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Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.

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1 Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6 Prof. Dr. Fernando Sarti Instituto de Economia - NEIT - UNICAMP 11 de Setembro de 2009

2 Estratégias de Diversificação  Condições de Entrada:  Atratividade  Atratividade  Custo de Entrada  Custo de Entrada  Validade  Validade  Estratégias Corporativas de Diversificação:   Gerência de Carteira   Gerência de Carteira   Reestruturação   Reestruturação   Transferência de Habilidades e Competências   Transferência de Habilidades e Competências   Compartilhamento de Atividades

3 Internacionalização Produtiva e Comercial Características atuais Fonte: UNCTAD

4 Estratégias de Internacionalização  Por que as empresas se internacionalizam?  Como as empresas se internacionalizam?  Estratégias de internacionalização: reação ao aumento da concorrência global

5 Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam? Acumular capital: expandir mercados, faturamento, lucratividade Reduzir riscos operacionais: diversificação Aumentar eficiência, através de ativos estratégicos: — acesso a insumos mais baratos e a fontes de matérias primas — tecnologia — cooperação estratégica (com rivais, com fornecedores, com clientes) Enfrentar o acirramento da concorrência global: rivalidade oligopólica Complementaridade IDE-comércio exterior

6 Elementos que determinam a decisão da firma se internacionalizar − Vantagens de propriedade − Vantagens de localização − Vantagens de internalização Detenção de vantagem competitiva sobre firmas locais e outros concorrentes (e.g. ativos tecnológicos, marca, economias de escala) Localizar-se no exterior gera maior capacidade de acumulação do que operando domesticamente (e.g. menores custos de produção ou de transporte) Quando o comando proprietário da operação internacional aporta mais vantagens do que a cessão de direitos para terceiros através de contratos (e.g. evitar mal uso da marca ou apropriação de tecnologia) Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam?

7 Formas básicas –Exportações –Formas contratuais –Investimento direto Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam?

8 Como as empresas se internacionalizam? Formas básicas: Investimento Direto Estrangeiro (IDE) Economicamente viável quando vigoram tanto vantagens de localização quanto de internalização Formas de IDE –Greenfield: operação nova, com instalação de novas unidades produtivas ou de prestação de serviços –F&A: aquisição de operações já existentes (plantas, marcas, empresas em geral), menor impacto multiplicador do investimento –Joint-venture: cooperação proprietária com parceiro local ou outro competidor/parceiro estrangeiro, alianças estratégicas

9 Como as empresas se internacionalizam? Formas básicas: Investimento Direto Estrangeiro (IDE) Vantagens –Maior rentabilidade potencial –Maior controle sobre operações –Jump-the-tariff (ex: AL nos 50’s; Gerdau) –Maior conhecimento do mercado local Desvantagens –Vulnerável a riscos políticos e outras regulamentações (ex: Petrobras) –Maiores custos de investimento –Maior complexidade custos de gestão

10 Como as empresas se internacionalizam? Vantagens e formas de internacionalização: uma síntese PropriedadeInternalizaçãoLocalização ExportaçãoSimSimNão Formas contratuais SimNãoNão IDESimSimSim

11 Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 50-70: concorrência multidoméstica –Crescimento acelerado, principalmente na Europa e no Japão –Generalização do padrão de produção e consumo dos EUA para o resto dos países desenvolvidos –Investimentos de ETN Americanas na Europa e nos países em desenvolvimento –Investimentos de ETN Européias nos EUA e nos países em desenvolvimento –Filiais eram réplicas em miniatura da matriz –Baixo grau de integração entre as várias filiais: tecnologia e finanças –Estratégias das filiais eram relativamente autônomas

12 Estratégias de internacionalização Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 70-80: mudanças em curso –Impactos da globalização: necessidade de reforçar os ativos específicos à propriedade; aumentar ao máximo o retorno sobre esses ativos e racionalizar a estrutura de recursos existente –Difusão de acordos de colaboração tecnológica –Fusões e aquisições –Especialização e focalização –Terceirização, subcontratação –Maior internacionalização, porém agora com uma nova forma de organização –Generalização do padrão de produção e consumo dos EUA para o resto dos países desenvolvidos –Investimentos de ETN Americanas na Europa e nos países em desenvolvimento –Investimentos de ETN Européias nos EUA e nos países em desenvolvimento –Filiais eram réplicas em miniatura da matriz –Baixo grau de integração entre as várias filiais: tecnologia e finanças –Estratégias das filiais eram relativamente autônomas

13 Estratégias de internacionalização Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 90: concorrência global –Nessa etapa da concorrência, as filiais são muito mais integradas, sendo geridas de maneira mais coordenada e centralizada; –As funções corporativas em cada filial são interdependentes e devem responder à estratégia de valorização de recursos em nível mundial; –Estimulam-se a formação de redes de empresas e de sistemas internacionais de produção.

14 Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias no Paradigma Eclético –Resource-seeking: plataformas de exportação –Market-seeking: concentrar vendas no mercado receptor –Efficiency-seeking e strategic-asset-seeking: estratégias para aumentar eficiência global

15 Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias de Governança e Posicionamento na Cadeia de Valor (UNCTAD) –Governança –Proprietária –Mista –Outsourcing –Posicionamento –Tecnologia (design, P&D, práticas organizacionais, tecnologia de produto e/ou processo, treinamento) –Produção (logística de compras, módulos e sistemas, montagem, qualidade, gestão de estoques) –Marketing (logística de distribuição, força de vendas, propaganda, gestão da marca, serviços pós venda)

16 Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias de Governança e Posicionamento na Cadeia de Valor (UNCTAD) Uma TIPOLOGIA possível TecnologiaProduçãoMarketing ProprietáriaIntel MistaToyota OutsourcingNike

17 Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: estratégias recentes de empresas brasileiras  Liderança Global (Petrobrás, Vale, Embraer, Friboi)  Market-seeking  Tariff-Jumping (Gerdau, Usiminas)  Proximidade a clientes (Marcopolo, WEG, Sabó)  Canais de Distribuição (Sadia, Perdigão)  Fixação de Marcas (Alpargatas, Natura)  Redução de Custos (Azaléa, Coteminas)


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