A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A teoria visionária de Filion Profa. Marli. VISÃO É uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A teoria visionária de Filion Profa. Marli. VISÃO É uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim."— Transcrição da apresentação:

1 A teoria visionária de Filion Profa. Marli

2 VISÃO É uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo Três (3) categorias de visão: 1.Emergente – (idéias de produtos e serviços que queremos lançar) 2.Central – (resultado de uma ou mais visões emergentes) que se divide em visão externa = lugar que se quer ver ocupado, e visão interna = o tipo de organização do qual se tem necessidade para alcança-lo. 3.Complementares – atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central. Oficina do empreendedor, F. Dolabela – cap.4

3 Três categorias de visão VISÃO CENTRAL Externa Interna Visões emergentes Visões complementares Visões complementares Fonte: Filion (1991)

4 Alguns elementos que funcionam como suporte à formação da visão. Conceito de si: auto-imagem que irá influenciar no desempenho do indivíduo. Energia: quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. Liderança: capacidade de visualizar algo, estabelecer objetivos, critérios e metas, e concretizar essa visão, utilizando-se do seu poder de influência. Compreensão do Setor: conhecer todos os fatores que envolvem o setor de atuação. Relações: rede de relacionamento do empreendedor: 1ª família; 2ª Amizades do setor e 3ª relacionamentos realizados através de feiras, cursos, viagens, etc...

5 Elementos de suporte do processo visionário Compreensão do setor Visão Relações Conceito de si Energia Liderança Fonte: Filion (1991)

6 Etapas do processo visionário Planejar Imaginar e definir um contexto organizacional Identificar um interesse por um setor de negócios Compreender um setor de negócios Descobrir uma oportunidade Visar um nicho de forma diferenciada Fonte: Filion (1991)

7 O processo de desenvolvimento da visão Pass o FaseConteúdoCategoria da visão Requisito exigido 1 Embrião Idéia do produto e/ou serviço EmergenteImaginação 2 Desenvolvimento Estudos: de mercado, produto, viabilidade EmergenteReflexão 3 Forma Idéias de empresaCentralAvaliação, bom senso 4 Alvo Objetivos precisos a serem alcançados ComplementarConcentração

8 Dolabela, F. Oficina do empreendedor 5ª. edição, Ed. Cultura, SP., 2003


Carregar ppt "A teoria visionária de Filion Profa. Marli. VISÃO É uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google