A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática Docente ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática Docente ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS."— Transcrição da apresentação:

1 Prática Docente ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS

2 EMENTA: é o resumo do conteúdo de uma disciplina. PROGRAMA: deve ser elaborado a partir da ementa; consta de: identificação, ementa, objetivos geral e específicos, conteúdos (desmembramento da ementa), procedimentos e recursos didáticos, atividades discentes, avaliação, referências. CONCEITOS BÁSICOS

3 É elaborado de acordo com a ementa e com o programa; representa a forma do/a educador/a organizar o seu ensino e é fundamentado nos pressupostos que orientam a ação docente, com o plano, o/a educador/a começa a dar vida à ementa e ao programa. O plano de ensino pode ser de 3 tipos: Plano de disciplina Plano de unidade Plano de aula PLANO DE ENSINO:

4 É a previsão do trabalho docente e discente para o semestre/ano letivo; visa a organizar o ensino de modo a promover a aprendizagem do aluno e o bom desempenho do professor. Pode ser elaborado distribuindo todo o conteúdo ao longo do semestre/ano ou distribuindo o conteúdo por unidades fazendo um plano de disciplina dividido em unidades de ensino. 1- PLANO DE DISCIPLINA:

5 Componentes: Identificação Ementa Objetivo(s) geral(ais) e específico (s) Conteúdo programático Procedimentos metodológicos Recursos Atividades discentes Avaliação Referências básica e complementar

6 2- PLANO DE UNIDADES: Organização de partes da ação pretendida no plano de disciplina Componentes: IDENTIFICAÇÃO UNIDADE I: assunto, carga horário(CH); objetivo da unidade Objetivos específicos ConteúdosDia/CHProcedimen- tos Recursos

7 Especificação e operacionalização do trabalho docente cotidiano; inclui as atividades discentes. Componentes: Identificação Objetivo(s) operacional(ais) Conteúdo Procedimentos metodológicos Recursos Atividades discentes Avaliação da Aprendizagem Bibliografia básica e complementar 3- PLANO DE AULA:

8 Plano, empreendimento, elaborado para estudar um determinado tema, situação, problema; pode integrar uma ou mais disciplinas, ou setores externos à sala de aula. IDENTIFICAÇÃO (quem?) Instituição: Turno: Período: Disciplina: Professor: PROJETO DE ENSINO

9 TEMA: Duração: JUSTIFICATIVA (por quê?) OBJETIVOS (para quê, para quem?) CONTEÚDOS (o quê?) Envolve conhecimentos relativos a uma ou mais áreas?

10 PROJETO DE ENSINO Componentes: IDENTIFICAÇÃO TEMA: JUSTIFICATIVA OBJETIVOS CONTEÚDOS METODOLOGIA RECURSOS ATIVIDADES DISCENTES AVALIAÇÃO REFERÊNCIAS CRONOGRAMA OBSERVAÇÕES ANEXOS (materiais complementares)


Carregar ppt "Prática Docente ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google