A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Effects of Dietary Sodium Reduction on Blood Pressure in Subjects With Resistant Hypertension Eduardo Pimenta, Krishna K. Gaddam, Suzanne Oparil, Inmaculada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Effects of Dietary Sodium Reduction on Blood Pressure in Subjects With Resistant Hypertension Eduardo Pimenta, Krishna K. Gaddam, Suzanne Oparil, Inmaculada."— Transcrição da apresentação:

1 Effects of Dietary Sodium Reduction on Blood Pressure in Subjects With Resistant Hypertension Eduardo Pimenta, Krishna K. Gaddam, Suzanne Oparil, Inmaculada Aban, Saima Husain, Louis J. Dell’Italia, David A. Calhoun Departamento de Nefrologia Londrina, 2009 Marcos Alfredo de Andrade Pires Sammyr Elias Abrão

2 Introdução  Estudos observacionais e ensaios clínicos realizados em populações gerais demonstram que a ingesta elevada de sal está relacionada ao aumento dos níveis pressóricos.  Em pacientes previamente hipertensos esta relação parece ser ainda mais evidente.  Ensaios clínicos demonstram que 20 a 30% dos pacientes hipertensos podem ser resistentes ao tratamento anti-hipertensivo com várias drogas ( mais que 3 drogas). Demonstrando que a hipertensão resistente é um problema comum.  Apesar de estudos prévios, não havia nenhum estudo que examinasse o papel do sódio em pacientes com hipertensão resistente.  O objetivo do presente estudo é determinar o efeito da restrição sódica na pressão arterial de pacientes com hipertensão resistente.

3 Métodos  Indivíduo: Foram selecionados pessoas encaminhadas para a Universidade de Alabama em Birmingham (UAB) na Clínica de Hipertensão ( hipertensão resistente).  Os pacientes selecionados assinaram o termo de consentimento informado.  Foi definido como hipertensão resistente a hipertensão não controlada (PAS >140mmHg ou PAD > 90mmHg) aferida em 2 ou mais consultas, apesar do uso de 3 ou mais medicações anti-hipertensivas nas doses farmacológicas efetivas.  Todos os pacientes estavam em regime terapêutico estável, incluindo um diuretico tiazídico, por no mínimo 4 semanas antes de selecionados,  Nenhuma medicação foi descontinuada antes da avaliação,  Foram realizados 3 medidas, de acordo com as normas do AHA guidelines, em cada consulta sendo utilizado a média das 2 últimas medidas para a analise.

4  Todos foram submetidos a um monitoramento não-invasivo (MAPA) (Suntech).  Foram monitoradas e anotadas as PAS e a PAD a cada 20 min durante o dia e a cada 30 min à noite.  Os dados ambulatoriais incluídos na análise foram aqueles em que o período de acompanhamento foi maior ou igual a 20 horas e não houve períodos maiores que 2 horas sem aferições.  Os indivíduos com história de doença aterosclerótica, ICC, diabéticos insulino-dependentes foram excluídos do estudo.  Pacientes que apresentavam PA> 160/100mmHg na triagem foram excluídos e impedidos de participar do trabalho devido o risco de aumento severo da PA durante o período de dieta com ingesta elevada de sal. Métodos

5  O protocolo consistiu de uma avaliação de 4 semanas, adotado um studo randomizado e transversal.  Na primeira semana os pacientes foram escolhidos aleatoriamente para adotar uma dieta com alta ou baixa ingesta de sal.  Nas 2 semanas seguintes, todos eles voltaram à sua dieta habitual,  E, na última semana a dieta adotada foi de caráter oposto àquela adotada na primeira semana.  Todas as refeições com baixo teor de sal (50 mmol de sódio/dia), inclusive os lanches foram providenciados pela equipe de nutrição da General Clinical Research Center.  Dois tipos de refeições com diferentes distribuições calóricas (2000 e 2500) foram oferecidas. Estas continham propoções diferentes de gorduras, carboidratos, proteínas, potássio, cálcio, magnésioe fósforo. Desenho do estudo Métodos

6  A proporção de macronutrientes foi similar à dieta típica americana.  A quantidade de calorias foram direcionadas ao biotipo dos participantes.  A quantidade de sodio foi levemente menor do que os 65 mmol atualmente recomendados para pessoas consideradas “sensíveis ao sal” (negros, pessoas idosas ou de meia idade, hipertensos, diabéticos e renais crônicos).  Quantidades de sal foram adicionadas às refeições daqueles em uso de dieta com alto teor de sódio com intuito de atingir níveis acime de 250 mmol/d.  Peso, PA, MAPA, avaliação bioquímica, velocidade da onda de pulso (PWV), foram determinados antes de serem randomizados e no final de cada semana após intervenção dietética. Desenho do estudo Métodos

7 Avaliação laboratorial  A análise incluiu : potássio sérico, creatinina, peptídeo natriurétic cerebral (BNP), concentraçõ de aldosterona plasmática e atividade de renina plasmática (PRA). Urina de 24h foi estimada pelo valores de aldosterona (Ualdo), sódio, potássio e creatinina.

8 Métodos Análise de onda de pulso  A análise da velocidade da onda de pulso (PWV) aórtica e o ECG foram estimados pelo tipo de onda obtido das artérias carótida e femoral.  O desenho das ondas emitidas pelas artérias centrais foram obtidos através do formato de onda e pressões encontradas na artéria radial.  Cada ponto de elevação da pressão central aortica reflete um tipo de onda que é reconhecido por um programa de computador, sendo que o grau de aumento é transformado em um índex (Alx), o qual é quantificado em percentis de pulso pressórico aórtico.  O PWV e o Alx são marcadores de resistência arterial.

9 Métodos Análise estatística Os valores são apresentados como sendo SD (?) a não ser que seja provado o contrário.

10 Resultados Treze pacientes foram recrutados e matriculados. Um paciente foi retirado devido ao grande aumento de seus níveis pressóricos quando em uso da dieta hipersódica, totalizando 12 pacientes que completaram o estudo. A idade dos homes variou entre 46 e 65 anos. No geral, os pacientes usavam em média 3,4 +ou- 0,5 drogas antiipertensivas(dentre elas: tiazídicos, IECA,e bloqueadores dos receptores da angiotensina). A média da OS foi de 145,8 +ou- 10,8 / 83,9 +ou- 11,2 mmhg. Todos os pacientes já haviam sido orientados por outros profissionais anteriormente a diminuir a quantidade de sal na dieta. Nenhum deles chegou a procurar um nutricionista para isso. A excreção de sódio urinário no pacientes em dieta hipossódica foi de 46,1 +ou- 26,8 (72,9-19,3) comparados aos 252,2 +ou- 64,6 (316,8-187,6) mmol em 24h naqueles em dieta hipersódica, confirmando com sucesso as diferenças esperadas com a redução da ingestão de sódio na dieta.

11 Houve uma redução significativa na atividade da renina plasmática, peso corporal e do clearence de creatinina(queda significativa) em contraste com o aumento do peptídeo natriurético cerebral, devido a baixa ingesta de sódio na dieta. Quando as PAS e a PAD foram avaliadas separadamente não houve resultados significativos. Já quando PAS e PAD foram avaliadas em conjunto foram encontrados efeitos significantes com o tratamento. Nas avaliações em consultas fora encontradas reduções nas PAS e PAD de 22,7mmhg e 9,1mmhg,respectivamente em 95% dos pacientes com dieta hipossódica, comparada àqueles em uso de dieta oposta. Resultados

12

13 Discussão

14

15

16 Perspectiva

17 Referência Bibliográfica


Carregar ppt "Effects of Dietary Sodium Reduction on Blood Pressure in Subjects With Resistant Hypertension Eduardo Pimenta, Krishna K. Gaddam, Suzanne Oparil, Inmaculada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google