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Aquisição de Recursos Materiais Adeilde Santana

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Apresentação em tema: "Aquisição de Recursos Materiais Adeilde Santana"— Transcrição da apresentação:

1 Aquisição de Recursos Materiais Adeilde Santana
ARMP Aquisição de Recursos Materiais Adeilde Santana

2 Conceito e tipos de materiais
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia-a-dia, na elaboração do seu produto final ou na execução do seu objeto social. TIPOS: Materiais Auxiliares Matéria-prima Produtos em processo Produtos acabados

3 COMPRAS NA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
Sócio-gerente Administrativo Produção Vendas Compras Administração Geral Financeiro Pessoal

4 Compras na média empresa
Diretor Recursos Humanos Compras Produção Administrativo Financeiro Vendas Secretária Matéria-prima Materiais Auxiliares Follow-up Comprador Comprador

5 É a forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. SINAL DE DEMANDA

6 Formas de aquisição de material
Solicitação de compras MRP Reposição periódica Just-in-time Ponto de pedido Caixeiro –viajante Contratos de fornecimento

7 Solicitação de compra Logo da empresa Solicitação de compras
Nº Data ____/____/____ Unidade Solicitante Material Uso. Interno Na O.S. Nº _______ ITEM DESCRIÇÃO CÓDIGO QUANTIDADE OBSERVAÇÃO: SOLICITANTE APROVAÇÃO COMPRAS

8 Item fabricado ou comprado
MRP – Planejamento das necessidades de materiais é uma técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais que serão utilizados na fabricação de algum produto. Projeção de demanda Plano de produção Software MRP Lista de Materiais Lista de Necessidade de Materiais Consulta de estoques Há disponibilidade Libera Fabricação Item fabricado ou comprado Libera fabricação do item Fábrica Libera Compra Fornecedor

9 Cálculo das Necessidades de Materiais
Componente peça Demanda Estoque Necessidade A 1.500 300 = 1.200 B 2 X = 2.400 1.200 = 1.200 C 1 X = 1.200 = 1.200 D 3 X = 3.600 800 = 2.800 E 1 X X = 4.800 6.000 F 2 X X = 4.800 3.500

10 JUST – IN - TIME É um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.

11 SISTEMA REPOSIÇÃO PERÍODICA
É a emissão de Pedido decorrido um intervalo de tempo preestabelecido. Pode ser: Reposição contínua - sistema do ponto de pedido ou lote padrão. Caixeiro viajante – vendedor visita cliente e in loco verifica estoque do cliente e tira o pedido. Contrato de fornecimento – compra é efetuado a partir de uma necessidade da produção. Ordem de compra via EDI. Softwares de Planejamento e Controle - pedido de compra é emitido pelo computador.

12 Fases de um processo de compras
Preparação das especificações Identificação dos proponentes fornecedores Preparação das cartas convites Entrega da solicitação de fornecimento acompanhada de todas as informações necessárias para os proponentes elaborarem suas propostas Recebimento das propostas Análise e julgamento Negociações Emissão do pedido de compra ou contrato de fornecimento Acompanhamento do fornecimento ( Follow-ap) Recebimento Aprovação ou contestação Solicitação do pagamento ao fornecedor

13 PARCERIAS “São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão a evoluir tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho”. James Houngton Parceria é um clima de confiança mútua onde fornecedor e comprador saem ganhando. A relação ganha-ganha é de longo prazo com contatos constantes baseados na confiança. Não há fiscalização da qualidade. Comprador confia no fornecedor

14 Média do setor industrial
Comakership É uma relação de parceria com elevado nível de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada. Em muitas empresas dependendo do setor industrial, o valor gasto nas compras de terceiros representa até 90% do custo do produto vendido, sendo normais os casos de 40% a 60% Percentual Gasto em Compras Setor Industrial Compras sobre vendas % Alimentos 63 Cigarro e produtos do fumo 27 Confecções 49 Madeira 60 Gráfica 35 Petróleo 83 Equipamentos de Transporte Média do setor industrial 54

15 Fases Evolução cliente - fornecedor
1- Abordagem convencional – prioriza o preço. Agem como adversários, o mais forte faz imposições. Empresa desconfia da qualidade do fornecedor e inspeciona os recebimentos. 2 – Melhoria na qualidade – qualidade é a prioridade. Redução de nºs de fornecedores, estabelecimento de confiança recíproca. 3 – Integração Operacional – controle dos processos. Participação do fornecedor no projeto e no processo do produto. Investimentos em comuns. Cliente financia pesquisas. 4 – Integração estratégica – parceria nos negócios. Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios, incluindo o desenvolvimento de produtos e processos, engenharia simultânea, desdobramento da função qualidade, fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada.

16 Aspectos avaliação do fornecedor
Custo – verificar se os custos estão compatíveis com o mercado. Qualidade – identificar falhas na qualidade, reconhecer falhas, propor melhoria moldes ISSO 9000 Pontualidade – cultura de pontualidade nas entregas. A falta desse aspecto causa efeitos desastrosos para ambos. Inovação – fornecedor ir além das inovações solicitadas para ter um diferencial

17 Aspectos avaliação do fornecedor
Flexibilidade – Capacidade para atender a demanda do mercado. Produtividade - melhorar a produtividade reduzindo custos, melhoria na qualidade dos processos e produtos e redução dos prazos de entrega. Instalações - avaliar se as instalações possuem condições de produzir com qualidade: layout, mov. interna, armazenagem, etc. Capacitação gerencial e financeira – estrutura organizacional, tomada de decisão, saúde financeira, etc.

18 Fase do desenvolvimento do Comaker
Baseia-se nas avaliações anteriores Estabelece ações corretivas para solucionar as não conformidades Aplicação de treinamentos Estreitamento dos contatos e interações constantes buscando melhorar processos

19 Fase da Negociação do Comaker
O contrato deve constar todos os avanços e novos conceitos, tais como: Exclusividade no fornecimento durante o ciclo de vida do produto Compromisso de abertura de planilhas de composição de custos, margens de lucro que compõem o preço de venda Penalidades decorrentes do não cumprimento dos prazo Formas de comunicação, por ex. EDI.

20 Atividade valendo 0,5 para compor a nota da unidade
Atividade valendo 0,5 para compor a nota da unidade. Utilizar a mesma equipe. Estudo de caso do Grupo Pão de Açúcar.(pág.145 e 146 do lv. de Martins ARMP) Ler o texto e responder as questões: 1- Quais novas metodologias da área de compras podem ser identificadas no texto apresentado? 2- Na as opinião porque produtos específicos continuam sendo comprados no atacado? 3- Quais critérios de avaliação você iria propor para um programa de avaliação dos produtores? Discuta. 4 - Considerando o JIT caixeiro-viajante, ponto de pedido, reposição periódica e contrato de fornecimento, qual o sistema de adapta mais as necessidade do Pão de Açúcar? Porque? Discuta.

21 BIBLIOGRAFIA MARTINS, P. G. e CAMPOS, P. R. Alt Administção de Materiais e Recursos Patrimoniais – 3ª ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2009.


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