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Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira

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Apresentação em tema: "Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
EMPREENDEDORISMO Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira

2 Visão - Filion Teoria visionária: ajuda a entender como se forma uma idéia de empresa e quais os elementos que a sustentam. “um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Visão: “imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo”

3 Visão - Filion Três categorias de visão:
Emergente: idéias de produtos ou serviços que queremos lançar Central: resultado de uma ou mais visões emergentes, dividida em externa – lugar que se quer ver ocupado pelo produto ou serviço no mercado e interna – tipo de organização do qual se tem necessidade para alcançá-lo Visões complementares: atividades de gestão sustentadoras da realização da visão central

4 Visão - Filion Elementos de suporte da visão: Conceito de si Energia
Liderança Compreensão do setor Relações Espaço de si

5 Visão – Filion: conceito de si
= auto-imagem, principal fonte de criação pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo. Influencia o desempenho, inclui valores e motivação. Vinculado a pessoas com as quais o indivíduo se identifica, ao contexto. Influencia e condiciona o processo visionário: projetamos o futuro com base no que somos.

6 Visão – Filion: energia
Quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. Influenciada pelo conceito de si e pelos valores determinantes do quanto estamos dispostos a investir em determinado momento. fundamental na formação de condições para o exercício da liderança: líder convence colaboradores e mostra meios de se chegar à visão do futuro. Alvo não é o trabalho, mas o resultado que dele advém: empreendedor está sempre aprendendo

7 Visão – Filion: liderança
“é decorrente do conceito de si, da energia, da compreensão do setor, da visão e das relações”e influencia cada um deles. Exercerá impacto sobre o tamanho e a “faixa” da visão: visão define o alcance da realidade que o líder irá definir. É processo contínuo, realimentado, mutável e depende da evolução do próprio empreendedor e de sua empresa.

8 Visão – Filion: compreensão do setor
Abrir empresa sem conhecer o setor é mais aventura que empreendedorismo. Significa saber: como são estruturadas e como funcionam as empresas que atuam naquele ambiente, como os negócios se processam, quem são os clientes, como se comportam, qual seu potencial, pontos fortes e fracos da concorrência, fatores críticos de sucesso, vantagens competitivas, possíveis reações diante da entrada de novas empresas no mercado,

9 Visão – Filion: compreensão do setor
Conhecer: a tecnologia envolvida, quais as tendências a curto e longo prazo Qual a sensibilidade do setor em relação a oscilações econômicas, políticas de exportação, barreiras à entrada Qual a lucratividade Conhecer fornecedores dos insumos essenciais, necessidades de recursos humanos, formas ideais de sua contratação e desenvolvimento.

10 Visão – Filion: compreensão do setor
Simon: “a intuição na área de negócios é gerada pela aprendizagem através do volume de experiências vividas” “A capacidade do empreendedor de utilizar o lado direito do cérebro para intuir a respeito dos seus negócios será tanto maior quanto maiores forem o grau de aprendizagem e o tempo dedicado à compreensão de um setor”.

11 Visão – Filion: relações
“diga-me com quem pretendes andar e eu te direi quem serás” Mais importante elemento de suporte à visão, influencia com maior intensidade a criação e evolução da visão 1º motivação para empreender: decorre das relações familiares – círculo de relações primárias Percepção das relações como produtos sociais dos quais precisam para melhorar, desenvolver e implementar sua visão

12 Visão – Filion: relações
Com o tempo: pessoas motivadas a abrir empresa criam idéias de produtos a partir da experiência – idéias não passaram por validação Empreendedor procura pessoas, obtém informações para aprimorá-la, testá-la, verificar se poderá ser um bom negócio. Altera idéia inicial, descobre ou inventa novos processos de produção, distribuição ou vendas, procura outras pessoas...processo contínuo de busca de novas relações, processo interativo

13 Visão – Filion: relações
Idéias iniciais = visões emergentes. Se prosseguir, empreendedor sente que encontrou forma final do produto/serviço e já sabe para quem vai vendê-lo. Dá corpo à visão central: Externa: mercado alvo do produto/serviço, seus clientes, concorrentes, fornecedores, análise do ambiente macro Interna: montagem e organização da empresa. Visões complementares indicam necessidades de gerenciamento da empresa.

14 Visão – Filion: relações
Nesse ponto a experiência própria ou a capacidade de tecer relações na área irão definir o nível de erros no processo gerencial do novo empreendimento. Importantes: relações externas e internas à empresa, base de seu sucesso Atenção do empreendedor à gestão de seu sistema de relações parece ser determinante para formar uma visão central coerente.

15 Visão – Filion: espaço de si
Espaço psicológico individual de cada um, extensão na qual está localizado o conjunto evolutivo e operacional do conceito de si. Implica a distância psicológica que, ao mesmo tempo, nos separa e nos liga aos outros. Reflete costumes e resulta em compromissos sociais e conjunto de convenções formais e informais que regem as relações humanas.

16 Visão – Filion: espaço de si
Empreendedor potencial larga sua família, muda de região para estabelecer espaço que lhe permita evoluir em seus próprios termos. A empresa é o fator mais determinante para explicar a maneira como se formará, e em seguida evoluirá o conceito de si. Futuro empreendedor = líder: precisa de um mínimo espaço para crescer.

17 Visão – Filion: espaço de si
A aprendizagem está muito ligada ao conceito de si que se exprime no interior do espaço psicológico de cada um, ou pelo espaço de si percebido e depois criado. Permite exprimir a intensionalidade: maneira como alguém se vê agora e no futuro – elementos que alimentam a raiz do sistema empreendedorista. empreendedor fundador e os dirigentes estabelecem zonas do espaço de si e da cultura colocada em prática, transferindo para os outros o modelo, o construto do espaço de si que soube estabelecer para si próprio.

18 Visão – Filion: espaço de si
O espaço de si desejado e colocado em prática pelo empreendedor para o coletivo de sua empresa não é sempre uma extensão linear e conforme do espaço de si que ele definiu para si próprio. Nele interferem os tipos de pessoas selecionadas pelo empreendedor para colaborar.

19 OPORTUNIDADE “Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. (provérbio chinês) Identificação de oportunidade: papel central na atividade empreendedora. Atrás de uma oportunidade existe sempre uma idéia. Idéias são diferentes de oportunidades. Não saber distingui-las pode ser causa de insucesso entre empreendedores iniciantes.

20 OPORTUNIDADE idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. Tem algo de novo e atende a uma demanda dos clientes representando um nicho de mercado. É atrativa, tem potencial para gerar lucros, surge em momento adequado a quem irá aproveitá-la – o que a torna pessoal – é durável e baseia-se em necessidades insatisfeitas.

21 OPORTUNIDADE É preciso ter condições para desenvolvê-la:
Capacidade de buscar recursos financeiros, tecnológicos e humanos E saber gerenciá-los. Processo visionário: descreve a busca de oportunidades Compreensão do setor: antecede e alimenta a capacidade de identificá-las.

22 OPORTUNIDADE Idéia: gerada em estado de paixão
Criador não tem distanciamento para avaliá-la Idéias submetidas a processo de validação: instrumento: plano de negócios

23 OPORTUNIDADE Empreendedor precisa de ajuda:
Deve abrir a empresa somente se conseguir provar a si mesmo que sua visão tem alto potencial de sucesso. O risco que está disposto a assumir define o quanto acredita em sua idéia. Não apenas a solução tecnológica de vanguarda será suficiente para o sucesso comercial do produto que não é definido pelo seu valor intrínseco, mas pelo valor que agregará ao seu consumidor.

24 OPORTUNIDADE: características
Surgem a partir de desejos e necessidades insatisfeitos Estão em qualquer lugar, são simples em sua concepção São presente para mente preparada Exigem grandes esforços Devem se ajustar ao empreendedor São atraentes, duráveis e têm hora certa São alvos móveis, fagulhas que detonam a explosão do empreendedorismo Boas oportunidades são menos numerosas que idéias Identificá-las representa desafio

25 Como identificar a oportunidade?
Munir de estrutura de pensamento sistemática e visionária que lhe permita estabelecer alvos e os meios para atingi-los. Foco: permite pensar no futuro produto, serviço e atividade. Sensibilidade para perceber novas necessidades de mercado, mudanças e tendências Dedicação Intuição na área de empreendedorismo: imersão, contato com cliente, pesquisa e contato com cliente.

26 Como identificar a oportunidade? meios
Brainstorming Estudos de áreas geográficas, de setores e de indústrias específicas Estudos de recursos renováveis e não renováveis, do ambiente tecnológico Análise de pauta de importações, de transformações e tendências de mercado Mercados emergentes Desenvolvimento de hábitos prospectivo e pró-ativo Análise de setores/empresas como cadeia de processos ou unidades de negócios e de movimentos demográficos

27 Empreendedorismo e criatividade
Idéia depende de um empreendedor para se transformar em um negócio de sucesso. Uma grande idéia geralmente surge depois de muito trabalho Desenvolver uma idéia de negócio não é processo linear Plano de negócios: analisa o potencial de lucro oferecido por uma idéia

28 Empreendedorismo e criatividade
Criatividade pode ser aprendida Conteúdos intelectuais, rigor lógico e pressões sociais são ameaça ao pensamento criativo Pode ser desenvolvida através da intuição Intuição: subproduto de treinamento e experiências estocadas como conhecimento. Vinculada à experiência, pode ser aprendida

29 Empreendedorismo e criatividade
Característica do especialista: habilidade de reconhecer grande número de sinais ou indicações presentes em qualquer situação e, depois, recuperar da memória informações sobre o que fazer quando esses sinais específicos são encontrados. Assim, podem responder com agilidade a situações novas, com grande precisão.

30 Empreendedorismo e criatividade
Grupo: pode gerar nível de criatividade maior que um indivíduo Criatividade é inibida por bloqueios mentais Fontes de idéias: negócios existentes, licença de produtos, revistas, feiras, empregos anteriores...

31 Empreendedorismo e criatividade
Avaliação de oportunidades: compatibilidade e adequação às características do empreendedor, confrontação de exigências sugeridas pela oportunidade com as forças e fraquezas individuais, análise de ameaças e situações favorecedoras da oportunidade.


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