A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Presencial SAEMS 2014 1. 2 O SAEMS Saems 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Presencial SAEMS 2014 1. 2 O SAEMS Saems 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Presencial SAEMS 2014 1

2 2 O SAEMS Saems 2014

3 3 O desenho da Avaliação do SAEMS Transversal Censitária (amostral em 2014) Aplicada ao final do 2º semestre Saems 2014

4 4 O desenho da Avaliação do SAEMS Edição3º EF5º EF9º EF 1º EM 1ª fase EJA 3º EM 2003 - LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática 2005 - LP (leitura) Matemática LP (leitura) Matemática - LP (leitura) Matemática 2008 LP (leitura) LP (escrita) Matemática ---- 2009 LP (leitura) LP (escrita) Matemática -- LP (leitura) LP (escrita) Matemática - Saems 2014

5 5 O desenho da Avaliação do SAEMS Parceria CAED Edição2º EF 3º EF 4º EF 5º EF 8º EF1º EM 1ª fase EJA 2º EM3º EM (4º) 2011 LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática LP (leitura) LP (escrita) Matemática 2012 -- LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática 2013 - - LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática LP (leitura) PT Matemática 2014 ---- LP (leitura) Matemática Saems 2014

6 6 MOMENTOS DE FORMAÇÃO Saems 2014

7 7 Momentos de formação 1º momento: Estudo de caso: problema. 2º momento: Estudo de caso: contexto / Resultados. 3º momento: Estudo de caso: solução. 4º momento: Apresentações do estudo de caso.

8 1º Momento Estudo de caso: Delimitação do Problema 8 Saems 2014

9 9 Pesquisa Observe os resultados da pesquisa realizada pelo CAEd com educadores. Saems 2014

10 10 Questões da Pesquisa 1. Qual o seu cargo atual na rede estadual de ensino? 2. Quais implicações as avaliações externas em larga escala têm provocado no trabalho realizado pelo GESTOR da escola? 3. E no trabalho da EQUIPE PEDAGÓGICA, as avaliações externas em larga escala têm provocado alguma mudança? Apresente suas considerações. 4. O PROFESSOR tem feito uso desses resultados na prática pedagógica? Qual(is)/como seria(m) esse(s) uso(s)? Saems 2014

11 11 Delimitação do Problema Tabulação dos dados: alocar os participantes em um dos quatro grupos: 1.Conhece o sistema e utiliza os resultados; 2.Não conhece muito bem o sistema, mas utiliza os resultados; 3.Conhece o sistema, mas não utiliza os resultados; 4.Não conhece o sistema e não utiliza os resultados. Saems 2014

12 2º Momento Parte 1 Contextualizando o problema 12 Saems 2014

13 13 Discussão Ao utilizar os resultados da avaliação, o que seriam usos apropriados e inapropriados desses dados? Saems 2014

14 14 Contextualizando o Problema Com base nos professores que usam os resultados de modo inapropriado: – descrever as principais causas; – motivos e; – situações. Descrevam o contexto escolar, com detalhes sobre o cotidiano da escola e seus atores (professores, alunos, comunidade,...) Saems 2014

15 2º Momento Parte 2 Estudo dos resultados 15 Saems 2014

16 16 Resultados TRI Dados: – Proficiência média; – Participação; – Distribuição por padrão de desempenho; – Distribuição por níveis Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados na revista pedagógica e no site?

17 17 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

18 18 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

19 19 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

20 20 Resultados SAEMS - TRI Saems 2014

21 21 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014

22 22 Resultados TCT Dados: – Percentual de acerto por descritor; – Nos dados por turma temos: Categoria de desempenho; Proficiência; Padrão de desempenho. Saems 2014 Como os dados estão disponibilizados no site?

23 23 Resultados do projeto Língua Portuguesa - TCT Saems 2014

24 24 Resultados Construção da tabela de resultados Saems 2014

25 3º Momento Estudo de caso: solução 25 Saems 2014

26 26 Elaboração de uma intervenção na escola apresentar uma proposta de trabalho - um plano de intervenção - com propostas de boas práticas em sala de aula: a) modelo para os gestores (direção e coordenação); ou b) modelo de prática pedagógica (professor). Saems 2014

27 27 Questões de orientação: Quem somos? – Onde estamos localizados? Quem são os nossos gestores, professores e alunos? Como estamos? – Quais são os nossos resultados nas avaliações interna e externa? Onde queremos chegar? – Quais são os nossos objetivos para melhoria da qualidade da educação? Como atingir os objetivos?/O que fazer? – Quais ações devem ser realizadas/como serão feitas? Saems 2014

28 4º Momento Apresentação dos estudos de caso 28 Saems 2014

29 29 Apresentação dos estudos de caso Possibilidades para cada contexto e uso dos dados da avaliação para melhoria do trabalho em sala de aula: – Competências e Habilidades em sala de aula; – Fatores contextuais. Saems 2014

30 www.caed.ufjfj.br oficinasecursos@caed.ufjf.br


Carregar ppt "Curso Presencial SAEMS 2014 1. 2 O SAEMS Saems 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google