas. Essa atividade de “listening” pretende melhorar a pronúncia e a compreensão oral em língua inglesa, sendo importante que o aluno procure compreender a história sem o auxílio do professor. Por fim, peça que verifiquem a resposta no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem https://docs.google.com/present/view?id=dxjvj4g_2711zms3cgdm Activity 17: Teens and Tech Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

20 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a observarem as duas afirmações que expressam quantidade e a discutirem sobre outros quantificadores conhecidos. Peça que acessem mais informações sobre quantificadores no link disponível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://teachermaximo.blogspot.com/2010/08/gramatica-determinantes-quantifiers.html Activity 18: Quantifiers Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

21 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça que façam a atividade disponível sobre quantificadores e verifiquem as resposta no final da atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.esl-lounge.com/student/grammar/2g41-quantifiers-gap-fill.php Activity 19: Exercises Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

22 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente uma atividade lúdica a fim de fazer uma revisão sobre o vocabulário relativo a quantificadores e verificar as dificuldades do aluno. Peça que façam um quiz, identificando a opção mais adequada em cada situação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://www.learn4good.com/languages/evrd_grammar/quantifiers_quiz.htm Activity 20: Educoquiz 3 Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula: Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

23 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça que verifiquem a diferença entre o verbo “can” que é utilizado para expressar habilidade e o verbo “could” que expressa habilidade passadas. Após verificarem os exemplos, peça que acessem a atividade disponível no link. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem http://mrc.ltd.free.fr/Easy%20Beginner/Exercises/CanCould.htm Activity 21: Can & Could Tempo de duração da atividade:15 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

24 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a escreverem uma mensagem (SMS) para um amigo descrevendo as tecnologias mais utilizadas por eles no dia a dia e sobre sua influência em suas vidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 22: About to finish... Tempo de duração da atividade:10 minutos Organização da sala de aula: Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

25 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Oriente os alunos a refletirem sobre todos os tópicos apresentados nesta aula e a identificarem os itens que já foram compreendidos ou não. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 23: What have you learnt? Tempo de duração da atividade:15 minutos Organização da sala de aula:Sala com projetor e/ ou net books para os alunos

26 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é o momento final da aula. Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido nessa aula. Por fim, anuncie o conteúdo da próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Activity 24: Next class... Tempo de duração da atividade:5 minutos Organização da sala de aula: Sala com projetor e/ ou netbooks para os alunos

27 Nessa aula, você aprendeu a falar sobre tecnologia e a influência da mesma em nossas vidas. Dessa forma, você fez uma revisão de um vocabulário específico para falar sobre tecnologia, tais como: “3D glasses” e “headphone”. Também foi explicado o uso de advérbios de frequência, quantificadores e frações em situações em que se deseja expressar a frequência que uma ação é praticada. Nessa aula, os vocabulários referentes a tecnologia foram apresentados e explorados em alguns contextos comunicativos por meio de vídeos, áudios e textos dissertativos e informativos. Activity 25: Educosíntese

28 É importante lembrar que, durante a leitura de um texto ou a compreensão oral do mesmo, nem todas as palavras são conhecidas ou de fácil compreensão, por isso precisamos especialmente voltar nossa atenção para o contexto. Outra estratégia que também ajuda na compreensão de um texto ou vídeo é a leitura das imagens. Ao assistir a um vídeo, lembre-se de observar as expressões faciais, os gestos, o ambiente, o tempo cronológico e histórico, sons e “ruídos”. Do mesmo modo, ao ler um texto, lembre-se de observar a imagem, a formatação, o suporte, o título e a estrutura do texto, pois tais características revelam muito sobre o texto. Assim, podemos inferir, pelo menos, o sentido aproximado de uma palavra a partir da própria situação comunicativa. Trabalhamos a oralidade na língua inglesa nas seguintes atividades: exercícios de repetição para aprimorar a pronúncia, “small talks” para falar sobre tecnologias e com atividades orientadas. Activity 25: Educosíntese

29 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema


Carregar ppt "Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google