A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|

2 Administração e os ambientes de negócios
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios

3 MODELO DE SISTEMAS ABERTOS
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios MODELO DE SISTEMAS ABERTOS Um modelo de sistemas abertos considera a organização como dinâmica e em constante interação com seu ambiente à medida que recebe insumo, atua para transformar esse insumo e gera produto. Insumo > produto empresa perde dinheiro Insumo = produto empresa empata seus custos Insumo < produto empresa obtém lucro

4 OS AMBIENTES EXTERNOS DE NEGÓCIOS Fatores sociológicos
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios OS AMBIENTES EXTERNOS DE NEGÓCIOS Fatores sociológicos Situação e tendências demográficas os gerentes consultam demógrafos para entender as tendências da população e planejar o futuro, porque essas tendências podem ter um efeito drástico nos negócios três tendências demográficas importantes estão surgindo no início do século XXI: a força de trabalho está ficando mais velha mais mulheres estão ingressando na força de trabalho movimento da mão-de-obra potencial e alteração dos mercados de bens e serviços

5 Ética de trabalho e valores pessoais
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Ética de trabalho e valores pessoais ética de trabalho é a importância atribuída pelo indivíduo ao trabalho mudança nos valores pessoais dos trabalhadores de hoje – atualmente, alguns trabalhadores estão recusando propostas de transferência, alegando uma preocupação com o estilo ou a qualidade de vida Valores culturais a administração deve considerar os valores culturais de um ambiente ao tomar decisões

6 Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Fatores políticos no Brasil, todas as transações comerciais obedecem ao Código Comercial Brasileiro na arena política que a empresa procura influenciar o processo legal. Uma empresa pode associar-se a outras empresas afins em uma associação comercial e procurar influenciar ou fazer lobby para introduzir mudanças nas leis a empresa também deve relacionar-se com as agências locais, estaduais e federais encarregadas de fiscalizar a conduta de certos tipos de atividades

7 padrão de vida = PNB/população
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Fatores econômicos A economia uma medida amplamente aceita para a economia em geral é o produto nacional bruto (PNB) a produtividade per capita é uma medida básica do padrão de vida de um país padrão de vida = PNB/população a cifra correspondente ao padrão de vida dá uma medida básica do poder econômico de uma determinada sociedade, assim como a medida comparativa pela qual um país pode avaliar seu progresso econômico

8 Concorrentes e fornecedores
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Concorrentes e fornecedores a administração deve agir para assegurar que exista um fornecimento constante e confiável de matéria-prima o número de possíveis fornecedores influenciará o preço das matérias-primas e também a política de preços da administração a quantidade e a qualidade da concorrência no mercado local influenciarão diretamente as decisões estratégicas e operacionais (do dia-a-dia) da administração a empresa líder de preços poderá determinar o preço padrão no mercado a empresa seguidora de preços segue as outras empresas em relação ao preço de seus produtos

9 Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Clientes os consumidores esperam ter o produto no local certo, na hora certa e da maneira certa - utilidade de local, utilidade de tempo e utilidade de forma as informações sobre o cliente - mercado-alvo - são obtidas por meio de pesquisa de mercado sobre, por exemplo, a estatística pessoal do cliente (perfil demográfico), hábitos de compras (comportamento do consumidor) ou estilo geral de vida (perfil psicográfico) os cartões de registro do comprador são apresentados a cada compra, depois do que os caixas registram os comportamentos de compra dos consumidores diretamente em um banco de dados, o que facilita a análise sofisticada de suas decisões e resulta diretamente em melhor planejamento empresarial

10 Fatores tecnológicos O processo de inovação
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Fatores tecnológicos O processo de inovação a origem das novas tecnologias geralmente se encontra nos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria privada, no governo e nos pesquisadores acadêmicos inovação tecnológica evolucionária - a fonte da inovação está no passado ou mesmo na tecnologia atual inovação tecnológica revolucionária - representa uma mudança significativa em relação ao passado a tarefa enfrentada pela administração é antecipar a fonte de tecnologia inovadora

11 Processo de transferência de tecnologia
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Processo de transferência de tecnologia a maioria dos trabalhadores resistirá à nova tecnologia até que lhes seja mostrado como ela os tornará mais produtivos ou facilitará seus trabalhos inovação progressiva ou incremental - introdução gradual da nova tecnologia, em etapas ou incrementos menores

12 é a expressão usada em referência à tecnologia mais recente
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios A tecnologia de ponta é a expressão usada em referência à tecnologia mais recente questões importantes com as quais a administração deve lidar antes de decidir comprar a última maravilha tecnológica: As empresas necessitam do que há de mais moderno no mercado? A empresa tem condições de comprar a nova tecnologia? A nova tecnologia poderá ser introduzida com sucesso na força de trabalho atual ou essa força de trabalho precisará ser treinada novamente?

13 OS AMBIENTES INTERNOS DE NEGÓCIOS Recursos financeiros
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios OS AMBIENTES INTERNOS DE NEGÓCIOS Recursos financeiros lucros retidos - lucros mantidos na organização e não pagos como dividendos aos acionistas capital de empréstimo - dinheiro emprestado à organização para ser usado em negócios (empréstimos bancários, linhas de crédito e títulos societários) capital social - uma empresa vende ações, abrindo mão da propriedade as principais tarefas financeiras com que a administração se defronta são as de adquirir os fundos necessários mediante uma combinação de lucros retidos, capital de empréstimo e capital social e de alocar os recursos financeiros adquiridos para uso organizacional

14 Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Recursos físicos incluem fábrica, equipamentos de fabricação e instalação de distribuição e os estoques de matérias-primas a tarefa da administração é garantir que as fábricas estejam localizadas em áreas nas quais os valores locais sejam favoráveis ao empreendimento fabril e que exista um estoque adequado de mão-de-obra local

15 Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Recursos humanos as pessoas que trabalham em uma organização satisfazem as necessidades da organização ao adquirir as habilidades necessárias para conduzir negócios eficientes e eficazes a administração precisa encarar quatro tarefas principais na área de recursos humanos: encontrar os trabalhadores necessários colocar o funcionário certo na função certa motivar um desempenho humano eficaz dos funcionários que resulte em níveis aceitáveis de produtividade avaliar o desempenho dos funcionários

16 Recursos tecnológicos
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios Recursos tecnológicos o nível tecnológico aplicado em uma empresa pode ser consideravelmente diferente do nível avançado disponível no ambiente externo a administração deve decidir qual o nível apropriado para a empresa em termos de seus objetivos e o nível apropriado de habilidade dos recursos humanos da empresa necessário para operar a tecnologia aplicada

17 CULTURA ORGANIZACIONAL: O CLIMA DE NEGÓCIOS E A ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 4 Administração e os ambientes de negócios CULTURA ORGANIZACIONAL: O CLIMA DE NEGÓCIOS E A ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO cultura organizacional é a soma total dos valores, costumes, tradições e significados que tornam única uma empresa a cultura organizacional corporifica a visão dos fundadores da empresa e dos primeiros heróis do mundo dos negócios os gerentes são influenciados pelos padrões éticos que ditam a conduta dentro ou fora da organização as ações antiéticas são as que contrariam os padrões morais aceitáveis do tempo ou lugar e isso introduz uma questão importante os valores de uma cultura organizacional influenciam os padrões éticos dentro de uma empresa


Carregar ppt "Administração Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007|"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google