A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Relações Humanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Relações Humanas
Elton Mayo ( ) Reação às teorias de Taylor e Fayol- • Ênfase nas pessoas • Desenvolveu-se a partir do início da década de 30 • Entender como os processos psicológicos e sociais interagem com o trabalho e influenciam o desempenho Homem racional Homem social

2 Escola Relações Humanas
Idéias Centrais • A Teoria das Relações Humanas se deve aos seguintes fatos: 1. Necessidade de humanizar e democratizar a administração, quebrar o excessivo controle hierárquico 2. Desenvolvimento das ciências humanas e sua aplicação na organização industrial 3. Idéias advindas da filosofia e da psicologia( Kurt Lewin- dinâmicas de grupo) 4. Conclusões da Experiência de Hawthorne: Elton Mayo (1927 e 1933)

3 Escola Relações Humanas
Realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas na fábrica da Western Eletric Company, no bairro de Hawthorne, perto de Chicago, 1927 a 1933 • Coordenação de Elton Mayo A experiência de Hawthorne Grupo de mulheres especialmente selecionadas para a experiência foi colocada numa sala preparada, e o seu comportamento foi cuidadosamente acompanhado, à medida que as condições de trabalho eram alteradas. A descoberta Independente das ações relacionadas às condições de trabalho, melhorando ou piorando-as, a produtividade do grupo,a produtividade individual aumentava; Os integrantes do grupo desenvolveram um moral elevado durante as experiências, o que parecia influenciar positivamente seu desempenho.

4 Escola Relações Humanas
Experimento de Hawthorne (1927 a 1933) • Objetivo inicial: pesquisar a correlação entre a iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção, ou seja, a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores. Conclusão do experimento :demonstrou que entre os fatores mais importantes para o desempenho individual estão as relações com os colegas e os administradores( na época foi revolucionário , nova filosofia de administração, em relação as idéias até então predominantes) O nível de produção depende de normas sociais e da integração do indivíduo em determinado grupo.

5 Decorrências da Teoria das Relações Humanas
• Nova linguagem na administração: – motivação; – liderança; – comunicação; – organização Informal; dinâmica de grupo etc -abordagens participativas -preocupação com a satisfação no trabalho - encorajar espontaneidade dos trabalhadores • São contestados os conceitos clássicos de: – autoridade; – hierarquia; – racionalização do trabalho; – departamentalização - Alto grau de especialização do trabalhador. Contribuiu para construir as bases do enfoque comportamental na administração

6 CRÍTICAS À TEORIA HUMANISTA
Oposição Cerrada à Teoria Clássica Inadequada Visualização dos Problemas das Relações Industriais Concepção Ingênua e Romântica do Operário-(o homem é motivado basicamente por recompensas sociais e simbólicas, pois as necessidades dos ser humano são mais importantes do que necessidade de ganhar dinheiro) Limitação do Campo Experimental Parcialidade das Conclusões Ênfase nos Grupos Informais

7 Diferenças entre as Teorias Clássicas e a das Relações Humanas
Segundo Llatas(2005)

8 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Conceitos Iniciais
• A partir da década de 50 nos EUA • Valorização do comportamento do indivíduo • Estudo do comportamento organizacional • Origens: ciências comportamentais e psicologia organizacional • Tema fundamental: motivação humana

9 Principais Teorias da Motivação Humana
• Teoria da Hierarquia das Necessidades –Maslow( ) • Teoria ERC – Alderfer( ) • Teoria dos Dois Fatores – Herzberg ( ) • Teoria da Realização – McClelland( )

10 Pirâmide de Hierarquia de Necessidades:
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Pirâmide de Hierarquia de Necessidades: Abraham Harold Maslow

11 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO- A hierarquia das necessidades de Maslow -ambiente organizacional
Trabalho criativo e desafiante, Diversidade e autonomia, Participação nas decisões Auto-realização Responsabilidade por resultados, Orgulho e reconhecimento, Promoções Estima Amizade dos colegas, Interação com clientes, Chefe amigável Sociais Condições seguras de trabalho, Remuneração e benefícios, Estabilidade no emprego Segurança Intervalos de descanso, Conforto físico, Horário de trabalho razoável Fisiológicas ROSANA LEAL ROSANA LEAL

12 Motivação Necessidades Fisiológicas – necessidades vitais relacionadas à sobrevivência Necessidades Psicológicas – são adquiridas durante a vida, raramente satisfeitas em sua plenitude Necessidades de auto realização – o homem procura gradativamente maiores satisfações e metas mais sofisticadas.

13 TEORIA DA MOTIVAÇÃO Teoria ERC Alderfer
• Variação da teoria da Hierarquia de Maslow Somente três níveis de necessidades de motivação dos funcionários: – Existência (E): combinação dos fatores fisiológicos e de segurança – Relacionamento (R): envolve ser compreendido e aceito por pessoas – Crescimento (C): envolve o desejo de auto-estima e de auto-realização

14 Comparando Maslow com ERC
MASLOW ERC Auto realização Crescimento Estima Relacionamento Sociais Segurança Existência Fisiológicas

15 TEORIA DA MOTIVAÇÃO Teoria dos Dois Fatores – Herzberg
Fatores de Higiene Fatores Motivadores Estado neutro de motivação, satisfação e desempenho: • políticas da empresa e administração; • relacionamento com supervisores e pares; • condições do ambiente e de trabalho; •vida pessoal, status e segurança; subordinados; • principal: salário Geram satisfação no indivíduo • Afetam a satisfação no Trabalho • Incitam indivíduos a desempenho superior • Alto estado de motivação: • realização; • reconhecimento; • responsabilidade; • promoção, progresso; • crescimento. SATISFAÇÃO INSATSIFAÇÃO

16 TEORIA DA MOTIVAÇÃO Teoria da Realização – McClelland
• Conhecida como Teoria das Necessidades Adquiridas: – certas necessidades são aprendidas e socialmente adquiridas. • McClelland classificou essas necessidades em 3 categorias: – Necessidades de realização: são orientadas para tarefas, procuram continuadamente a excelência, apreciam desafios significativos e satisfazem-se ao completá-los, determinam metas realistas e monitoram seu progresso em direção a elas.  -Necessidades de afiliação: desejam estabelecer e desenvolver relacionamentos pessoais próximos e pertencer a grupos, cultivam a cordialidade e afeto em suas relações, estimam o trabalho em equipe mais do que o individual.  -Necessidade de poder:apreciam exercer influência sobre as decisões e comportamentos dos outros, fazendo com que as pessoas atuem de uma maneira diferente do convencional, Gostam de competir e vencer e de estar no controle das situações. 

17 ESCOLA COMPORTAMENTAL Teoria X e Y
Douglas Mc Gregor-( ) -Fez um paralelo entre as concepções da Escola Clássica ( Taylor, Fayol) e o que considerava correto. -A este paralelo denominou: Teoria X e Teoria Y Teoria X- pressupunha que o ser humano era preguiçoso, avesso ao trabalho e que precisava de pressão superior para trabalhar. (um estilo baseado na teoria tradicional excessivamente mecanista e pragmática ) Teoria Y- considerava que o trabalho era tão natural quanto o repouso e que os indivíduo tinham condições de exercer o autocontrole e responsabilidade.( um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano)

18 ESCOLA COMPORTAMENTAL Teoria X e Y
Crença de McGregor As concepções que os dirigentes tem sobre os empregados, tem influência em seu comportamento e determinam o clima das relações. A estratégia proposta por McGregor A Administração deve criar condições (um ambiente organizacional) tais que os membros da organização, em todos os níveis, possam melhor alcançar seus próprios objetivos, dirigindo seus esforços para os objetivos da organização.


Carregar ppt "Escola Relações Humanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google