A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais."— Transcrição da apresentação:

1 Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.

2 .  Baixo desempenho das escolas em ensinar os estudantes a ler.  Avaliações internacionais (PISA) e nacionais (SAEB, Prova Brasil) demonstram fraco resultado.  Prova Brasil 2007: Constatou-se que em apenas 5 capitais os resultados apontavam para uma melhoria em relação às baixíssimas médias obtidas em avaliação anterior.

3  Autores defendem que fraco resultado se deve aos alunos estarem sendo pouco ajudados em avançar no entendimento da leitura.  Sendo ensinadas poucas habilidades envolvidas na compreensão de textos.

4 Objetivo da avaliação  Criado para diagnosticar precocemente as aprendizagens dadas aos estudantes nos primeiros anos letivos.  Concebido como resposta às necessidades de melhor delimitação das metas de aprendizagem.

5  Visa ao diagnóstico das aprendizagens efetivamente realizadas pelos alunos no 2º ano escolar.  Monitoramento precoce das aprendizagens tornou-se uma exigência.  Impulsionar debates sobre a necessidade de limitação dos conhecimentos relativos à alfabetização.

6  Provinha Brasil pode servir como subsídio para definição de políticas de formação de professores e políticas de seleção de recursos didáticos.  Para que o impacto da avaliação seja maior é importante informar diagnóstico individual do aluno em cada umas das avaliações.

7 Estudo de caso  Realizado na cidade de Camaragibe/PE.  Item relevante identificado após projeto piloto foi a necessidade de acelerar o processo de apropriação do sistema alfabético.

8 .  Após implantação do Provinha Brasil e processo de formação continuada, os dados coletados demonstraram melhoras no número de crianças alfabetizadas mais precocemente.  Os resultados se relacionam com o investimento realizado pela Secretaria de Educação na elaboração da proposta curricular com metas estabelecidas e na realização de um trabalho de formação de professores com discussão sobre a construção de práticas efetivas de alfabetização.

9 Conclusões  Um olhar investigativo para as escolas que apresentam bons desempenhos, após o Provinha Brasil, pode levantar aspectos importantes sobre a gestão escolar e as práticas docentes, que venham a constituir objeto de debate em espaços de formação continuada.  O atual quadro de incertezas sobre como alfabetizar, ainda reinante em nosso país, faz com que apostemos na necessidade de assegurarmos aos docentes seu direito à formação continuada.

10 Conclusões  Direito e necessidade, para cuja efetivação instrumentos que auxiliem a diagnosticar o aprendizado real de nossos estudantes podem contribuir, ajudando a construir práticas de ensino mais inclusivas, que atendam à inevitável diversidade dos que aprendem.  Rômulo Bandeira Motz


Carregar ppt "Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google