A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Cadeia de Suprimentos 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Cadeia de Suprimentos 1."— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Cadeia de Suprimentos 1

2 Detalhando Adm Cadeia de Suprimentos
Adm. Materiais Empresa A Empresa B Empresa C Empresa A Empresa B Empresa C Foco de Estudo: Elo entre os Círculos Foco de Estudo: Somente o Círculo 3

3 Detalhando Adm Cadeia de Suprimentos
Adm. Materiais e Logística Setor A Setor B Setor C Empresa A Empresa B Empresa C Foco de Estudo: Elo entre os Círculos Foco de Estudo: Somente o Círculo 3

4 Motivadores e Objetivos
Foco da Administração da Cadeia de Suprimentos . Obter Vantagem Competitiva através da Logística Como? . Sendo o elo de ligação entre a empresa e seus parceiros. 3

5 Conceitos 1.Cadeia de Suprimentos: 2. Cadeia de Suprimentos: 3
Estuda todos os elos entre as empresas 2. Cadeia de Suprimentos: Qualquer decisão em um dos círculos impacta de forma significativa nos demais Aumento no preço reduzindo as vendas de um produto Impacto no estoque de cada empresa 3

6 Desafios Cadeia de Suprimentos: 3
Integrar e coordenar o fluxo de materiais de uma variedade de empresas de um mesmo segmento. Plantação Algodão Tecelagem Costureiras Lojas Varejo Cliente Final Ida Garrafa PET Plástico Industria Reciclagem Ferro Velho Catador de Lixo Reversa 3

7 Motivadores e Objetivos
A Integração Logística Fluxo de Materiais Distribuição Física Produção/ Manufatura Suprimento Fornecedores Clientes Fluxo de Informações Bowersox & Closs, 2000 3

8 Atingindo uma Cadeia de Suprimentos Integrada
Estágio 1: Linha Básica Compras Controle de Materiais Produção Vendas Distribuição Estágio 2: Integração Funcional Gerenciamento dos materiais Gerenciamento da Fabricação Distribuição Estágio 3: Integração Interna Gerenciamento dos materiais Gerenciamento da Fabricação Distribuição Estágio 4: Integração Externa – Atingindo a Cadeia de Suprimentos Fornecedores Empresa Clientes Adaptaod de G.C. Stevens, 1989 4

9 Estratégia de Compras Motivadores Conceito Consolidação de Volume
. Cerca de 55% do preço de venda de um produto é o custo das Matérias-Primas. Conceito Existem três estratégias de compras no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: . Consolidação de Volume; . Integração Operacional de Fornecedores; . Gestão de Valor Consolidação de Volume . Através da redução do número de fornecedores entre 3 a 5, é possível : . Economia de Escala obtida pelos Fornecedores em seus processos internos; . Força da Empresa frente a obtenção de vantagens; . Possibilidade de Melhoria do Nível de Serviço devido maior volume. Integração Operacional de Fornecedores . Através da troca de informações entre as empresas é possível . Diminuição dos níveis de estoque (Compartilhamento dos Dados de Venda) . Redução do Investimento em Matéria-Prima (Fornecedor); . Capacitação de Fornecedores reduzindo custos de produção e melhorando qualidade 4 9

10 Estratégia de Compras Conceito Gestão de Valor Custo 4
. Após a integração com fornecedor, o próximo passo é a gestão do valor, na qual: . Redução de Custos envolvendo fornecedores desde o início em projetos; . Grande Aplicação na Industria Automotiva. Geração da Idéia Avaliação Desenvolvimento de Conceito Projeto Protótipo Alto Custo de Mudanças no Projeto Custo Flexibilidade no Projeto Baixo Fonte: Robert Monczka, 2000 4 10

11 Estratégia de Compras Aplicações Segmentação da Necessidade de Compra
. Necessidade de diferenciar as compras através: . Importância que a matéria-prima tem no processo. Exemplo: Para-Choque; . Valor do material; . Dificuldade na obtenção da matéria-prima Custo Total de Propriedade (TCO - Total Cost of Ownership) . Abordagem moderna em comparação a simplesmente Preço de Compra, na qual, representa somente uma parte na equação de custo total nas organizações. Engloba: . Estrutura de Descontos; . Quantidade Mínima de Compra; . Custos com Manutenção de Estoques, Inventário e Área à Ocupar; . Desagrupamento de Serviços e Fretes no Preço do Produto; . Prazo de Pagamento; . Tributos. 4 11

12 Estratégia de Compras Principais Categorias de Componentes do Custo Total de Propriedade Custo Total de Propriedade (TCO) Componentes Pré-Transação 1. Identificação da Necessidade 2. Pesquisa de Fornecedores 3. Avaliação Fornecedores; 4. Adição de Fornecedores no Sistema Interno 5. Explicação dos Procedimentos Internos Componentes de Transação 1. Preço 2. Colocação/Preparação de Pedidos 3. Entrega/Transporte 4. Tarifas/Encargos Fiscais 5. Faturamento/Pagamento 6. Inspeção 7. Devolução de Peças 8. Acompanhamento e Correção Componentes de Pós-Transação 1. Interrupção de Linha 2. Produtos acabados rejeitados antes da venda 3. Falhas de Campo; 4. Reparo/Reposição de Campo 5. Goodwill do cliente/reputação da empresa 6. Custo de Peças de Reposição 7. Custos de Manutenção e Reparo. Fonte: Michel Leenders e Harold Fearon, 1997 4 12

13 Referências Bibliográficas
Donald J. Bowersox & David J. Closs. – Logística Empresarial, 2001. Martin Christopher – Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, 1997. Antônio Galvão Novaes - Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, 2005. Ronald Ballou - Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, 2005. Sunil Chopra – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, 2002. (Jornal da Globo) (Logística Natura) 9

14 Referências Bibliográficas
(IBM – Meias) (Jornal da Globo) (Logística Natura) 9


Carregar ppt "Administração da Cadeia de Suprimentos 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google