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Desenvolvimento de Produtos

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Produtos"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Produtos
Alexandra Rocha Alexandra Rocha Apresentação Pessoal

2 Conceitos Fundamentais
Consumidor Toda pessoa física ou jurídica com intenção de consumo para o atendimento de necessidades físicas, psico-sociais ou produtivas Mercado É um conjunto de consumidores de um produto, perfeitamente identificado e localizados Marketing Composto de técnicas que visa identificar os consumidores e suas necessidades de compra, influenciando-os a satisfação destas necessidades pelo consumo de produtos, dando a máxima lucratividade à empresa Posicionamento da imagem da empresa para o público Tipos de Consumidores Consumidores imediato Consumidores posteriores Consumidores retardatários

3 Conceitos Fundamentais
Linha de produtos Vários produtos que atendem a mesma necessidade dos consumidores, porém cada uma delas atendendo a outras necessidades mais específica, como: cor, tamanho etc. Exemplo: geladeira 200 L ou 500 L Seguimento de mercado É um conjunto de consumidores que necessitam satisfazer necessidades por intermédio de um determinado produto, numa condição específica Seguimento de mercado Segmento teen: revista Capricho, Gloss, Sandy e Junior * * Nichos de mercado Busca o segmento que não esta sendo atendido

4 Conceitos Fundamentais
Produto??? Produto??? Produto Primeiro P do composto de marketing, (produto, preço, praça e promoção) Gerente de produto e suas preocupações Teorias de marketing e capacidade de compreender aspectos econômicos, políticos, jurídicos tecnológicos, sociais e demográficos – seus principais concorrentes, mercado consumidor Pessoa física, busca suprir carências, que podem estar em diferentes níveis, estágios na sua hierarquia de prioridade conforme a teoria de Abraham Maslow. Pessoa jurídica, também possui deferentes níveis de necessidade, mas não seguem a Teoria de Maslow Para todos, a ideia de produto como satisfação ou benefício é fundamental Um produto deve ser a solução para uma necessidade, real ou latente, de seus consumidores.

5 Conceitos Fundamentais
Produto, Kotler afirma que é “qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias” Produto, Kotler afirma que é “qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias”

6 Desafio do Profissional de Marketing
Desafios do profissional de marketing Descobrir como tornar seu produto, seja ele simples ou complexo, uma solução vencedora para os clientes, qualquer que seja o nível de prioridade exigido. Descobrir como tornar seu produto, seja ele simples ou complexo, uma solução vencedora para os clientes, qualquer que seja o nível de prioridade exigido. HONDA vende Civic, esta vendendo um conjunto de chapas de aço, motor, rodas ?? CORAL vende a lata de tinta, esta vendendo uma lata com produtos químicos?? GOL vende um bilhete de vôo para São Paulo, esta vendendo o uso e desgaste dos assentos e a fadiga do piloto?? NÃO!! Estão vendendo a satisfação, o uso ou o benefício desejado pelo consumidor. Todo consumidor cuida para ter seu carro bonito e em condições de rodar. Desejam proteger e revestir suas casas com tinta. Não estão preocupados com a constituição física do avião ou tripulação, mas sim em ter uma viagem segura e confortável.

7 As Diferenças entre Produtos e Serviços
Bens físicos Nos tornamos donos, transferência de propriedade São tangíveis Estocáveis Padronizável Serviços Intangíveis, não permitem experimentação Não estocável Difícil padronização Bens físicos Nos tornamos donos, transferência de propriedade São tangíveis Estocáveis Padronizável Serviços Intangíveis, não permitem experimentação Não estocável Difícil padronização Podemos até experimentar, mas sempre será diferente, até mesmo por nossa emoção, nosso momento Como estocar o serviço dentário, viagens, uma aula Um professor não consegue reproduzir a mesma aula duas vezes Lampada pode ser feita em sequência, e ser igual com mínima margem de erro.

8 Diferenciação de Produtos
Níveis de produtos por Levitt Genérico Esperado Ampliado ou aumentado Potencial Níveis de Produto por Levitt Potencial Aumentado Esperado A diferenciação do produto busca aumentar o valor do produto ou serviço oferecido ao cliente Levitt sugere que que produtos e serviços podem ser vistos por quatro níveis: 1- Produto Genérico = básico = livro, relógio, carro, aço 2- Produto Esperado = atende as expectativas mínimas do cliente = compra gasolina quer acesso fácil ao posto, comprar com cartão de crédito, limpeza de para-brisa, ar para pneus, agua para radiador, como na maioria dos postos. 3- Produto Ampliado ou aumentado = o que pode ser oferecido a mais pelo produto para diferenciar seu produto dos demais concorrentes = ocorre em mercados maduros Em serviço pode ser traduzido por confiabilidade e presteza, garantia do valor do serviço 4- Produto Potencial/= tudo o que pode ser feito para atrair e reter os clientes = soma de todas as características e beneficios oferecidos ENTREGAR TEXTO DA HSM DE LEVIT E TEXTO DA EXAME Genérico

9 Diferenciação de Produtos
. Produto Genérico ou básico Produtos são identificados a partir da sua funcionalidade, sem distinção entre marcas ou fabricantes Produto Esperado ou tangível Produto básico com as condições mínimas de compra do cliente: entrega, termos do negócio, assistência Produto Aumentado ou ampliado Produto com todos os serviços adicionais que podem ser oferecidos ao consumidor para que prefira o seu produto e não o do concorrente Produto Potencial Produto com tudo o pode vir a ser feito pelo cliente, mas que ainda não existe de fato, o desafio de conquistar e manter clientes Primeiro, o nível básico, aquele em que o produto é visto pelo seu benefício básico, ou seja, geladeiras gelam, canetas escrevem e ventiladores ventam. Esse nível acessa o consumidor na sua dimensão genérica, na qual os produto são identificados a partir da sua funcionalidade, sem distinção entre marcas ou fabricantes. No segundo nível, está o produto tangível. Aqui são utilizadas formas de concretizar a imagem do produto na mente do consumidor, tais como, a marca, o design, a embalagem, o estilo e todos os instrumentos de diferenciação do produto no mercado. Esse nível de produto acessa o consumidor na sua dimensão sensorial, naquilo que ele percebe através dos seus sentidos e seus valores. No terceiro nível está o produto ampliado, incluindo todos os serviços adicionais que podem ser oferecidos ao consumidor para que prefira o seu produto e não o do concorrente. As formas mais comuns de se ampliar um produto são entregas a domicílio, vendas por telefone, garantias, crédito e serviços pós-venda, como instalação e assistência técnica. Esse nível de produto relaciona-se à dimensão adicional do cliente, pois ele percebe que algo a mais lhe está sendo oferecido, e isso conta muitos pontos na sua preferência. Finalmente, o nível do produto potencial, relacionado à dimensão potencial do cliente. Aqui está tudo aquilo que ainda pode vir a ser feito pelo cliente mas que ainda não existe de fato. É o desafio cotidiano que o mercado impõe às organizações no sentido de serem criativas na conquista e manutenção de clientes.

10 A Inovação em Produtos Inovação e Invenção: conceitos e diferenças
5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça Inovação e Invenção: conceitos e diferenças 5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça Vivemos em um mundo no qual a competição aumenta a cada dia em todos os níveis: na renda discricionária, no benefício, na categoria e no tipo de produto Então temos um ciclo de vida de produto cada vez mais encurtado, diminuído No INPI (instituto Nacional de propriedade industrial, mais de 80% dos produtos registrados não chegam a ser lançados Inventar é criar, engendrar, descobrir = tende a ser ruptura – criação de algo totalemte novo Inovar é tornar novo, renovar, intrduzir novidade em. = ter foco nas boas idéias existentes, tomar emprestada alguma idéia jáa existente, respeitando as questões eticas e de propriedade industrial e intelectual.

11 Idéia é 10% de inspiração e 90% de transpiração
A Inovação em Produtos A Inovação em Produtos Inovação e Invenção: conceitos e diferenças 5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça Inovação e Invenção: conceitos e diferenças 5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça Vem ao longo de nossa vida Vivemos em um mundo no qual a competição aumenta a cada dia em todos os níveis: na renda discricionária, no benefício, na categoria e no tipo de produto Então temos um ciclo de vida de produto cada vez mais encurtado, diminuído No INPI (instituto Nacional de propriedade industrial, mais de 80% dos produtos registrados não chegam a ser lançados Inventar é criar, engendrar, descobrir = tende a ser ruptura – criação de algo totalemte novo Idéia é 10% de inspiração e 90% de transpiração

12 Idéia é 10% de inspiração e 90% de transpiração
A Inovação em Produtos A Inovação em Produtos Inovação e Invenção: conceitos e diferenças 5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça E quem sabe o sexto P = Preconceito Inovação e Invenção: conceitos e diferenças 5 Ps dos fatores inibidores da criatividade Pais Professores Padres Patrões Preguiça E quem sabe... o sexto P = Preconceito Vem ao longo de nossa vida Inovar é tornar novo, renovar, intrduzir novidade em. = ter foco nas boas idéias existentes, tomar emprestada alguma idéia jáa existente, respeitando as questões eticas e de propriedade industrial e intelectual. Idéia é 10% de inspiração e 90% de transpiração

13 A Inovação em Produtos Inovação = Oportunidade
Caso Xerox – exemplo de inovações não implantadas Estrutura de janelas (Windows) Fax Primeira tecnologia de ambiente de rede – Ethernet Mouse para notebook Entre 1970 e 80, descobriu diversos produtos Devido a manutenção do foco exclusivamente em seu foco principal, a copiadora, esses negócios não foram explorados pela empresa Xerox Hoje, o mercado de desses produtos é maior que o tamanho da própria xerox

14 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
Geração de idéias Identificação clara das necessidades dos clientes Uso de brainstorming Filme: O mapa da mina Etapa 1 – geração de idéias Partida = identificação das necessidades dos clientes A maior parte das ideias para novos produtos vem dos próprios clientes ou funcionários. Exemplo do Post-it da 3M Também se pode ter ideias, pela análise de produtos da concorrência direta ou indireta Distribuidores, fornecedores, representantes de vendas , atendimento e assistência técnica Alta gerência como Michael Dell, da Dell computadores Outras fontes externas como: inventores, advogados de patentes, laboratórios de universidades, laboratórios comerciais, consultores, agências de propaganda , empresas de pesquisa e publicações setoriais

15 A Inovação em Produtos 1 – Qual o Objetivo?
Oportunidades de novos produtos? Alterar ou retirar os existentes em nossa linha? Ciclo de vida do produto Introdução *** crescimento *** maturidade *** declínio Varia de produto para produto.

16 A Inovação em Produtos Novos para o mundo Novas linhas de produtos
Acréscimos às linhas de produtos Aperfeiçoamento e revisões Reposicionamentos Reduções de custo Novos para o mundo 10% = totalmente novo, telefone celular Novas linhas de produtos 20% = Arisco, empresa entra em mercado já estabelecido, arisco com os temperos e diversificação no passado e hoje com a lã de aço Assolan Acréscimos às linhas de produtos 26% = Complementação da linha de produtos já existente, exemplo: Omo com suas versões, mudança do perfil do consumidor e garantia de maior espaço de frente na gôndola dos supermercados que é seu espaço de distribuição Aperfeiçoamento e revisões 26% = Oferecem maior desempenho ou maior valor percebido na substituição de produtos existentes, exemplo: motor fire, zetec Reposicionamentos 7% = direcionam produtos existentes para novos mercados ou para novos segmentos. Exemplo: sandálias Havaianas icluiu classes A e B ao seu público C e D Reduções de custo 11% = produto passa a oferecer um custo menor com desempenho similar, ganhos em processos produtivos ou distribuição

17 Planejamento de um produto
Decisão sobre a linha Tamanho, aparência e forma Embalagem Quantidade Preço Decisão sobre a linha O que fazer com alinha em relação à preço, descontos Tamanho, aparência e forma Como é o produto? Sua apresentação

18 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
1. Geração de idéias 2. Seleção de idéias 3. Desenvolvimento e teste de conceito 4. Desenvolvimento da estratégia de marketing 5. Análise do negócio 6. Desenvolvimento do produto 7. Teste de mercado 8. Comercialização Oito etapas É um processo cíclico e, a cada resposta negativa, ou se abandona a idéia ou o conceito, ou se retorna ao passo anterior Geração de idéias e Análise e triagem = pesquisa preliminar Desenvolvimento do conceito e testes , Desenvolvimento das estratégias de marketing , Análise do negócio , Desenvolvimento do produto = fase de pesquisar, checar ideias, testar o desenvolvimento Teste de mercado , Comercialização = Lançamento ou abandono da idéia

19 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
1. Geração de idéias Vale a pena considerar a idéia? Busca de idéias As necessidades e os desejos dos clientes são o ponto de partida para se começar a procurar idéias Fontes possíveis: Pessoas da gerência da empresa Pesquisas de mercado Descrição de problemas feitos por clientes sobre produtos atuais. Incentivo a funcionários para gerar idéias. Análise de produtos de concorrentes Informações de vendedores e representantes Inventores e advogados de patentes Laboratórios de universidades Consultores industriais Agências de marketing Publicações setoriais Livros e filmes de ficção científica Oito etapas É um processo cíclico e, a cada resposta negativa, ou se abandona a idéia ou o conceito, ou se retorna ao passo anterior Geração de idéias e Análise e triagem = pesquisa preliminar Desenvolvimento do conceito e testes , Desenvolvimento das estratégias de marketing , Análise do negócio , Desenvolvimento do produto = fase de pesquisar, checar ideias, testar o desenvolvimento Teste de mercado , Comercialização = Lançamento ou abandono da idéia

20 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
2. Seleção de idéias A idéia do produto é compatível com os objetivos, as estratégias e os recursos da empresa? Selecionar as melhores idéias Idéias promissoras Idéias marginais Idéias rejeitadas Erro-de-abandono Dispensar uma boa idéia Erro-de-aprovação Quando uma idéia ruim chegue às etapas de desenvolvimento e comercialização Três tipo de fracassos de produtos: absoluto, parcial e relativo O objetivo da seleção é descartar as idéias ruins o mais cedo possível. Erro de abandono Tive uma grande idéia Isso não vai funcionar aqui Já tentamos isso antes Não é o momento Não pode ser feito Não é assim que fazemos as coisas Temos nos saído bem sem isso Vai custar muito caro Vamos discutir isso na próxima reunião Tipos de fracassos Absoluto = perda de dinheiro, as vendas não cobrem custos variáveis Parcial = perda de dinheiro, as vendas cobrem os custos variáveis e parte dos custos fixos Relativo = fracasso relativo de produto, lucro inferior à taxa de retorno almejada pela em presa

21 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
3. Desenvolvimento e teste de conceito Podemos encontrar um bom conceito para o produto de modo que os consumidores digam que vão experimentá-lo? Conceito de produto é uma idéia elaborada que faça sentido para o consumidor. Teste de conceito de produto é apresentar aos consumidores-alvo adequados e obter suas reações 1. Os benefícios estão claros e você acredita neles? 2. Você acha que esse produto resolve um problema ou preenche uma necessidade 3. Há outros produtos que atualmente atendam a essa necessidade e a satisfazem? 4. O preço é razoável em relação ao valor? 5. Você compraria o produto? Qual é a sua resposta: certamente, provavelmente, provavelmente não, com certeza ou não? 6. Quem utilizaria esse produto, quando e com que frequência? Clients não comprarm idéias de produtos, comprarm conceitos de produtos Conceito é a imagem que será preciso criar na mente do cliente ou a contrapartida de seu desejo. A pergunta aqui é: O cliente irá desejá-lo? As idéias que não tiverem isto claro devem ser abandonadas neste estágio Teste do conceito por meio de pesquisas e reuniões com amostragens de usuários. Verifica-se o conceito em termos de benefícios, necessidades ou problemas atendidos, concorrência, preço, desejo de compra, utilização Análise conjunta, utilizando supostos produtos que tragam as características do produto que se quer criar distribuídas de diferentes maneiras. Ex. embalagem plástica ou lata, sabor chocolate ou frutas, marca A ou B, preço X ou Y, etc.Uma idéia pode ser trnsformada em vários conceitos Quem usará o produto? = é direcionado para bêbes, crianças, adolescentes, adultos jovens, meia-idade, idosos Que benefício primário esse produto deve fornecer? Bom paladar, valor nutritivo, saciar a sede, dar energia Quando as pessoas consumiram? Dimensão mensurado do produto APÓS AS PERGUNTAS, SE OS RESULTADOS FOREM RUINS, O CONCEITO DEVE SER APRIMORADO OU REVISADO NÍVEL DE NECESSIDADE = qto maior a necessidade, maior o interese do consumidor NÍVEL DE LACUNA= qto maior a lacuna, maior o interesse do consumidor VALOR PERCEBIDO= qto maior o valor percebido, maior o interesse do consumidor INTENÇÃO DE COMPRA= é maior p/ consumidores que responderam positivamente à 1,2,3 6 = USUÁRIO-ALVO, ocasioes de comrpa, e frequencia de compra

22 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
4. Desenvolvimento da estratégia de marketing Podemos encontrar uma estratégia de marketing razoável e barata? Desenvolvimento de plano estratégico preliminar de marketing para lançar o produto no mercado Três partes: Parte 1 = Descreve o tamanho, a estrutura e o comportamento do mercado-alvo e o posicionamento do produto, além de metas de vendas, de participação de mercado e lucro a serem atingidas nos primeiros anos Parte 2 = Descreve o preço planejado, a estratégia de distribuição e o orçamento de marketing do primeiro ano Parte 3 = Descreve as metas de vendas e lucros de longo prazo e a estratégia de mix de marketing ao longo do tempo 4. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing - Mesmo antes da criação do produto ou seu protótipo, a idéia deve ser viável do ponto de vista de execução e comercialização. As perguntas são: É possível (tecnicamente, economicamente, culturalmente, etc.) criar um produto assim? É possível comercializar um produto assim? Aqui entram análises econômicas e pesquisas de mercado. Boa parte das idéias já foram eliminadas nos estágios anteriores, pois aqui o custo de análise já é maior Plano para lançar no mercado dividido em 3 partes: a) Descrição (tamanho, estrutura e comportamento do mercado, posicionamento do produto, metas de vendas, participação no mercado, lucro) b) Preço planejado, estratégia de distribuição e orçamento de marketing no 1o. ano. c) metas de vendas e lucros de longo prazo e estratégia de mix de marketing de longo prazo.

23 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
5. Análise do negócio Este produto atenderá nossas metas de lucro? Estimativas de vendas totais vendas iniciais + vendas de reposição + repetição de vendas Vendas totais Estimativas dos custos e dos lucros Custos são estimados pelo pelos departamentos de P&D, fabricação, marketing e financeiro Uso das demonstrações financeiras 5. Análise do Negócio - De posse das informações de viabilidade econômica de produção e de viabilidade de comercialização, incluindo suas estratégias e esforços, a pergunta passa a ser: Isso atende nossas metas de lucro? Boas idéias podem ser abandonadas aqui simplesmente porque o mercado não é grande o suficiente, a margem de lucro é pequena ou o mercado pode ficar saturado a curto prazo. O fato de uma empresa descartar uma idéia não significa que outra empresa, de porte diferente, não possa aproveitá-la Avalia a atratividade da proposta para a empresa com estimativas de vendas totais, estimativas de custos e lucros. Na equação entra receita, custo, margem bruta, desenvolvimento, marketing, indiretos, etc.

24 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
6. Desenvolvimento do produto Desenvolvemos um produto técnico e comercialmente consistente? Até o momento temos somente uma descrição, um desenho ou um protótipo Grande investimento financeiro Desenvolvimento de protótipo 6. Desenvolvimento do Produto - Aqui é feito um protótipo e é verificada, na realidade, a possibilidade técnica e comercial do produto (o que havia sido analisado em teoria no estágio 4). A pergunta é: As dificuldades técnicas foram superadas? Existem barreiras para a comercialização? Por exemplo, neste estágio pode-se concluir que a idéia, ao ser transformada em produto, carece de matéria prima ou componentes que tornem o produto confiável, exigindo esforços extras de pesquisa e desenvolvimento. Podem ser encontradas também barreiras técnicas à sua comercialização Trabalho de engenharia para ver a viabilidade técnica e comercial do produto. Aqui é criado um protótipo em várias versões que funcione levando em conta os desejos do cliente (por ex. aceleração do carro, conforto, consumo, velocidade) Ex. A Boeing criou um ser humano para o projeto 777 para entrar no avião virtual antes de criar o protótipo real. Hoje protótipos de software podem ser desenvolvidos e testados por milhares de usuários-beta pela Internet. O protótipo passa por testes funcionais e de consumidor. Aqui são feitos testes de desgaste, quebras, acidentes, uso em condições críticas, etc.

25 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
7. Teste de mercado As vendas do produto atendem às expectativas? Deveríamos retornar a idéia para o desenvolvimento de produto? Se a Gerência esta satisfeita com o desempenho funcional e psicológico, o produto esta pronto para ganhar uma marca comercial e uma embalagem e ser testado no mercado Nem todas as empresas realizam teste de mercado 7. Teste de Mercado - As idéias que sobraram se transformaram talvez em um único produto neste estágio. Começa uma pré-produção, onde são fabricados lotes limitados do produto para testes de mercado. Geralmente escolhe-se um bairro, cidade ou região para lançar o produto e medir a receptividade do público. Alguns produtos são também testados quanto às suas qualidades. Se não foi bem aceito pelo mercado em uma área experimental, pode não compensar investir na produção em larga escala. Alguns produtos não são simplesmente descartados nesta fase, mas voltam à fase anterior para alterações de projeto ou modo de fabricação. Lançamento em um cenário real para ver comportamento real das pessoas em relação ao produto. Ex. Procter & Gamble levou 2 anos testando o Olestra para substituir gorduras. Os primeiros testes causaram diarréia em 2% dos consumidores. Mesmo corrigida a fórmula, foram obrigados a avisar na embalagem.

26 Etapas para Lançamento de Novos Produtos
8. Comercialização As vendas do produto estão atendendo às expectativas? Seria útil modificar o produto ou o programa de marketing? Comercialização em larga escala Planejar quando, onde, para quem e como lançar o produto. Estratégias podem ser: a) entrar antes do concorrente para ser primeiro b) entrar junto com o concorrente por confiar no produto c) entrar depois do concorrente para evitar o custo de intrução de mercado 8. Comercialização - Finalmente o produto entra em comercialização em larga escala. Ainda assim, defeitos descobertos só nesta fase podem exigir alterações (volta para a fase 6 de Desenvolvimento de Produto), recalls (produtos recolhidos do mercado para substituição ou reparo em grande escala) ou até podem ser abandonados depois de se transformarem em fracasso de vendas. Se os problemas encontrados estiverem no marketing, poderá voltar para a fase 4, para se criar uma nova estratégia de marketing e comercialização. Em alguns casos, o número de defeitos que precisariam ser corrigidos inviabiliza a continuidade do produto Etapa final de mercado quando é preciso planejar quando, onde, para quem e como lançar o produto. Estratégias podem ser: a) entrar antes do concorrente para ser primeiro b) entrar junto com o concorrente por confiar no produto c) entrar depois do concorrente para evitar o custo de instrução de mercado Adoção de produtos pelos consumidores: a) Conscientização: sabe que existe mas não tem informação b) Interesse: estimulado a buscar informação c) Avaliação: decide se deve experimentar d) Experimentação: experimenta para avaliar e) Adoção: passa a usar

27 Desenvolvimento de Novos Produtos
Identificação de Oportunidade Idéias (criação) 1 2 3 Investigação das idéias Design e Teste de conceito de produto Pesquisa e Desenvolvimento em laboratório (protótipo) Análise das viabilidades Fase 1 = qual o custo? Qual a logistica Desconto Política de preço Custo de desenvolvimento Teste de mercado Pesquisa e desenvolvimento fabricação Introdução do Produto no Mercado Planos de Marketing Planos de Fabricação Decisão: Continuar ou Parar Comercialização

28 Como os Consumidores Adotam Produtos
Conscientização: sabe que existe mas não tem informação Interesse: estimulado a buscar informação Avaliação: decide se deve experimentar Experimentação: experimenta para avaliar Adoção: passa a usar

29 Ciclo de Vida do Produto
Os produtos tem uma vida limitada; As vendas atravessam momentos distintos. Cada momento apresenta suas oportunidades, desafios e problemas; Os lucros oscilam nos diferentes momentos; Os produtos necessitam de estratégias diferentes em cada momento. CONCEITO DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO 1- Os produtos apresentam uma vida limitada; 2 –As vendas dos produtos atravessam estágios distintos. Cada estágio apresenta suas oportunidades, desafios e problemas; 3 –Os lucros de cada produto oscilam nos diferentes estágios do ciclo de vida dos produtos; 4 –Os produtos necessitam de estratégias diferentes em cada estágio do seu ciclo de vida: - Estratégias de Marketing; - Estratégias de Produção; - Estratégias Financeiras; - Estratégias de Compras; - Estratégias de Vendas; - Estratégias de Recursos Humanos.

30 Ciclo de Vida do Produto
A maior parte dos ciclos de vida dos podem ser reconhecidos por uma curva em forma de sino; Os ciclos de vida seguem diferentes formatações; Geralmente temos 4 momentos/ fases / estágios no ciclo de vida de um produto: Introdução; Crescimento; Maturidade; Declínio. -Introdução:Produto sendo introduzido no mercado. Baixo crescimento de vendas. Geralmente não há lucro. Muitos investimento na comunicação do produto. -Crescimento:Período de Crescimento de vendas. Geralmente aliado a uma grande aceitação do produto pelo mercado. -Maturidade:Produto aceito pela maioria. Estabilização de vendas. Fase de manutenção de lucros ou declínio dos mesmos pela influência da concorrência. -Declínio:Período de morte do produto. Queda de vendas e lucros vertiginosa.

31 Ciclo de Vida do Produto
Os estágios do ciclo de vida dos produtos tem suas respectivas estratégias: Estágio de Introdução: Geralmente os lucros são baixos nesta etapa; Altos gastos com distribuição e promoção dos novos produtos; Influência negativa por deficiências em etapas de produção, vendas, distribuição; Falta de informação do cliente pode causar uma aceitação e penetração do produto mais vagarosa; Os preços tendem a ser mais altos neste estágio; Existem 4 estratégias de introdução de um novo produto que podem ser adotadas pelas empresas quando consideramos o Ps de Marketing: Preço e Promoção: Desnatamento (skimming) Rápido Desnatamento Lento Penetração Rápida Penetração Lenta Estágio de Introdução Características: O crescimento nas vendas é lento; O lucro é negativo ou nulo; Altas despesas com distribuição; Necessidade de ações promocionais; Preços mais altos; Relutância do consumidor em mudar comportamentos estabelecidos.

32 Ciclo de Vida do Produto
Estratégias de introdução. Promoção Alta Baixa Estratégia de Desnatamento Rápido Estratégia de Desnatamento Lento Alto Preço Estratégia de Penetração Rápida Estratégia de Penetração Lenta Baixo

33 Ciclo de Vida do Produto
Quando utilizamos cada uma das Estratégias de Introdução de Produtos: Desnatamento (skimming) Rápido Grande parte do mercado não conhece o produto. Os que passam a conhecer pagam o preço pedido. Essa estratégia formata a preferência de uma marca. Ex. Play Station II Desnatamento Lento Indicada para mercado com tamanho limitado. O mercado já conhece o produto e se dispõe a pagar o preço. Ex. Computadores tipo Mac da Apple Penetração Rápida Mercado grande que não conhece o produto. Venda para massa a preços baixos. Lucros relacionados com a quantidade de vendas. Ex. Refrigerantes Taliban Penetração Lenta Indicada para mercados grandes que já conhecem o produto. Pode ser sensível a preço e existe concorrência, porém não muito importante. Ex. Naldecon Dia. Estratégia de skimming rápido - consiste em lançar o novo produto a um preço alto e com elevado gasto em promoção. Gastos elevados de promoção ajudam a acelerar a taxa de penetração no mercado Estratégia de skimming lento - consiste em lançar o novo produto a um preço alto e com pouca promoção. Fixar um preço elevado ajuda a recuperar o maior lucro bruto possível por unidade vendida e a baixa despesa de promoção mantém os custos de marketing baixos; Exemplo: Chevrolet Omega, Pacotes turísticos para Resorts de Luxo. � Estratégia de penetração rápida - consiste em lançar o novo produto a um preço baixo e com alto gasto em promoção; É adequado para situações em que o mercado é amplo, o consumidor é sensível ao preço, a concorrência é forte e o produtor tem muitos ganhos com a escala. Exemplo: EcoSport, Títulos de clubes. 􀁺 Estratégia de penetração lenta - consiste em laçar o novo produto a baixo preço e com pouca promoção. O preço baixo encorajará a rápida aceitação do produto e a empresa manterá os custos da promoção baixos para realizar maior lucro líquido.

34 Ciclo de Vida do Produto
Estágio de Crescimento: Rápida Expansão nas Vendas; Consumidores gostam do produto e compram mais; Aparecimento de Concorrência; Manutenção ou Aumento de Investimentos em comunicação; Preços se mantém ou caem ligeiramente; Vendas aumentam mais que gastos com promoção; Lucros aumentam em função da diluição das despesas da produção e promoção; A empresa pode usar de algumas estratégias para melhorar e manter seus níveis de crescimento: Melhorar a qualidade; Formatar novas linhas ou modelos; Atuar em novos segmentos; Aumentar poder de distribuição nos pontos de vendas; Reduzir os preços; Mudar as campanhas de promoções Estágio de Crescimento Características: As vendas crescem com muita rapidez; Os preços permanecem constantes ou caem lentamente; Surgem muitos concorrentes; O custo unitário do produto cai mais rápido do que a redução do preço; Os custos promocionais se diluem sobre o maior volume de vendas; Introduz-se novas características ao produto; Expande-se o número de canais de distribuição. Estratégias: Melhorar a qualidade do produto e acrescentar novas características e usos; Apresentar novos modelos e derivações do produto original. Ex.: Leite condensado; Entrar em novos segmentos de mercado; Elaborar nova estratégia de preços para atrair uma nova faixa de compradores; Procurar novos canais de distribuição; Mudar o apelo da comunicação passando de apelos físicos para apelos emocionais.

35 Ciclo de Vida dos Produtos
Estágio de Maturidade: Este estágio normalmente dura mais que os outros; Apresenta os maiores desafios para a empresa e seus gerentes; O produto deve ser mantido por longo tempo neste estágio; As empresas necessitam continuar seus investimentos para continuar suas vendas; Os consumidores começam a buscar similares ou novidades no mesmo segmento; Produtos podem se tornar menos lucrativos e seu crescimento dependerá somente do crescimento populacional; Concorrentes buscam novas formas de distribuição; A empresa necessita se tornar uma líder em alguma característica dos produtos: preço, custo, atendimento, distribuição; O objetivo é diminuir os custos para aumentar as margens; Freqüentemente se diminuem as margens de lucro; Ex: Ovolmaltine(chegou a declinar); OMO; LG, Havaianas Estágio de Maturidade Características: A taxa de crescimento desacelera, torna-se nula e depois declina; Novos consumidores tornam-se escassos; Começa a gerar excesso na produção industrial; Os concorrentes começam a lutar entre si; Aumenta as concessões ao comprador; Alguns concorrentes retiram-se do mercado; Grande busca por redução de custos; Aumento dos gastos com propaganda e promoção. Estratégias Modificação no mercado: Expansão no número de usuários; Aumentar a taxa de uso por usuário; Modificação no produto: Modificação no composto de marketing. Estratégias para aumentar o número de usuários: Converter não usuários em usuários; Entrar em novos segmentos (buscar consumidores do produto mas não da marca); Conquistar consumidores dos concorrentes.

36 Ciclo de Vida dos Produtos
Estágio de Declínio: O declínio pode ser lento ou rápido, total ou parcial; Vários motivos podem levar ao declínio dos produtos: Obsolescência, progresso tecnológico; Mudança de gostos e atitudes; Imagem comprometida; Concorrência Ao entender o motivo da entrada em declínio das vendas de seu produto, as empresas podem tentar por diversas formas restaurar sua imagem e suas vendas no mercado; As empresas podem optar por: canais e pontos de vendas mais simples e menores; se retirarem do mercado totalmente ou parcialmente; tentar reduzir os preços ou diminuir os investimentos no produto; As empresas devem monitorar seus produtos para identificar os produtos que entraram em declínio Estágio de Declínio Razões: Avanços tecnológicos; Mudança dos gostos dos consumidores; Aumento da concorrência.

37 Ciclo de Vida do Produto
Estágio de Declínio: Estratégias quando um produto se mostra declinante. Cada uma das estratégias necessitam de um estudo em diversos setores e etapas da produção e organização: Aumentar o Investimento da Empresa no produto; Manter o nível de investimento até que as incertezas passem; Diminuir o nível de investimento da empresa seletivamente. Verificando clientes não lucrativos, locais não necessários; Apertar o investimento da empresa para recuperar caixa; Desfazer-se do negócio rapidamente Estágio de Declínio Estratégias: Reduzir o número de derivados do produto, focando no mais rentável; Retirar-se dos segmentos menores; Abandonar canais de distribuição mais fracos; Reduzir os orçamentos de promoção e baixar os preços.

38 Curva Sino Inovadores: 2,5% - ousados
Adotantes imediatos: 13,5% - formadores de opinião Maioria imediata: 34% - cautelosos, não são líderes Maioria posterior: 34% - descrentes, aguardam outros adotarem Retardatários: 16% - conservadores, desconfiam de mudanças, adotam tradição

39 O Que Afeta a Adoção dos Produtos?
Vantagem relativa Compatibilidade Complexidade Divisibilidade Comunicabilidade Custo Risco e incerteza Credibilidade científica Aprovação social

40 Políticas e Estratégias de Linhas de Produtos
Produto: algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações, idéias. POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE LINHAS DE PRODUTOS Produto: algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações, idéias.

41 Níveis de Produto Benefício central:
Serviço ou benefício fundamental que o cliente está comprando. Produto básico: Parte tangível. Produto esperado: Atributos esperados pelo comprador. Produto ampliado: Exceder as expectativas. Produto potencial: Possibilidades futuras. Níveis de produto 1. Benefício central: serviço ou benefício fundamental que o cliente está comprando. Ex. Hotel: descanso e pernoite. Furadeira: furos. 2. Produto básico: parte tangível. Ex. Hotel: quarto, cama, banheiro, toalhas, mesa, armário, etc. 3. Produto esperado: Atributos esperados pelo comprador. Ex. Hotel: cama arrumada, banheiro limpo, água quente, toalhas limpas. 4. Produto ampliado: exceder as expectativas. Hotel: TV com controle, flores frescas, boa comida, etc. ("Não venda a carne, venda o assado" - Elmer Wheeler) 5. Produto potencial: possibilidades futuras. Ex. Hotel com suítes com preferências registradas em memória.

42 Hierarquia de Produto Família de necessidade: necessidade central.
Família de produtos: classes que podem atender uma necessidade central. Classe de produtos: grupo de produtos dentro de uma família de produtos com uma coerência. Linha de produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos com função similar. Tipo de produto: grupo de itens dentro de uma linha de produtos. Marca: nome ou identificação. Item: unidade distinta dentro de uma marca ou linha. Hierarquia de produto 1. Família de necessidade: necessidade central. Ex. segurança 2. Família de produtos: classes que podem atender uma necessidade central. Ex. poupança e renda. 3. Classe de produtos: grupo de produtos dentro de uma família de produtos com uma coerência. Ex. produtos financeiros. 4. Linha de produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos com função similar. Ex. seguros de vida 5. Tipo de produto: grupo de itens dentro de uma linha de produtos. Ex. seguro de vida anual. 6. Marca: nome ou identificação. Ex. Nome do banco 7. Item: unidade distinta dentro de uma marca ou linha: Ex. seguro de vida anual renovável do (banco).

43 Classificação de Produto
Durabilidade e Tangibilidade Bens não-duráveis: tangíveis consumíveis Ex. cerveja, sabão, etc. Bens duráveis: tangíveis usados por um período de tempo. Ex. geladeira, vestuário, ferramentas Serviços: intangíveis Ex. cabeleireiro, médico, cozinheiro Classificação de produto: durabilidade, tangibilidade e uso (consumidor ou empresarial). Durabilidade e Tangibilidade 1. Bens não-duráveis: tangíveis consumíveis. Ex. cerveja, sabão, etc. 2. Bens duráveis: tangíveis usados por um período de tempo. Ex. geladeira, vestuário, ferramentas 3. Serviços: intangíveis. Ex. cabeleireiro, médico, cozinheiro

44 Bens de Consumo Bens de conveniência: comprados com freqüência e sem esforço. Ex. cigarros, sabonetes, jornais Podem ser ainda básicos (mostarda), de impulso (revistas) e de emergência (guarda-chuva). Bens de compra comparada: compara adequação, preço, modelo, qualidade. Ex. móveis, automóveis usados, eletrodomésticos, roupas Bens de especialidade: possui características singulares e exige um certo esforço do comprador. Ex. carros, equipamentos de som, fotográficos. Bens não-procurados: normalmente desconhecidos e não-desejados. Ex. detector de fumaça, jazigos, etc. Bens de consumo 1. Bens de conveniência: comprados com freqüência e sem esforço. Ex. cigarros, sabonetes, jornais Podem ser ainda básicos (mostarda), de impulso (revistas) e de emergência (guarda-chuva). 2. Bens de compra comparada: compara adequação, preço, modelo, qualidade. Ex. móveis, automóveis usados, eletrodomésticos, roupas 3. Bens de especialidade: possui características singulares e exige um certo esforço do comprador. Ex. carros, equipamentos de som, fotográficos. 4. Bens não-procurados: normalmente desconhecidos e não-desejados. Ex. detector de fumaça, jazigos, etc.

45 Bens Empresariais Materiais e peças: entram no processo de fabricação de produtos. Bens de Capital: maior duração, deles dependem os produtos acabados. Suprimentos e serviços: bens de curta duração para possibilitar o produto acabado. 1. Materiais e peças: entram no processo de fabricação de produtos 1.1. Matéria prima: Produtos agropecuários (trigo, carne, frutas) ou naturais (peixes, minério, petróleo) 1.2. Materiais e peças manufaturadas: materiais componentes (ferro, fibras têxteis) que dependem de mais processamento, e peças componentes (motores, pneus) que entram no produto acabado. 2. Bens de Capital: maior duração, deles dependem os produtos acabados. Ex. Instalações e Equipamentos. 3. Suprimentos e serviços: bens de curta duração para possibilitar o produto acabado. 3.1 Suprimentos Operacionais: lubrificantes, carvão, papel 3.2 Suprimentos de manutenção e reparos: tinta, pregos, vassouras 3.3 Serviços de reparo e manutençaão: limpeza, consertos 3.4 Serviços de consultoria empresarial: jurídica, administrativa, gerencial, marketing

46 Mix de Produtos Sortimento ou conjunto de produtos
e serviços colocados à venda. Abrangência = número de linhas de produtos Extensão = número total de itens do mix Profundidade = número de opções de cada produto na linha. Ex. Tamanho P, M e G Consistência = similaridade para sua distribuição Mix de Produtos Sortimento ou conjunto de produtos e serviços colocados à venda. a) Abrangência do mix depende do número de linhas de produtos b) Extensão do mix depende do número total de itens do mix c) Profundidade do mix depende do número de opções de cada produto na linha. Ex. Tamanho P, M e G d) Consistência do mix depende da similaridade para sua distribuição

47 O que mais temos em Produtos?
Marca O que é uma marca? Nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes. Desafios?? Criar, manter, proteger, enriquecer e reposicionar. OUTROS ASPECTOS DO PRODUTO O que podemos pensar como marcas fortes no mundo atual? Como perceber se uma marca continuará no mercado ?

48 Marca O Que Representa ao Cliente?
Atributos: Mercedes custa caro Benefícios: Mercedes é confortável Valores: Mercedes dá prestígio Cultura: Carro alemão não quebra Personalidade: Mercedes é para motoristas cuidadosos Usuário: Mercedes é para pessoas de meia idade A marca representa, para o cliente, uma promessa de: 1. Atributos: Mercedes custa caro 2. Benefícios: Mercedes é confortável 3. Valores: Mercedes dá prestígio 4. Cultura: Carro alemão não quebra 5. Personalidade: Mercedes é para motoristas cuidadosos 6. Usuário: Mercedes é para pessoas de meia idade Se a marca tem todas as dimensões, é uma marca profunda. O contrário é uma marca superficial. Ex. Mercedes x Audi Promover uma marca significa exaltar suas dimensões. "Seria um erro lançar no mercado um carro barato que ostentasse a marca Mercedes. Isto diluiria o valor e a personalidade que a marca vem construindo durante anos." Kotler

49 O Valor de Uma Marca O valor varia conforme o grau de:
Consciência: índice de lembrança ou recall Aceitabilidade: facilidade de decisão na hora da compra Preferência: escolhidas primeiro Lealdade: a familiaridade com a marca A atitude do consumidor ajuda a determinar o valor da marca: 1. Ele troca de marca por preço ou outra razão. Não há lealdade. 2. Ele está satisfeito. Não vê razão para mudar. 3. Ele está satisfeito e mudar significa custo. 4. Ele valoriza a marca e a tem como amiga. 5. É devotado à marca. Quanto maior o número de consumidores nas faixas 3, 4 e 5, maior o valor da marca. O valor de uma marca pode variar conforme o grau de: · Consciência: índice de lembrança ou recall · Aceitabilidade: facilidade de decisão na hora da compra · Preferência: escolhidas primeiro · Lealdade: a familiaridade com a marca

50 Ranking das Marcas Mais Valiosas
Matéria retirada do site: 27/07/ h42 Pesquisa mostra 100 marcas mais valiosas em 2007; Coca-Cola lidera da Folha Online Com ligeiras alterações de posição entre si, as dez marcas mais valiosas do mundo neste ano são as mesmas de 2006, segundo a sétima edição da pesquisa Best Global Brands 2007, que traz o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. A pesquisa foi feita pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana "Business Week". .. Veja a lista das 10 marcas mais valiosas: Coca-Cola Microsoft IBM General Electric Nokia Toyota Intel McDonald's Disney Mercedes Uma marca valiosa ajuda a garantir Posicionamento, Poder de Barganha, Melhor Preço, Sucesso em Extensões e Defesa contra a Concorrência. O posicionamento da marca em função da FAMILIARIDADE e FAVORABILIDADE ajudam a definir que ação tomar. Uma marca de pouca familiaridade deve receber maior investimento de publicidade. Uma marca de pouca favorabilidade deve receber maior investimento de qualidade ou reconstrução da imagem. Uma marca pouco favorável, mas pouco conhecida, pode estar em posição de vantagem em relação a uma marca pouco favorável, mas muito conhecida. É mais difícil desfazer uma má imagem do que criar uma boa imagem. (Exemplo: Quadrante Pouco Favorável/Muito Favorável X Pouco Familiar/Muito Familiar)

51 Quais os Desafios de Uma Marca?
Decisão de Criar: Criar ou não criar uma marca? Ex. Genéricos Decisão de Patrocinar: Quem patrocina a marca? Fabricante / Distribuidor / Franqueado Decisão de Nome: Individual / Família de Produtos / Nome da Fábrica Decisão de Estratégia: Criar como extensão de marca existente ou não / Criar novas combinações? Decisão de Reposicionamento: Reposicionar para novo público? Ex. Havaianas Decisão de Alugar: Usar marca notória. Ex. Personagens Disney O que marca não é: - Identificação gráfica - O que falamos de nós mesmos - Nossa capacidade de presença na mídia - Identidade nominal Marca é um contrato virtual firmado com a mente do público. Como você quer ser percebido pelo mercado? Essa é a identidade que deve passar e prevalecer como sua marca.

52 Princípios Para Gestão de Uma Marca
Propriedade Ferramentas para a construção de uma marca Consistência de uma marca Auditar a saúde de uma marca Avaliar a personalidade de uma marca Integrar a comunicação Importância de nova função corporativa Princípios para gestão de marca: 1. Propriedade: A marca não pertence à empresa, mas à mente de seus clientes. Os verdadeiros donos são os clientes corporativos, domésticos, internos, etc. 2. Ferramentas para a construção de uma marca: Comunicação. Em uma empresa tudo comunica, desde o comportamento das pessoas, até suas manifestações multimídia, relacionamento com a imprensa, com seus colaboradores, com o cliente. 3. Consistência de uma marca: Uma marca deve resistir à troca de diretoria, agência de comunicação, mudanças constantes. 4. Auditar a saúde de uma marca: É preciso uma opinião constante de terceiros para evitar o risco da auto-medicação. O prestígio de uma marca é sua reputação e sua densidade é o volume de valores que consegue incutir no público. 5. Avaliar a personalidade de uma marca: Como estão sendo atendidos os objetivos da marca, qual a percepção que o mercado tem? 6. Integrar a comunicação: para existir consistência, tudo na empresa deve falar uma mesma linguagem que seja coerente com a marca. 7. Importância de nova função corporativa: Guardião da Marca e dos Contatos com o Mercado - BEO ou Brand Executive Officer

53 Pode ser dividido em três tipos de materiais
Embalagem É o conjunto da atividade de design e produção de recipientes para o produto O rótulo faz parte da embalagem Pode ser dividido em três tipos de materiais Embalagem primária = frasco Embalagem secundária = caixa que envolve o frasco Embalagem de remessa = caixa maior usada no envio É o conjunto da atividade de design e produção de recipientes para o produto O rótulo faz parte da embalagem Pode ser dividido em três tipos de materiais Embalagem primária = frasco Embalagem secundária = caixa que envolve o frasco Embalagem de remessa = caixa maior usada no envio O recipiente ou envoltório é chamado de embalagem. Embalagens bem desenhadas podem criar valores de conveniência e promocionais. Varios fatores contribuiram para o crescimento das embalagens como uma ferramenta de marketing. Auto-serviço : a embalagem deve desempenhar muitas da tarefas de vendas: atrair a atenção do cliente, descrever os aspectos dos produtos, criar confiança no consumidore transmitir a imagem geral favorável. Poder aqusitivo do consumidor: um aumento no poder aqusitivo do consumidor significa que os consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais pela conveniencia, pela aparencia, pla confiabilidade, e pelo prestígio de melhores embalagens. Imagem da marca e da empresa: as embalagens contribuem para o reconhecimento instantâneo da empresa ou da marca. Oportunidade de inovação: uma embalagem inovadora pode trazer grandes benefícios para os consumidores e lucros para os fabricantes.

54 Embalagem Papel da embalagem: Tentar atrair atenção dos consumidores
Descrever as características do produto que contém Reforça o posicionamento do produto A inovação de novas embalagens pode dar vantagem comparativa face aos concorrentes a personalidade de uma marca Papel da embalagem: Tentar atrair atenção dos consumidores Descrever as características do produto que contém Reforça o posicionamento do produto A inovação de novas embalagens pode dar vantagem comparativa face aos concorrentes a personalidade de uma marca

55 Desenvolvimento da Embalagem
Definir o papel da embalagem (o que é e faz para o produto) Tamanho, forma, materiais, cores, texto localização da marca Quantidade de texto Uso de celofane ou outro filme transparente Mecanismos para não-violação Após projetada, deve ser testada: Testes visuais (texto legível, cores harmoniosas, ...) Testes de manuseio (resistência, ...)

56 Rotulagem Pode ser uma simples etiqueta presa ao produto ou um projeto gráfico elaborado que faça parte da embalagem. Pode trazer apenas a marca ou conter bastante informação. Repeitar a legislação inserindo os textos de informações adicionais.

57 Rotulagem Funções do rótulo: Identificar o produto ou marca
Classificar o produto Descrever o produto: quem o faz, como usá-lo com segurança Promover o produto O rotulo identifica o produto ou a marca Classificar o produto: pêssegos enlatados são classificados em A, B ou C Descrever o produto: quem, o fez, como usá-lo com segurança Promover o produto: ilustrações atraentes. Identificação legal,: respeitar a legislação de cada país

58 Gerente de Produtos É um executivo de marketing, geralmente subordinado a Diretoria de marketing ou Gerência de marketing Pode ter sob responsabilidade um produto ou uma ou mais linhas de produtos Uma marca bem posicionada resulta em: - Orgulho corporativo - Poder de negociação - Atração dos melhores talentos - Conquista de espaço na mídia - Melhor blindagem contra ataques 10 formas de se destruir uma marca (extraído de palestra de Jaime Troiano, Consultoria de Marca): 1. Reduzir a verba de propaganda 2. Contentar-se com a opinião interna da empresa 3. Mudar sempre de agência de comunicação 4. Deixar só o pessoal interno gerir a marca 5. Gastar o mínimo em pesquisa de personalidade 6. Acreditar que basta aparecer na mídia 7. Acreditar que marca só serve para produtos de consumo 8. Acreditar que ninguém visita seu website 9. Investir pouco em design 10. Acreditar que uma boa marca resiste a tudo.

59 Gerente de Produto Principais atribuições
Elaborar o plano anual de marketing Planejar e coordenar pesquisas Coordenar atividades de marketing relacionada aos produtos Planejar e coordenar a execução das ações de propaganda, promoção e merchandising dos produtos Realizar testes de mercado para os produtos Estar atento ao mercado e antecipar-se

60 Gerente de Produto Principais atribuições
Retirada ou modificações dos produtos Planejar atividades de lançamento de novos produtos Contatos com clientes, fornecedores, concorrentes, distribuidores, agências de propaganda etc Elaborar previsões de vendas Orçamentos com atividades de marketing dos produtos Determinar preços dos produtos Orienta o esforço de vendas

61 Interfaces do Gerente de Produtos
Logística . Pesquisa e Desenvolvimento Propaganda Alta Direção Serviço ao Consumidor Gerente de Produtos Vendas Produção Compras Finanças Pesquisa de marketing Consumidores Jurídico

62 Qualificações e Habilidades
Gerente de Produto Qualificações e Habilidades Habilidade de negociador Facilidade de relacionamento Capacidade de persuasão Senso crítico e criatividade Disposição para assumir riscos e empreender Formação superior Conhecimento de finanças, custo e produção Experiência em diversas áreas do marketing

63 Gerente de Produto Dificuldade em obter informações
Fatores restritivos Dificuldade em obter informações Ausência de recursos Falta de apoio de outras áreas Posição hierárquica

64 Vantagens do sistema de marketing
Gerente de Produto Vantagens do sistema de marketing Harmonia e integração de vários departamentos Reação rápida aos problemas e oportunidades Treinamento para futuros executivos de cúpula


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