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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Biológicas - ICB Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Centro Regional de Estudos,

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG Instituto de Ciências Biológicas - ICB Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção Porto Alegre, julho de 2009 Prof. Msc Fernando Amarante Silva. Titular de Farmacologia da FURG Especialista e Mestre em Farmacologia pela UFRJ Coordenador do CENPRE Vice-presidente do CONEN/RG Profa. Msc Eli Sinnott Silva. Adjunto de Farmacologia da FURG Mestre em Farmacologia pela UFRJ Coordenadora de Prevenção e Pesquisa

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3 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção 1º A universidade deve ser uma instituição construída por princípios de democracia, liberdade, fraternidade, justiça, moral, desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, ética e ciência para o bem.

4 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção 2º Deve ser uma entidade onde a ciência, a educação e a cultura se entrelaçam no desenvolvimento da igualdade social, que começa com a educação, é praticada com o apoio da educação e somente prospera com uma boa educação.

5 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção 3º Essa universidade deve interagir estreitamente com as comunidades local e regional, fazendo-as beneficiárias dos avanços científicos que produz, ao mesmo tempo em que se nutre das informações que obtém nas ações de extensão.

6 Rio Grande Porto Alegre Universidade Federal do Rio Grande-FURG FURG 317 Km

7 Universidade Federal do Rio Grande - FURG Campus Carreiros

8 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção Foi uma experiência desafiadora (Pelotas/1967) participar da, Campanha Nacional sobre Tóxicos, (MEC – Carlini). São Paulo 1959, 1965 e Erramos e aprendemos muito, mas sempre mantivemos o forte desejo de tentar prevenir os jovens dos problemas relacionados com as drogas.

9 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção Com Murad, através de seu livro O que você deve saber sobre os psicotrópicos e, mais tarde, participando do Programa Educativo sobre Drogas que Provocam Dependência (Tóxicos), BH/MG em 1983, firmamos nosso gosto e preocupação com o assunto. Em 1968, conhecemos o Prof. Sollero, Titular de Farmacologia e Terapêutica Experimental da Universidade do Brasil (UFRJ)

10 Tática do terror: Programas c/enfoque no drama Mudança de comportamento p/medo Ênfase nos perigos do uso. Somente fatos e informações: Muitas informações sobre farmacologia das drogas Estatísticas do efeito na saúde a longo prazo Estratégias afetivas: Programas abordando a auto-estima Imposição de valores Abordagens alternativas: Programas de recreação Teatro Abordagem MULTIDIMENSIONAL: Estratégias múltiplas Múltiplos enfoques Múltiplas populações Múltiplos níveis Multidisciplinaridade FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção DÉCADA DE 60: INÍCIO DE 70: FINS DE 70: INÍCIO DE 80: A PARTIR DE 90: ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL

11 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção Com base na característica da universidade interativa com a comunidade, em (Rio Grande/FURG)

12 Em busca de soluções Universidade Federal do Rio Grande - FURG ações projetos programas Amarante; Eli e cols./2009

13 Em busca de soluções Criação da equipe/1989 – Com os professores da Farmacologia para trabalhar com a comunidade externa. Trabalho interno na FURG/1995 – grupo multidisciplinar Sensibilização dos dirigentes Pesquisa nos 3 segmentos Ação Amarante; Eli e cols./2009

14 Em busca de soluções - a pesquisa/1995 (1) Drogas (2) Servidores %Estudantes % Álcool98,296,0 Tabaco78,459,7 Maconha10,429,9 Ansiolítico5,010,0 Solventes2,921,0 Cocaína1,78,2 Anfeta./outras2,021,5 Amarante;Eli e cols./95. (1) uso na vida; (2) Técnicos e Professores.

15 Em busca de soluções - ações Oficinas – para os estudantes em parceria com as Coordenações de Curso. Aplicação da lei 6368 (11.343) – com regulamentação deliberada pelo COEPE. Informativos educativos – o veículo utilizado foi o RH Informativo para os servidores. Proibição do fumo – resolução do CONSUN. Proibição da venda e propaganda do álcool e tabaco – cantinas dos campi; delib. CODEP. Amarante; Eli e cols./2009

16 Em busca de soluções - projetos Televida – (53) Equipe Técnica e estudantes. Site – Equipe Técnica e estudantes. – Equipe Técnica e estudantes. Amarante; Eli e cols./2009

17 Em busca de soluções - programa Criação da equipe multidisciplinar 1999

18 A Universidade Federal do Rio Grande Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

19 Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos SEJA BEM VINDOSEJA BEM VINDO

20 CENPRE características 1 – O que é? 2 – Como está constituído? Recursos humanos Arte-educador Assistente Social Enfermeiro Farmacologista Médico Pedagogo Psicólogo Psiquiatra Bolsistas e estagiários Grupo transdisciplinar

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22 2 – Como está constituído? Recursos Físicos 04 consultórios 01 sala/ grupoterapia 01 sala/ oficinas 01 biblioteca temática 01 sala/ prevenção 01 sala/ reuniões 01 recepção CENPRE características

23 2 – Como está constituído? Estrutura organizacional Prevenção e pesquisa Tratamento Banco de dados Serviços CENPRE características

24 3 – Para quem está dirigido? População alvo Professores Profissionais da educação Estudantes Pais Militares Dependentes químicos CASVS (crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social) Trabalhadores CENPRE características

25 Característica do CENPRE Multidisciplinar Sistema de 1 só nível e de objetivos múltiplos; nenhuma cooperação. Pluridisciplinar Sistema de 1 só nível e de objetivos múltiplos; cooperação mas sem coordenação Interdisciplinar Sistema de 2 níveis e de objetivos múltiplos; cooperação procedendo de nível superior Transdisciplinar Sistema de níveis e de objetivos múltiplos; cooperação com vistas a uma finalidade comum dos sistemas Jantsch - modificada/2005 Em busca de soluções - programa

26 A farmacologia ampliou sua carga horária de psicofarmacologia. Foi criada uma disciplina optativa sobre dependência química. A Clinica Médica incluiu em seus conteúdos o tema DQ com uma abordagem multidisciplinar. Os resultados no ensino Amarante; Eli e cols./2009 Foi criada uma disciplina OBRIGATÓRIA sobre dependência química.

27 A residência Médica em Psiquiatria exige um estágio de 6 meses no CENPRE. Os resultados no ensino Estudantes de Psicologia fazem estágio curricular no CENPRE. Amarante; Eli e cols./2009 A residência Médica em Anestesiologia incluiu em seu conteúdo o tema DQ

28 Todos os nossos alunos aprendem a fazer intervenção breve. Os resultados no ensino Todos o alunos da disciplina optativa aprendem a fazer acolhida. Amarante; Eli e cols./2009

29 Pesquisa de opinião entre os estudantes da FURG com o objetivo de identificar a metodologia prevencionista sobre drogas psicoativas mais adequada ao momento vivido pela Universidade. (acad.med./2007) ATM/2007 (2004) Reavaliação das intervenções/2004 RESULTADOS

30 RESULTADOS– Informações sobre: experiência;opinião;linguagem e comunicação 51,1 25,3 2 0,1 12,4 8,7 0, % Distribuição por experiência (n=890) Nenh. Já exp. Depen. Dep.Trat. Uso esp. Fa.am dep. Ñ/R 13,8 61,6 24,4 0, % Distribuição por opinião sobre campanhas (n=890) Inf. Efic. Inf.ñ.efic. P.inf. Ñ/R 1,8 63,4 24,6 9, % Distribuição por linguagem de informação (n=890) Cient. Coloq. Cient.c/expl. Gírias Ñ/R 8,17,9 23,3 1,6 0,8 30,6 10,2 2,8 14, % Distribuição por forma de comunicação (n=890) Folders Painéis TV Rádio Jornais Palestras Aulas Internet Ñ/R Amarante; Eli e cols./2009

31 RESULTADOS – Tipos de Informações Amarante; Eli e cols./2009

32 RESULTADOS – Tipos de Drogas a serem discutidas Amarante; Eli e cols./2009

33 Reavaliação das intervenções/2004 SUGESTÕES Amarante; Eli e cols./2009

34 SUGESTÕES 1 – A FURG deve instalar um programa educativo e preventivo para seus estudantes com as seguintes características: em linguagem coloquial; na forma de palestras; Informações divulgadas pela TV. 2 – Os temas a serem abordados devem ser sobre: como agir na abstinência; consequências sobre o uso agudo e crônico de drogas; os efeitos das drogas e tratamento do dependente; cocaína, êxtase, crack e LSD Amarante; Eli e cols./2009

35 Reavaliação das intervenções/2004 CONCLUSÕES Amarante; Eli e cols./2009

36 Conclusões Percebe-se que nestes 20 anos de trabalho dentro da Instituição ainda não se vê um comportamento uniforme sobre o tema entre os três segmentos. Ainda há necessidade de uma integração maior entre professores, técnicos, administração, associações de classes, como segmentos permanentes da Universidade, para desenvolverem nos estudantes o espírito de multiplicadores de novos paradigmas para a sociedade. Eles são os novos formadores de opinião. Amarante; Eli e cols./2009

37 Conclusões Como todo trabalho de prevenção precisa-se ter ardente paciência e muita persistência que nos levaram a criar os dez princípios que seguimos em nossos programas. 1.Reflexivo 2.Contínuo 3.Paciencioso 4.Consistente 5.Provocante 6.Inovador 7.Prazeroso 8.Multidisciplinar 9.Transdisciplinar 10. Específico e envolvente Amarante; Eli e cols./2009

38 Projetos de capacitação ainda em 2009 Capacitação dos vigilantes da FURG (13 a 18/7) Amarante; Eli e cols./2009 Lançamento do Curso de Especialização (setembro de 2009) Projeto Rondo – Segredo/RS (10 a 25/72009)

39 FURG O que aprendemos em décadas de trabalho na área da prevenção?? Que temos muito que aprender.

40 Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos – CENPRE Hospital Universitário – Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Ala Azul. Telefone (53) Site: Amarante; Eli e cols./2009 MUITO OBRIGADO


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