A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES ÉTICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES ÉTICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES ÉTICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
FERRELL, J. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. São Paulo: Reichmann & Affonso editores, 2000.

2 Objetivos: Conhecer causas e pressões que geram comportamento antiético. Examinar a diversidade das questões éticas. Compreender o papel da cultura organizacional e as relações no comportamento ético. Estudar as relações dos stakeholders com as questões éticas da empresa. Examinar a orientação das áreas funcionais da empresa.

3 Dilema ético Jack, contabilidade da Aker & Aker. Maior e melhor em Smallville. Pedido de ser sócio da firma recusado. Passou a chegar tarde e sair sedo. Carla encontrou Jack, copiando programas da Aker. Não há conflito de interesses? Mas se a Aker descobrir? Dentro de seis meses poderei abrir minha própria empresa.

4 Isso é roubo? Roubo? E aquelas coisas que você fez para a igreja na máquina da companhia?
Eu não estou prejudicando a A&A e talvez no próximo ano eu me torne sócio. Quais as questões éticas nesse caso? Quais as opções de Carla e quais as possíveis conseqüências? Quais as alternativas de Jack? Quais informações adicionais você necessitará antes de tomar sua decisão?

5 Desmentir acusações e ser condenado a pagar
O primeiro passo para compreender a ética dos negócios consiste em reconhecer que essas questões existem. A questão ética é um problema, situação ou oportunidade que exige da pessoa ou da empresa uma escolha entre vários cursos de ação, que terão que ser avaliados como certos ou errados, éticos ou antiéticos. Surgem conflitos entre filosofias morais e valores dos indivíduos e das organizações.

6 Situações que podem gerar conflitos éticos
Modificações de produtos “100%” naturais. Mentira, roubo e o assédio sexual encabeçam a lista de infrações éticas. Classificação: conflitos de interesses; honestidade e eqüidade, comunicações e relacionamentos dentro da organização.

7 Principais causas de acomodações éticas.
Objetivos financeiros Aceitar pressões programadas Sobrevivência da empresa. Racionalizar, outros fazem o mesmo. Resistir a pressões competitivas. Salvar empregos.

8 Conflitos de interesses
Quando o indivíduo tem de optar entre promover seu próprio interesse, o interesse da empresa ou de outro grupo. Receber propinas, presentes e serviços especiais. Diferença EUA, Canadá X China e Egito. Na indústria de petróleo, as comissões e propinas tornaram-se mais dispendiosas do que os roubos e assumem a forma de carros esportivos, drogas, favores de prostitutas, bem como grande soma em dinheiro.

9 Fatores que influenciam a conduta ética.
Valores pessoais Atitude/conduta do chefe Atitude/conduta da alta administração da empresa Ambição para progredir Pressões por melhor desempenho no trabalho Nenhuma ameaça de punição Amigos/colegas.

10 Razões para não denunciar má conduta
Medo de não ser considerado um bom componente da equipe. Não acreditar que medidas corretivas sejam aplicadas. Receio de vingança ou represália do chefe ou da alta administração. Ninguém liga para a ética empresarial. Por que eu faria? Não acredita que a empresa tenha a denúncia em sigilo.

11 Honestidade e equidade
Honestidade implica veracidade, integridade e confiabilidade. Equidade é a capacidade de ser justo, imparcial. Ambas devem fazer parte dos atributos morais dos executivos das empresas. Executivos não devem prejudicar os stakeholder. Ex. publicidade de medicamentos e comunicação direta com os médicos.

12 Raciocínio sobre a improbidade.
Relações na empresa são regidas por regras próprias. A atividade empresarial pode ser considerada um jogo. As regras comuns e a moralidade não são observadas em certos jogos. As regras éticas não se aplicam a atividade empresarial. Nos esportes, na guerra e nos negócios vale tudo. A equidade e a honestidade são dispensáveis. A falta de regras e o cumprimento displicente delas, abre espaço para o comportamento antiético.

13 Comunicações Comunicação significa transmissão de informações e compartilhamento de significado. Comunicações falsas ou que induzem ao erro podem destruir a confiança dos consumidores na empresa. Palavras light, super. O conceito de número, como medida padrão, na indústria de roupas não é mais verdade. A publicidade pode induzir a erro quando oculta fatos na mensagem, ou quando usa palavras ambíguas.

14 Relacionamentos na empresa
Diz respeito a conduta com clientes, fornecedores, subordinados, superiores, colegas e terceiros. Ex. Plágio. Questões éticas relacionadas com participantes e áreas funcionais da empresa Stakeholders: proprietários, empregados e clientes.

15 Proprietários Fornecem ou obtêm recursos para iniciar e desenvolver a empresa. Têm uma obrigação para com a sociedade. Os que não compreendem as questões éticas que seus clientes ou a sociedade geral consideram importantes podem ter que pagar por esse fato em perdas. Dar dinheiro a compradores, aceitar cortesias estão sendo julgadas antiéticas.

16 Finanças A maneira como esses recursos são obtidos e utilizados pode suscitar questões éticas ou mesmo legais. Formação de preços é uma área crítica. Archer Daneils Midland culpada por conluio para fixação de preços. Os documentos financeiros contém informações importantes para os investidores.

17 A tendência para investimentos ditados por motivos de consciência está crescendo e mudando. Procuram empresas ativistas sociais e que levam em conta seus Stakeholders. A Price Waterhouse – troca de pesos colombianos por dólares americanos no câmbio negro, infringiam leis colombianas. Os dólares provavelmente eram recitas do narcotráfico.

18 Funcionários Decisões sobre serviços que consideram antiéticos.
Chefes de seção talvez não queiram também que empregados lhes digam a verdade, especialmente se ela for prejudicial aos seus superiores ou à empresa. John Bennett esquema Ponzi. Os investidores são pagos com dinheiro de outros e nada de tangível é produzido.

19 Haviam enganado 1700 investidores.
Sabotagem: ocorrência de vez única e feita por uma pessoa descontente. O Furto por parte de empregados pode ser uma ocorrência rotineira.

20 Administração Quando uma empresa enfrenta a possibilidade de ser comprada os deveres dos administradores e proprietários podem entrar em conflito com seus interesses e objetivos pessoais. Os gerentes precisam balancear seus deveres entre proprietários ou acionistas e empregados, que deles esperam orientação e liderança. Outra área de problemas éticos é a preocupação com questões de privacidade.

21 Consumidores O papel mais importante de qualquer empresa é satisfazer o consumidor. Tem que levar em conta não só suas necessidades imediatas mas seus desejos de longo prazo. Freqüentemente as empresas fazem recalls. Dilemas ambientais e o conflito com a geração de empregos.

22 MARKETING E CONTABILIDADE
Todas as atividades do Marketing concentram-se em satisfazer os clientes. Pesquisa de mercado, criação de produtos, estabelecimento de preços, promoção e distribuição. Ex. Questionamento da ressonância magnética. Pressões: tempo, reduções de honorários, solicitações de pareceres sob medida por parte de clientes, a respeito de condições financeiras ou para pleitear pagamentos mais baixos de impostos, e concorrência cada vez maior entre profissionais. Questões éticas ligadas à auditoria.

23 Como reconhecer uma questão ética.
Perguntar a outras pessoas que estão no mesmo ramo. Apurar se a empresa adota políticas específicas para essa questão. Reconhecido o problema ético e discutido o indivíduo pode iniciar o processo de tomada de decisão.

24 Uma situação da vida real
Joseph Freberg Cala industrial – Alcon Ellen corretora alugar um carro - imagem de sucesso. Passada a lua de mel estratos vermelhos Vendedores Joezinho por causa da idade, mas vendiam. Descobre que Carl estivera dando comissões a alguns clientes. Ele era genro da vice-presidente. Descobriu que três de seus dez subordinados faziam a mesma coisa.

25 Comissões prejudicam a concorrência leal, a qualidade e aumentam os preços.
Prática inaceitável em tempos bons. Chefe: Kathryn – a Predadora Abordou a questão com Carl. Carl eu tiro o dinheiro da minha comissão. Muito perigoso procurar diretamente um vice- presidente. Ellen - Kathryn me escolheu como sua corretora.

26 Questões Quais são os problemas de Joseph? Discuta suas alternativas.
De que outras informações você acha que vai precisar antes de tomar uma decisão? Discuta em que áreas da empresa se situam os problemas éticos nesse caso.


Carregar ppt "QUESTÕES ÉTICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google