A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas"— Transcrição da apresentação:

1 Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/Intervenção Cursistas: Ilair Dagmar Tomazelli Marcelo Feder Eu sou Prof, Prazer, experiência prática, Bncário, consulturia, livros, realizado, Se fosse a 1 aula, mas essa aula é especial Preparação do plano com muito carinho e atenção para ser o melhor Para vocês aprovitarem o máximo. Estão com ele em mãos,favor acompanhem 1 1

2 PERGUNTA DE PESQUISA-AÇÃO
Como desenvolver situações que auxiliam os estudantes na aprendizagem das quatro operações matemáticas? OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver o raciocínio dos estudantes nas quatro operações da matemática; .Conscientizar os estudantes sobre a importância da matemática em nossa vida. .

3 DIAGNÓSTICO Por que os estudantes tem dificuldades em aprender as quatro operações matemáticas? IDEB de 2013 das escolas em questão, média: 4,1 entre ambas as unidades. LOCAL: Escolas Municipais: Albano Kanzler, situada no bairro central e Luiz Gonzaga Ayroso, situada no bairro Jaraguá 84. CONTEXTO: .Estudantes do 6º ao 9º ano, na faixa etária entre 10 a 15 anos; .Número de estudantes envolvidos entre as duas escolas 500; .Número de aulas dadas semanais 4 aulas por turma (18 turmas); .Estudantes oriundos de outras cidades; .Parte dos estudantes não tem uma estrutura familiar adequada, ficando ociosos no contra turno de seus estudos; .Famílias sem comprometimento com os estudos e baixa escolaridade.

4 PESSOAS ENVOLVIDAS: . Equipe pedagógica e administrativa de ambas as escolas, os estudantes e seus familiares. HISTÓRICO: .Levantamento dos estudantes que tem dificuldades em matemática através de sondagem para serem encaminhados ao Serviço de Apoio Pedagógico – SAP das unidades escolares; - Elaboração do projeto de jogos pedagógicos articulando com todas as disciplinas; .Participação dos estudantes no planejamento das ações a serem desenvolvidas no projeto

5 OBJETIVOS GERAIS: Oportunizar situações de aprendizagem matemática que despertem maior interesse e melhor desempenho dos estudantes utilizando jogos pedagógicos, sistema monetário e tecnologias. . Propiciar que os estudantes identifiquem a operação da adição, subtração, multiplicação e divisão a ser realizada na situação problema;

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONCEITOS-CHAVE Professor, estudante, habilidade, conceito e prática. HIPÓTESES CORRENTES “De acordo com Vygotsky, na internalização das experiências fornecidas pela cultura a criança reconstrói os modos de ação realizados externamente e aprende a reorganizar os próprios processos mentais, apoiando em recursos como imagens, representações mentais, conceitos”. Ensinar é promover a discussão sobre os problemas colocados, é oferecer oportunidade de coordenar diferentes pontos de vista, é orientar para a resolução cooperativa das situações. Reconhecer e valorizar as habilidades matemáticas e proporcionar atividades relacionadas a auto estima dos estudantes. (Fonseca, 2004, p. 13) ( Fazer referência a artigos ) QUESTÕES ABRANGIDAS

7 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
ENVOLVIDOS: Professor: Marcelo Feder Orientadora Educacional: Ilair Dagmar Tomazelli Comunidades escolares. SENSIBILIZAÇÃO: Estudantes, pais e professores. TÉCNICAS DE DEBATE E FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS .Expor para os professores, pais e estudantes a proposta de pesquisa ação; Mostrar informações do IDEB de ambas as escolas, relacionado ao índice de reprovação e dificuldades de resoluções em questões básicas da matemática;

8 Participação dos estudantes na escolha do tema a ser trabalhado;
Motivar os estudantes gerando desafios e premiando-os pelo desempenho.

9 AVALIAÇÃO ENVOLVIDOS: Estudante, alunos e professores. MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: Durante todo o processo da pesquisa ação TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO: . Participação; . Prova individual diagnóstica; . Atividades em grupo; . Jogos envolvendo as quatro operações; . Autoavaliação.


Carregar ppt "Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google