Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Henrique Bacelar Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
1
Curso Presencial SAEMS 2014 1
2
2 O SAEMS Saems 2014
3
3 O desenho da Avaliação do SAEMS Transversal Censitária (amostral em 2014) Aplicada ao final do 2º semestre Saems 2014
4
4 O desenho da Avaliação do SAEMS Edição3º EF5º EF9º EF 1º EM 1ª fase EJA 3º EM 2003 - LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática 2005 - LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática 2008 LP (leitura) LP (escrita) Matemática ---- 2009 LP (leitura) LP (escrita) Matemática -- LP (leitura) LP (escrita) Matemática - Saems 2014
5
5 O desenho da Avaliação do SAEMS Parceria CAED Edição2º EF 3º EF 4º EF 5º EF 8º EF1º EM 1ª fase EJA 2º EM3º EM (4º) 2011 LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática 2012 -- LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática 2013 - - LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática 2014 ---- LP (leitura) Matemática Saems 2014
6
6 MOMENTOS DE FORMAÇÃO Saems 2014
7
7 Momentos de formação 1º momento: Estudo de caso: problema. 2º momento: Estudo de caso: contexto / Resultados. 3º momento: Estudo de caso: solução. 4º momento: Apresentações do estudo de caso.
8
1º Momento Estudo de caso: Delimitação do Problema 8 Saems 2014
9
9 Pesquisa Observe os resultados da pesquisa realizada pelo CAEd com educadores. Saems 2014
10
10 Questões da Pesquisa 1. Qual o seu cargo atual na rede estadual de ensino? 2. Quais implicações as avaliações externas em larga escala têm provocado no trabalho realizado pelo GESTOR da escola? 3. E no trabalho da EQUIPE PEDAGÓGICA, as avaliações externas em larga escala têm provocado alguma mudança? Apresente suas considerações. 4. O PROFESSOR tem feito uso desses resultados na prática pedagógica? Qual(is)/como seria(m) esse(s) uso(s)? Saems 2014
11
11 Delimitação do Problema Tabulação dos dados: alocar os participantes em um dos quatro grupos: 1.Conhece o sistema e utiliza os resultados; 2.Não conhece muito bem o sistema, mas utiliza os resultados; 3.Conhece o sistema, mas não utiliza os resultados; 4.Não conhece o sistema e não utiliza os resultados. Saems 2014
12
2º Momento Parte 1 Contextualizando o problema 12 Saems 2014
13
13 Discussão Ao utilizar os resultados da avaliação, o que seriam usos apropriados e inapropriados desses dados? Saems 2014
14
14 Contextualizando o Problema Com base nos professores que usam os resultados de modo inapropriado: – descrever as principais causas; – motivos e; – situações. Descrevam o contexto escolar, com detalhes sobre o cotidiano da escola e seus atores (professores, alunos, comunidade,...) Saems 2014
15
2º Momento Parte 2 Estudo dos resultados 15 Saems 2014
16
16 Resultados TRI Dados: – Proficiência média; – Participação; – Distribuição por padrão de desempenho; – Distribuição por níveis Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados na revista pedagógica e no site?
17
17 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014
18
18 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014
19
19 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014
20
20 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014
21
21 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014
22
22 Resultados TCT Dados: – Percentual de acerto por descritor; – Nos dados por turma temos: Categoria de desempenho; Proficiência; Padrão de desempenho. Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados no site?
23
23 Resultados do projeto Língua Portuguesa - TCT Saems 2014
24
24 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014
25
3º Momento Estudo de caso: solução 25 Saems 2014
26
26 Elaboração de uma intervenção na escola apresentar uma proposta de trabalho - um plano de intervenção - com propostas de boas práticas em sala de aula: a) modelo para os gestores (direção e coordenação); ou b) modelo de prática pedagógica (professor). Saems 2014
27
27 Questões de orientação: Quem somos? – Onde estamos localizados? Quem são os nossos gestores, professores e alunos? Como estamos? – Quais são os nossos resultados nas avaliações interna e externa? Onde queremos chegar? – Quais são os nossos objetivos para melhoria da qualidade da educação? Como atingir os objetivos?/O que fazer? – Quais ações devem ser realizadas/como serão feitas? Saems 2014
28
4º Momento Apresentação dos estudos de caso 28 Saems 2014
29
29 Apresentação dos estudos de caso Possibilidades para cada contexto e uso dos dados da avaliação para melhoria do trabalho em sala de aula: – Competências e Habilidades em sala de aula; – Fatores contextuais. Saems 2014
30
www.caed.ufjfj.br oficinasecursos@caed.ufjf.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.