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Conteúdo Programático

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Apresentação em tema: "Conteúdo Programático"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Programático
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. O que é administração de empresas 1.2. As empresas 2. CONTEXTO ORGANIZACIONAL 2.1. O ambiente das empresas 2.2. A tecnologia e sua administração 2.3. Estratégia Empresarial 3. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 3.1. Planejamento estratégico 3.2. Planejamento tático 3.3. Planejamento operacional 4. ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 4.1. Desenho organizacional 4.2. Desenho departamental 4.3. Modelagem do trabalho 4.4. Gerência 4.5. Supervisão 5. CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL 5.1. Controle estratégico 5.2. Controle tático 5.3. Controle operacional 6. ESTUDOS DE CASO

2 Cronograma de Aulas Semana n°. Tema
1 Apresentação do plano de ensino e aprendizagem. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: O que é administração de empresas 2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: As empresas 3 CONTEXTO ORGANIZACIONAL: O ambiente das empresas 4 CONTEXTO ORGANIZACIONAL: A tecnologia e sua administração 5 CONTEXTO ORGANIZACIONAL: Estratégia Empresarial 6 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: Planejamento estratégico 7 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: Planejamento tático / ESTUDO DE CASO 8 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: Planejamento operacional 9 Avaliação Parcial 10 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Desenho organizacional 11 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Desenho organizacional 12 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Modelagem do trabalho 13 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Gerência 14 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Supervisão 15 CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL: Controle estratégico 16 CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL: Controle tático / ESTUDO DE CASO 17 CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL: Controle operacional 18 Prova Escrita Oficial 19 Revisão e preparação para a avaliação substitutiva 20 Prova Substitutiva

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4 Os Fundamentos da Administração
Ao longo de toda a história, o ser humano sempre inventou maneiras de melhor aplicar seus esforços para , assim,conseguir melhores resultados de suas ações.É isso ficou evidente a partir do momento em que aprendeu a reunir forças, juntar pessoas,ideias e experiências e passar a trabalhar em conjunto .Foi a etapa em que o ser humano inventou a organização – o motor do desenvolvimento econômico e social que permitiu chegarmos ao mundo moderno - o carro chefe da inovação e da transformação da sociedade contemporânea.

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6 Conceito da Administração
1.1 O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência.

7 Os Fundamentos da Administração
Além disso, as organizações operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo que influência o ambiente das organizações : Tecnológicos Políticos Fatores econômicos Demográficos Sociais Legais Culturais

8 Administração como ciência, técnica e arte

9 Abaixo estão algumas conceituações de administração de vários autores:
Administração é processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por meio de pessoas e outros recursos organizacionais. Administração é o processo de planeja, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.

10 Continuidade... Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho. Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente através do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais. Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização como de seus membros.

11 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
É o processo de planejar,organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos . Processo administrativo Planejamento Organização Controle Direção

12 Conceito atual de Administração

13 Rápida História da Teoria da Administração

14 Continuidade...

15 As seis variáveis da Administração

16 Definição

17 As Empresas As empresas representam um tipo especial de organização: a organização focada no lucro Não existem duas empresas iguais,pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Existem empresas dos mais diversos ramos de atividade utilizando diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos e que são vendidos e distribuídos de maneiras diferentes para os mais diversos mercados,a fim de serem utilizados pelos mais diferentes consumidores.

18 Continuidade... Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações. 1- Razões sociais: as pessoas se organizam por causa dessa necessidade de estar juntas e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender. 2- Razões materiais: as pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente não conseguiriam,que são : Aumento de competências e habilidades. Compressão de tempo. Acúmulo de conhecimento. 3- Efeito sinergístico: as organizações apresentam um efeito multiplicador das interações entre seus membros. Paginas 38 e 39

19 Continuidade...

20 Organizações Lucrativas e não Lucrativas
As organizações podem perseguir objetivos Lucrativos ou não Lucrativos. Existem organizações que não incluem obrigatoriamente o lucro como objetivo. Pagina 40

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25 Porque as Organizações são necessárias?
As Organizações servem à sociedade. - Padaria e Polícia. As Organizações realizam objetivos. - Transportadora e Fábrica de Calçados. As Organizações desenvolvem o conhecimento. - Tecnologia e pesquisa. As Organizações proporcionam carreiras. - Emprego e empreendedorismo.

26 Rápida História das Organizações
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29 Pagina 44

30 Pagina 45

31 Características das Empresas
1. As Empresas são orientada para o lucro: 2.As Empresas assumem riscos: 3. As Empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios: 4.As Empresas são geralmente avaliadas sob um ponto de visa contábil: 5. As Empresas são geralmente avaliadas sob um ponto de vista social: 6. As Empresas devem ser reconhecidas como negócios: 7. As Empresas constituem propriedade privadas. Paginas 45 e 46

32 EMPRESAS COMO SISTEMAS ABERTOS
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36 Pagina 48

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38 OS NÍVEIS DAS EMPRESAS Paginas : 50-54

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43 Página 57

44 ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL
No entanto, não bastam apenas os níveis organizacionais em termo de estrutura. Além disso, as empresas requerem uma conjunção de crenças, idéias, princípios e valores que lhe dão consistência e Identidade própria. Pagina 57

45 Missão Organizacional
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46 Pagina 60

47 Princípios e Valores Organizacionais
Valores são as crenças e as atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre as pessoas e as empresas. Pagina 61

48 Visão Organizacional Enquanto a missão trata da filosofia básica da organização, a visão serve para vislumbrar o futuro que se deseja alcançar. Paginas 62 e 63

49 Pagina 64

50 Objetivos das Empresas
Do conceito de visão organizacional decorrem os objetivos globais da empresa. Objetivos são estados desejáveis que se pretende alcançar. Enquanto o objetivos não é alcançado, ele constitui um alvo, uma meta desejada. Os objetivos básicos de um negócio podem ser assim expressos: O Lucro: O serviço/Produto ao cliente : A responsabilidade social: Pagina 64

51 Pagina 66

52 RECURSOS DAS EMPRESAS Toda empresa necessita de recursos para poder funcionar e alcançar objetivos. Os recursos são os meios empregados para possibilitar as ações e as operações da empresa e proporcionar eficiência e eficácia no alcance dos resultados desejados. Pagina 68

53 Classificação dos Recursos Empresarias
Pagina

54 Pagina 72

55 PAPEL DA EMPRESA Mas, afinal, qual é o papel da empresa? Quais são as exigências que se faz uma empresa? Na verdade, a empresa precisa desempenhar simultaneamente vários papéis: Pagina 73

56 O CONTEXTO EM QUE AS EMPRESAS OPERAM
Para melhor conhecer uma empresa, há de se conhecer o contexto em que ela está inserida. 88

57 O Ambiente das Empresas
Para conhecer uma empresa, deve-se compreender também o contexto no qual ela está inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; é tudo aquilo que está situado fora dela. As empresas são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente às mutáveis circunstâncias ambientais, a fim de alcançar objetivos. 93

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59 Mapeamento Ambiental É a maneira como a empresa faz a sondagem ambiental para compreender e integrar o ambiente em que está inserida. O mapeamento ambiental, contudo, esbarra em três dificuldades: Seleção ambiental Percepção Limites da empresa. 94

60 Seleção Ambiental As empresas não são capazes de absorver e compreender todas as condições variáveis e mutáveis do ambiente de uma só vez, principalmente pelo fato de que algumas delas estão sujeitas a múltiplas influências que as empresas não podem sequer visualizar, em tender, prever ou controlar. 95

61 Percepção Ambiental Além disso, as empresas percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações. 94

62 Limites ou Fronteiras São as linhas imaginárias que definem o que é a empresa e o que é o ambiente.Servem para delimitar ou separar a empresa do contexto ambiental que a envolve. 95

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64 AMBIENTE GERAL O ambiente é extremamente multivariado e complexo: as empresas vivem em um mundo humano social, político e econômico em constante mudança. 1 Variáveis tecnológicas; 2. Variáveis políticas; 3. Variáveis econômicas 4. Variáveis legais; 5. Variáveis sociais; 6. Variáveis demográficas; 7. Variáveis ecológicas. 96

65 AMBIENTE DE TAREFA Enquanto o ambiente geral influência genericamente todas as empresas, o ambiente de tarefa é específico e singular em cada empresa. O ambiente de tarefa da empresa é constituído de quatro princípios: 1. Consumidores; 2. Fornecedores; 3. Concorrentes; 4. Grupos reguladores. 100

66 DINÂMICA AMBIENTAL Cada empresa está sujeita a influências e condições exteriores provindas do ambiente, independentemente das influências e condições interiores provocadas pela sua tarefa e ramo de atividade e pela tecnologia que utiliza para realizar sua tarefa. 103

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71 ANÁLISE AMBIENTAL Ao lida com o ambiente, a empresa passa a lidar com a incerteza e com a imprevisibilidade. Toda empresa faz parte do seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos da empresa(nível operacional) estão relacionados com os aspectos internos da organização, a atividade principal nos níveis mais elevados(nível institucional) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. 108

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73 Reconhecimento do ambiente de tarefa
O reconhecimento do ambiente de tarefa corresponde ao primeiro passo de uma análise ambiental: 1. Quais são os clientes (reais e potenciais) da empresa? 2. Quais são os fornecedores (reais e potenciais) de seus recursos? 3. Quais os concorrentes para sua entradas e saídas? Quais as agências regulamentadoras ( reais ou potenciais) ? 109

74 Estratégia Empresarial
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente: Realocar, Reajustar e Reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente de tarefa.

75 Estratégia é: Movimento integrado, Manobrabilidade, Mudança, Ação,
Reação Pró-ação tudo isso reunido e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

76 Noções de Estratégia A noção de estratégia surgiu da atividade militar desde os tempos de Sun Tzu, há 2500 anos, passando por Clauzewitz e chegando aos tempos atuais. O antigo conceito militar define estratégia como a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo .

77 Em termos empresariais, a estratégia é “a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando a atingir objetivos em longo prazo.

78 A tática é um esquema específico de emprego de alguns recursos a partir de um estratégia geral.
No plano militar, uma mobilização de tropa é uma tática dentro de uma estratégia mais ampla. No plano gerencial, o orçamento anual ou o plano anual de investimento é um plano tático dentro de uma estratégia global a longo prazo.

79 Abordagens da Estratégia

80 Componentes da Estratégia Empresarial

81 Busca da vantagem Competitiva
Variedade de produtos e serviços: Atendimento às necessidades de uma determinado grupo de consumidores: Particularidade de modalidades de acesso:

82 Planejamento Estratégico
Denning apresenta uma conceito clássico de estratégia empresarial como a determinação da futura postura da empresa, com especial referência à sua postura quanto aos seus produtos/mercados, sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e sua relações com seus executivos, seus empregados e certas instituições externas.

83 Para ele o Planejamento Estratégico é elaborado com base em três atividades básicas:

84 Articulação Estratégica
À estratégia está mergulhada em uma multiplicidade de fatores e componentes internos e externos, muitos deles situados fora da compreensão, do controle e da previsão da empresa.

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86 Tipos de Estratégias Empresarias

87 Desdobramento Estratégicos

88 Avaliação da Estratégia Empresarial

89 Administração da Estratégia
Pode ser definida como a função da administração de topo- pois é tratada no nível institucional da empresa –que analisa, desenvolve e modifica os processos internos e externos da empresa para torná-las eficiente e eficaz sob condições constantemente mutáveis.

90 Eficiência e Eficácia

91 Processo Administrativo

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