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Unidades I e II Abordaremos conceitos,práticas e desdobramentos do Marketing,através de suas tendências.

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1 Unidades I e II Abordaremos conceitos,práticas e desdobramentos do Marketing,através de suas tendências.

2 Conceito de Marketing Descoberta Conquista Encantamento Retenção Fidelização Lealdade

3 Evolução do Marketing Vendas Produto Mercado Consumidor Clientes Heavy User Foco no Cliente

4 Disseminação do Marketing “O Processo de disseminação do marketing em uma empresa, deve comprometer todos os níveis da organização para que o resultado sinérgico seja positivo”.

5 Guarany Júnior A disseminação ocorre,principalmente,através do endomarketing nos três níveis da pirâmide empresarial. Endomarketing através do nível estratégico; Endomarketing através do nível tático; Endomarketing através do nível operacional.

6 Guarany Júnior Endomarketing Estratégico Comprometimento da alta administração com o marketing estratégico,com a marca,com os produtos e serviços e com as relações internas com colaboradores e relações de mercado. Permite melhorar as ações de planejamento Permite o lançamento de novos produtos. Facilita as ações de reposicionamento de marca.imagem e empresa.

7 Guarany Júnior Endomarketing Tático Compromete os niveis gerenciais, chefes de departamentos, gerentes (comprometidos) com as decisões estratégicas da empresa e como conseqüência as ações táticas. Link melhor,mais acentuado e consistente com a base de colaboradores. Rapidez no fluxo de decisões da empresa. Comunicação estratégica flui com mais velocidade e facilidade.

8 Guarany Júnior Endomarketing Operacional Disseminação mais ampla,irrestrita na base de colaboradores. Os profissionais da empresa sentem-se importantes e parte do processo. As estratégias de novos produtos são mais conhecidas e melhor operacionalizadas. O concorrente passa a ser conhecido por todos da empresa. O comprometimento com a marca e com a imagem da empresa é mais assíduo.

9 Guarany Júnior Disseminação Pedagógica Os profissionais em todos os níveis assimilam o marketing no sentido de aprendizagem. Os profissionais formam a rede de relacionamento e repassam aos demais colaboradores as propostas do marketing. Os processos de mudança e aprendizagem tornam-se mais eficazes.

10 Guarany Júnior Disseminação Mercadológica Exercita nos profissionais a capacidade de conhecimento do mercado: Com isso novos produtos podem ser lançados; A empresa age com mais velocidade; A capacidade de resposta aumenta; A tendência à proatividade aumenta.

11 Guarany Júnior Disseminação pelo Benchmarking Benchmarking é estratégia e permite a empresa superar desafios e estabelecer mudanças. É o aprendizado com o mercado no quando se trata de benchmarking externo. É o aprendizado com a própria empresa,entre colaboradores,quando se trata de Benchmarking interno.

12 Guarany Júnior O Sistema de Marketing É a implantação efetiva do marketing em uma empresa.É sua institucionalização.O comprometimento,o envolvimento de todas as pessoas,de todas as áreas com o marketing de uma empresa.Do Presidente ao mais simples colaborador.

13 Guarany Júnior Efeito Multiplicador O Sistema de Marketing é tão amplo que se multiplica através do : Planejamento de Marketing,primeiro grande passo; Sistema de Informações de Marketing( SIM) Organização de Marketing -gerencial Pesquisa de Mercado- passo inicial para planejamento Sistema de Inteligência de Marketing e : Alcança o Mix de Marketing de uma empresa:Produto,Praça,Preço e Promoção.

14 Guarany Júnior Sinergia O Sistema de marketing é uma máquina em perfeita sinergia : Funciona em entendimentos porque : Depende das decisões estratégicas da empresa; É uma conseqüência do Endomarketing Estratégico,Tático e Operacional.

15 Guarany Júnior Planejamento de Marketing É o processo contínuo,flexível,dinâmico e interativo, envolvendo todas as decisões de marketing de uma empresa. A essência do planejamento de marketing são as decisões de marketing :decisões como :lançar produtos,repaginar- se no ciclo de vida,mudar, fazer como Apple,Microsoft,Casas Bahia,reposicionar embalagem, reposicionar marcas e conceitos.

16 Guarany Júnior Planejamento e Plano de Marketing O planejamento de marketing contempla um elenco de idéias, o plano de marketing coloca as idéias no papel.Na prática, o plano de marketing representa a operacionalização das decisões importantes tomadas para a execução do processo de planejamento de marketing. O plano,na verdade,antecipa para agora,hoje,as decisões de marketing.

17 Marketing como processo Processo relacionado a vendas; Relacionado a produção de bens e serviços; Relacionado a pesquisa mercadológica; Relacionado a comunicação com os clientes; Relacionado ao enfrentamento à concorrência;

18 Porque o Marketing... Os clientes são indivíduos curiosos que exploram constamente seus sentidos para explorar seu prazer.; Os desejos dos clientes,sua sensibilidade estética e suas preferências são,hoje,elementos de estratégias no uso do marketing; Os produtos despertam a imaginação e a emoção do comprador; O consumidor é uma estatística simbolizando milhões de outras pessoas; A propaganda é uma força sem limites ;

19 Tipos de Marketing Marketing de Marca Marketing Institucional Marketing de Produtos Marketing de Serviços Marketing Social Marketing Lateral Mobile Marketing Marketing de Detalhes

20 Caminho das estratégias de Marketing ? Atingimento de target através de segmentos e nichos; Remarketing para reposicionar; Competência mercadológica; Marketing reverso; Soluções para os clientes; Reciprocidade; Marketing de todo mundo; Marketing de acesso; Marketing capilar; A Competição como força estratégica do marketing O surgimento do marketing plano.

21 No Ambiente de Marketing Permite o planejamento e desenvolvimento para que seja lançada de forma oportuna estratégia de ampliação no portfolio de produtos e serviços;produtos para o mercado;serviços agregados; Capta clientes e constrói relacionamentos para a lealdade; Desenvolve o marketing de retenção; Orienta novas estratégias de canais de marketing como forma de entregar o produto ou serviço.

22 O sucesso do Marketing Planejamento de marketing para definir ação de marketing que estabeleça uma promessa de valor que supere às expectativas do consumidor. Isto quer dizer: O caminho da superação aos desafios propostos pelo Marketing em uma empresa que adota esta prática estratégica : O Marketing.

23 Tendências do Marketing Marketing para um só cliente; O marketing direcionado para a criação de marcas filhas,na extensão de marca e na extensão de linhas; Marketing de metamercado; O marketing de giro ; Fortalecimento do Marketing de serviços; Fortalecimento do Mobile Marketing; Marketing one-to-one

24 Tendências do Marketing Marketing integração empresas-cliente; Marketing mostrando a propaganda integrante da vida das pessoas; Marketing sem interferências; Marketing de compensação; Marketing da era da comunicação integrada; Marketing Sensorial.


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