A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Departamento de Educação Básica NRE de Pitanga

2 P L A N E J A M E N T O Projeto Político- Pedagógico
EXPRESSÃO CONCEITUAL:Fundamentos históricos, filosóficos, pedagógicos (curricular) e psicológicos (concepção de ensino e aprendizagem) a partir do diagnótico da escola. Projeto de sociedade expressado em projeto pedagógico Proposta Pedagógica curricular A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PELA VIA DAS DISCIPLINAS: CONCEPÇÃO E MÉTODO - DCEs Parte da proposta Pedagógica curricular e não das DCEs diretamente. Organiza o ensino-aprendizagem em sala de aula. Plano de Trabalho Docente Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar – expressão e parte do PPP. Plano de Ação da Escola

3 ESTRUTURA/DOCUMENTOS
DCE PPP PPC PTD

4 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Coletiva; Geral (séries); Considera o Quadro de Conteúdos Básicos; Encaminhamentos metodológicos gerais; Critérios de avaliação e instrumentos de avaliação (quando houver, de maneira ampla e geral). Plano de Trabalho Docente Específico; turma; São propostos os conteúdos específicos; Encaminhamentos metodológicos por conteúdo ou bloco de conteúdos: materiais e técnicas utilizados; Critérios e instrumentos de avaliação (específicos).

5 ESTRUTURA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Apresentação/justificativa da disciplina; Conteúdos; Fundamentos teóricos metodológicos; Avaliação (critérios da disciplina); Referências.

6 1) Apresentação/justificativa da disciplina
Faz alusão à importância histórica da disciplina? Apresenta uma concepção de disciplina de acordo com as DCE? Justifica por que o conhecimento desta disciplina é importante como saber escolar e como contribui para a formação do estudante/objetivos? Apresenta o objeto de estudo da disciplina?

7 2) Conteúdos Estruturantes/ Conteúdos Básicos da disciplina
Apresentar os Conteúdos Estruturantes conforme as DCE; Conteúdos Básicos; Há coerencia com a justificativa da disciplina no currículo escolar?

8 3) Fundamentos teórico-metodológicos
Explicitar de forma clara a metodologia a ser desenvolvida no ensino da disciplina; Apresentar coerência com a concepção metodológica proposta na DCE/PPP; Apresentar (de forma geral) os recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados?

9 4) Avaliação A concepção de avaliação deve estar coerente com a LDB, com as DCE e com o Projeto Político Pedagógico da escola; Apresentar critérios de avaliação (relacionados à justificativa do conteúdo); Os critérios de avaliação apresentados estão articulados com a concepção teórico-metodológica da disciplina?

10 5) Referências Relacionar as referências bibliográficas, materiais impressos/eletrônicos, utilizados na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular; Citar as Diretrizes Curriculares Estaduais.

11 PLANO DE TRABALHO DOCENTE: A DIMENSÃO CONCEITUAL
Conteúdos Bimestral/Trimestral/Semestral justificativa ”intencionalidade do trabalho com o conteúdo, expressa concepção” Critérios de avaliação – PARTEM DO CONTEÚDO E NÃO DO INSTRUMENTO Encaminhamentos metodológicos Instrumentos de avaliação Referências Bibliográficas

12 Prática Social Inicial Problematização Prática Social Final
Para Gasparin: TESE ANTÍTESE SÍNTESE Prática Social Inicial Problematização Prática Social Final Instrumentalização Catarse Condição provisória Espaço de ação didática Nova condição provisória Centro da ação dialética senso comum conhecimento científico consciência filosófica


Carregar ppt "Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google