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Juliana Caminha Noronha

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Apresentação em tema: "Juliana Caminha Noronha"— Transcrição da apresentação:

1 Juliana Caminha Noronha
Universidade Federal de Itajubá

2 Introdução à pesquisa de marketing
Sumário 1. BATE PAPO - sobre sala de aula 2. ID da disciplina 3. Conceitos fundamentais 4. Cenas dos próximos capítulos

3 Pesquisa de marketing 2. ID da disciplina

4 Compreender e aplicar o processo de pesquisa de marketing
ID# Espírito inovador Pensamento estratégico Quem somos? Tomada de decisão Compreender e aplicar o processo de pesquisa de marketing Habilidades para solução de problemas Capacidade de contextualização Senso crítico Para onde vamos? Introdução à pesquisa de marketing Concepção da pesquisa de marketing Abordagem de pesquisa Método de coleta de dados Formulação de questionários Procedimentos técnicos e ferramentas Pesquisa para 4P`s e demanda

5 Fiat MIO = http://www.fiatmio.cc/
Os números da ação: 1,5 milhão de visitantes 15,3 mil cadastrados de mais de 100 países 10 mil ideias enviadas RESULTADO: + de 3 mil desenhos (FIAT) = Projeto finalizado que fosse não apenas um carro conceito, mas também um carro criado em parceria com o público.

6 Pesquisa de marketing 3. Conceitos fundamentais

7 Por que fazer pesquisa de marketing?
Para pensar... Por que fazer pesquisa de marketing?

8 Propósito da pesquisa de marketing
1. IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E OPORTUNIDADES Ajuda a identificar problemas que não estão na superfície, mas que existem ou irão surgir no futuro 2. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Apoia a resolução de problemas de marketing específicos APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EFICAZES

9 Classificação da pesquisa de marketing
Pesquisa para identificação do problema Pesquisa para solução do problema Potencial do mercado Participação de mercado Pesquisa de imagem Pesquisa de características do mercado Pesquisa de análise de vendas Pesquisa de previsão Pesquisa de tendências nos negócios Pesquisa de segmentação Pesquisa de produto Pesquisa de preço Pesquisa de promoção Pesquisa de distribuição

10 Conceito Identificação, coleta, análise e disseminação de informações, de forma sistemática e objetiva, associada ao uso de informações para melhorar a tomada de decisões relacionadas a identificação e solução de problemas e oportunidades de marketing. (Malhotra, 2006)

11 “ ” Conceito RELEVANTE, ACURADA, TEMPO HÁBIL.
Pesquisa de marketing é parte crítica do sistema de inteligência da empresa Melhorando a tomada de decisão Proporcionando informação: RELEVANTE, ACURADA, TEMPO HÁBIL. (AAKER, KUMAR e DAY, 2006) em

12 O papel da pesquisa de marketing
Grupos de clientes Consumidores Funcionários Acionistas Fornecedores Fatores controláveis Fatores incontroláveis Pesquisa de marketing Produto Preço Promoção Praça/distribuição Economia Tecnologia Concorrência Leis e normas Fatores socio-culturais Fatores políticos Avaliando as necessidades de informações Fornecendo informações Tomada de decisões de marketing Gerentes de Marketing Segmentação de mercado Seleção de mercados alvo Programas de marketing Desempenho e controle

13 Considerações importantes:
1. Pesquisa de marketing serve à tomada de decisão e não simplesmente para avaliação de decisões já tomadas. 2. Empresas podem obter vantagem competitiva pelo uso criativo das informações de mercado. 3. Além de executar a pesquisa e gerar informações é preciso compreender as conseqüências dessas informações. 4. Foco de pesquisa está se estreitando para micromercados. Hyperlink: Pesquisem o conceito de micromarketing NOVO! a internet possibilita o processamento intensivo de dados e colaboração.

14 Ruffles

15 Referências bibliográficas
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Terceira edição - Porto Alegre: Bookman, 2006. AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. Segunda edição - São Paulo: Editora Atlas, 2010. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

16 Pesquisa de marketing 4. Cenas dos próximos capítulos

17 Atribuições  Você já pensou a respeito do tema do plano de negócios?
1. Reflexão: Você já pensou a respeito do tema do plano de negócios? Se sim. BLZ! Se não. Inspire-se... Por quê? *Para unir o útil ao agradável. 2. Formar grupos de 4 pessoas Atividades em classe Projeto de pesquisa de marketing  Próxima aula: abordagem/concepção de pesquisa

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