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1 Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica NRE de Pitanga.

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1 1 Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica NRE de Pitanga

2 PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO Projeto Político- Pedagógico Proposta Pedagógica curricular Plano de Trabalho Docente Plano de Ação da Escola EXPRESSÃO CONCEITUAL:Fundamentos históricos, filosóficos, pedagógicos (curricular) e psicológicos (concepção de ensino e aprendizagem) a partir do diagnótico da escola. Projeto de sociedade expressado em projeto pedagógico Parte da proposta Pedagógica curricular e não das DCEs diretamente. Organiza o ensino-aprendizagem em sala de aula. Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar – expressão e parte do PPP. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PELA VIA DAS DISCIPLINAS: CONCEPÇÃO E MÉTODO - DCEs

3 3 ESTRUTURA/DOCUMENTOS DCEPPP PPC PTD

4 4 PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE Proposta Pedagógica Curricular Coletiva; Geral (séries); Considera o Quadro de Conteúdos Básicos; Encaminhamentos metodológicos gerais; Critérios de avaliação e instrumentos de avaliação (quando houver, de maneira ampla e geral). Plano de Trabalho Docente Específico; turma; São propostos os conteúdos específicos; Encaminhamentos metodológicos por conteúdo ou bloco de conteúdos: materiais e técnicas utilizados; Critérios e instrumentos de avaliação (específicos).

5 5 ESTRUTURA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR Apresentação/justificativa da disciplina; Conteúdos; Fundamentos teóricos metodológicos; Avaliação (critérios da disciplina); Referências.

6 6 1) Apresentação/justificativa da disciplina Faz alusão à importância histórica da disciplina? Apresenta uma concepção de disciplina de acordo com as DCE? Justifica por que o conhecimento desta disciplina é importante como saber escolar e como contribui para a formação do estudante/objetivos? Apresenta o objeto de estudo da disciplina?

7 7 2) Conteúdos Estruturantes/ Conteúdos Básicos da disciplina Apresentar os Conteúdos Estruturantes conforme as DCE; Conteúdos Básicos; Há coerencia com a justificativa da disciplina no currículo escolar?

8 8 3) Fundamentos teórico- metodológicos Explicitar de forma clara a metodologia a ser desenvolvida no ensino da disciplina; Apresentar coerência com a concepção metodológica proposta na DCE/PPP; Apresentar (de forma geral) os recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados?

9 9 4) Avaliação A concepção de avaliação deve estar coerente com a LDB, com as DCE e com o Projeto Político Pedagógico da escola; Apresentar critérios de avaliação (relacionados à justificativa do conteúdo); Os critérios de avaliação apresentados estão articulados com a concepção teórico-metodológica da disciplina?

10 10 5) Referências Relacionar as referências bibliográficas, materiais impressos/eletrônicos, utilizados na elaboração da Proposta Pedagógica Curricular; Citar as Diretrizes Curriculares Estaduais.

11 Conteúdos justificativa ”intencionalidade do trabalho com o conteúdo, expressa concepção” Critérios de avaliação – PARTEM DO CONTEÚDO E NÃO DO INSTRUMENTO Encaminhamentos metodológicos Referências Bibliográficas Instrumentos de avaliação Bimestral /Trimestral/Semestral PLANO DE TRABALHO DOCENTE: A DIMENSÃO CONCEITUAL

12 Para Gasparin: TESEANTÍTESESÍNTESE Prática Social Inicial Problematização Instrumentalização Catarse Prática Social Final Condição provisória Espaço de ação didática Centro da ação dialética Nova condição provisória senso comum conhecimento científico consciência filosófica


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