A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 2 Fundamentos de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 2 Fundamentos de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2 Fundamentos de Marketing

2 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   Surgimento do Marketing Marketing derivado de Market, que significa mercado. O Marketing tem o mercado como a razão e foco de suas ações. Surgiu quando o avanço da indústria em 1950,acirrou a competição e a disputa pelos mercados. Além de produzir produtos com qualidade e custo competitivos, o cliente passou a contar com o poder de escolha, selecionar a melhor relação entre custo e benefício.

3 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   Conceito do Marketing Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa. Executa por meio de gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing como: Produto Preço Comunicação Distribuição

4 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   Processos do Marketing Segundo a American Marketing Association, o marketing tem como processo planejar e executar: Concepção Precificação Promoção Distribuição de ideias Distribuição de produtos Distribuição de serviços

5 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   Considerações O Marketing pode ser considerado a filosofia empresarial que envolve todas as funções da empresa e enfatiza os cinco fatores do mercado : Consumidores Distribuidores Concorrentes Influenciadores Macro ambiente

6 Produção e capacidade de consumo
MARKETING   Produção e capacidade de consumo Em uma economia estável, haveria um equilíbrio perfeito: O desequilíbrio faz parte da economia de mercado, e quando a capacidade de consumo diminui é necessário a estimulação do mercado. Capacidade de Consumo Capacidade de Produção

7 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   Com o desequilíbrio surge o papel do Marketing: Estimulando Reduzindo preços Oferecendo vantagens Divulgando através de propaganda A satisfação mutua dos clientes e dos objetivos da empresa também depende do meio ambiente. O meio ambiente tem sua dinâmica própria, onde a empresa precisa ter decisões com agilidade. - Alguns sistemas de Marketing foram desenvolvidos para a facilidade de compreensão e agilidade para analises do processo de Marketing, os chamados Mix de Marketing, são eles:

8 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   4 Ps: O sistema mais usado desde o surgimento do Marketing. Criado pioneiramente pelo professor E. Jerome McCarthy para explicar o conceito do Marketing, sendo este sistema: Produto, Preço, Promoção e Praça. O produto como foco desse sistema, o preço será capaz de gerar vendas, apoiada numa promoção, propaganda atraente por meio de uma distribuição ampla e estratégica. Esse sistema ainda é muito utilizado, porem não tão eficaz nos dias de hoje, a não ser que seja usado juntamente com outro sistema de Marketing. 3Bs: Antigamente só se falava de produto, na época de sua soberania, o produto deveria ter os 3Bs, ou seja, ser Bom, Bonito e Barato. Hoje em dia nossa visão de Marketing esta voltada para o cliente, sendo este sistema não mais usado.

9 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   4 Cs: Manter clientes satisfeitos não basta, ou seja, não se mantêm clientes apenas satisfeitos. É preciso encantá-los, ou melhor, é preciso surpreendê-los. Os 4 Cs defende a ideia de que o cliente tem que estar satisfeito e com algo a mais, sendo os 4 Cs: Conveniência, Custo para o consumidor e Comunicação. 4 As: Não basta saber qual produto que será vendido, deve- se saber se ele é adequado o suficiente, para isso é preciso a Analise, a Adaptação da empresa, a Ativação dos conceitos e por ultimo saber se tudo saiu corretamente com uma Avaliação.

10 REUNIÃO DO COLEGIADO CAMPUS MEMORIAL
20/04/2017 MARKETING   5 Cs: O mercado vem crescendo em um processo mais lento, com clientes mais exigentes e preocupados com qualidade e serviço, gerando mais concorrência nacional e internacional. Diante de tanta magia a ser executada, a empresa precisa ser, além de Competente para administrar recursos e a turbulência ambiental, Criativa, inovando sempre e ainda estar voltada para as expectativas do Consumidor e atenta à Concorrência. Não bastasse tudo isso, a empresa no Brasil precisa ser Crente. Ou seja, a empresa precisa crer que apenas com muito esforço de todos na organização agindo de forma criativa, com muita competência tecnológica, organizacional, produtiva, financeira e de marketing para administrar crises e desafios ambientais e de mercado.

11 Marketing cria ou satisfaz necessidades e desejos ??? Argumente ……

12 Para Peter Drucker, um dos principais pensadores da administração:
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto sirva e venda por si próprio. Para Peter Drucker, um dos principais pensadores da administração:

13 A essência do marketing é o processo de troca,
em que duas ou mais partes se dão algo de valor, com objetivo de satisfazer necessidades recíprocas. É o processo de criar e resolver as relações de troca.

14 Kotler define marketing como um processo social.
Marketing pode ser definido como o processo social através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Kotler define marketing como um processo social.

15 De acordo com os aspectos financeiros:
Marketing é o único sistema de produção de receita da empresa: gera renda que é administrada pelos profissionais do setor financeiro para produzir lucros. Ao expandir as vendas e as receitas de vendas, o marketing ajuda a distribuir os custos fixos por mais unidades, ampliando o retorno de lucro para a empresa.

16 CONCEITOS APLICADOS

17 Como disciplina aplicada à prática empresarial, o Marketing utiliza conceitos oriundos da Economia, Estatística, Psicologia e Sociologia.

18 Principais conceitos de marketing Necessidades, desejos e demandas
Produtos e serviços Mercados Troca, transação e relacionamentos Valor, satisfação e qualidade

19 NECESSIDADES, DESEJOS e DEMANDAS

20 As pessoas têm desejos e necessidades, e todo seu tempo é despendido para satisfazê-los.

21 Então devemos estudar Maslow TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

22 Objetivo da teoria: identificar as necessidades que levam as pessoas a tomarem decisões e atitudes.

23 O homem é um animal que deseja e raramente alcança um estado de completa satisfação.
Em 1943, Maslow concebe a motivação como algo constante, infinito e complexo, encontrado em todos os seres humanos.

24 Necessidades Humanas “totais” de acordo com Maslow
Auto- realização Necessidades Humanas “totais” de acordo com Maslow AUTO- DESENVOLV. SATISFAÇÃO Estima AUTO- RESPEITO PROGRESSO CONFIANÇA STATUS APRECIAÇÃO ADMIRAÇÃO PELOS OUTROS Sociais RELACIO- NAMENTO ACEITAÇÃO AFEIÇÃO AMIZADE COMPREENSÃO CONSIDERAÇÃO Segurança PROTEÇÃO contra: PERIGO DOENÇA INCERTEZA DESEMPREGO ROUBO Conhecimento é disseminação e união. Conhecimento é alimento do cérebro. É preciso ter “fome” de saber. O ser humano fica mais humano quando o trabalho se adapta a ele. Podemos dizer que as Necessidades Humanas Fisiológicas e de Segurança são Primárias, e as demais Secundárias. Fisiológicas ALIMENTO REPOUSO ABRIGO SEXO

25 Necessidades humanas são estados de carência percebida ou de privação
Necessidades humanas são estados de carência percebida ou de privação. O ser humano tem muitas necessidades complexas. Poucas - ou nenhuma pessoa - procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas não estiverem satisfeitas.

26 São as formas que as necessidades humanas assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade do indivíduo. Desejos

27 Exemplos: para alimentar-se é possível que um norte-americano deseje hambúrguer, batatas fritas e uma Coca-cola. Uma pessoa faminta na Ilha Maurício pode desejar mangas, arroz, lentilha e feijão. Os desejos são compartilhados por uma sociedade. Desejos

28 São “desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-las. Desejos se tornam demandas quando apoiados por poder de compra”. Kotler e Armstrong Demandas

29 ocorrem quando os produtos podem ser comprados pelos indivíduos, que veem como uma totalidade de benefícios em troca do dinheiro gasto, atendendo, dessa forma, seus desejos conforme seus recursos financeiros. (Proetti) Demandas

30 “pode ser estimada com base no número de pessoas existentes em determinado mercado, multiplicando-se esse número pelo consumo médio per capta do produto ou serviço que se quer calcular”. Cobra Demanda de mercado

31 Preço dos substitutos e complementos
Preço do produto Preço dos substitutos e complementos Fatores que influenciam a demanda Renda dos consumidores Preferência dos consumidores

32 Exemplo: muitas pessoas desejam um carro, no entanto apenas algumas estão habilitadas e dispostas a comprá-lo. As empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo.

33 São possíveis oito estados de demanda:
Os profissionais de marketing podem estimular a demanda pelos produtos/serviços de uma empresa. São possíveis oito estados de demanda:

34 Demanda negativa: os consumidores pagam pelo produto mas o evitam.
Exemplo: vacinas, serviços odontológicos e cirurgias. Empregadores têm uma demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras como funcionários. O que o mkt pode fazer: valorizar os benefícios do produto/serviço, ou seja, redesenhá-los com uma imagem positiva.

35 Demanda inexistente: não há interesse ou conhecimento por parte do consumidor.
Exemplo: novas técnicas de produção e cultivo, propostas de candidatos a cargos eletivos, novos aplicativos para celulares, curso sobre técnicas de fundição. O que o mkt pode fazer: sintonizar os benefícios do produto/serviço com as reais necessidades dos consumidores.

36 Demanda latente: nenhum produto existente no mercado é capaz de satisfazer a forte necessidade do consumidor. Exemplo: edifícios mais seguros, carros mais econômicos, controle da mobilidade urbana. O que o mkt pode fazer: mensurar o tamanho da demanda e, quando substancial, desenvolver produtos para satisfazer os consumidores. Neste caso, deve ser usado o marketing de desenvolvimento.

37 Demanda em declínio: compram com menor frequência em relação aos índices de venda anteriores ou deixam de comprar o produto/serviço. Exemplo: carros de elevado consumo de combustível, peças de vestuário sazonal, locação de dvd e blu-ray. O que o mkt pode fazer: identificar as causas do declínio, desenvolver estratégicas para reverter a queda, redesenhar o produto/serviço.

38 Demanda irregular: as compras podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês, a semana, dia, horário. Exemplos: turismo, datas comemorativas, cinema, cafezinho após refeições. O que o mkt pode fazer: buscar estratégias para modificar o padrão de demanda, com preços mais flexíveis, oferecendo descontos, promoções e outros inventivos nos dias de pouco movimento para sincronizar a demanda. Chama-se sincromarketing.

39 Demanda plena: quando os gestores das empresas verificam que as compras são feitas de modo adequado e regular dos produtos/serviços. Exemplo: celulares, produtos alimentícios, água, eletricidade. O que o mkt deve fazer: ficar atento ao comportamento dos consumidores para eventuais mudanças.

40 Demanda excessiva: há maior demanda do que oferta dos produtos disponíveis.
Exemplo: shows de artistas famosos, ingressos para eventos concorridos: carnaval, oktoberfest, jogos finais de campeonatos esportivos. O que o mkt pode fazer: desaconselhar clientes menos rentáveis a adquirir o produtos/serviço.

41 Demanda indesejada: consumidores se sentem atraídos por produtos que têm consequencias sociais indesejadas. Exemplo: material pornográfico, armas de fogo, produtos viciantes: álcool, cigarros, drogas. O que o mkt pode fazer: utilizar o mkt de eliminação pela utilização de material publicitário em tom agressivo e de conteúdo moral / ético.


Carregar ppt "AULA 2 Fundamentos de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google