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Estratégias de Ponto Aula 10.

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1 Estratégias de Ponto Aula 10

2 Composto de MKT - Decisões Sobre Distribuição / Ponto

3 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
ASPECTOS DE ESCOLHA DE CANAIS DE VENDA ADEQUADOS: o Mercado dita a estruturação da força de vendas ( Vendas técnicas X envolvimento do consumidor com o produto x valor envolvido na compra) O Tipo de Produto que a empresa comercializa também influi na forma escolhida para a estrutura de vendas

4 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Equipes Próprias de vendas ou terceiros (representantes e distribuidores): CUIDADOS ESPECIAIS na convivência de equipes MISTAS: Problemas com as remunerações distintas na mesma Região Problemas com a alocação de materiais promocionais (favorecimentos aos que são funcionários, etc)

5 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Tipos de Distribuicão Intensiva = você sabe onde se vende o produto. O produto encontra-se em vários locais. Ex: Seletiva = você determina o local de venda. Exclusiva = intermediário trabalha somente com um fabricante.Ex:

6 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
ATACADISTAS / VAREJISTAS: ATACADISTAS: Pessoa ou empresa que compra de um fabricante mas não vende ao usuário final. VAREJISTAS: Pessoa ou empresa que compra de um fabricante (ou de um atacadista) e revende o produto ao usuário final.

7 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Os Problemas de Distribuição a resolver, incluem: Planejamento de estratégias apropriadas Escolha dos corretos canais de distribuição Gerência ( Logística ) dos movimentos físicos dos produtos

8 SERVIÇOS DESEJADOS PELOS CLIENTES
Tamanho do lote Tempo de espera Conveniência Espacial Variedade do produto Apoio de serviço

9 Decisões de DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
ASPECTOS FÍSICOS: maneiras de fazer com que os produtos cheguem àqueles que os compraram Um Sistema de distribuição bem planejado e cuidadosamente dirigido, DÁ VALOR ao produtos e serviços em todos os pontos, a partir do Produtor até o Consumidor, ou seja: Rentabilidade - Economia de Custos e Despesas Competitividade: Preços menores ; Disponibilidade maior Aumenta as vendas: Compras por Impulso EXEMPLO: PEPSI – Pode ser ?

10 VAREJO, ATACADO E LOGÍSTICA DE MERCADO

11 Exemplos de tipos de varejo
Alimentos Varejo com lojas Mercadorias Serviços Tipos de varejo Varejo sem lojas Convencional Eletrônico

12 Os ATACADISTAS ajudam os fabricantes a entregar seus produtos eficientemente para muitos varejistas e usuários industriais em todo o país.

13 Atacadistas Desempenham muitas funções, tais como vendas e promoção, compras e formação de sortimento, quebra de lotes de compra, armazenagem, transporte, financiamento, administração de riscos, informações de mercado e serviços de gerenciamento e consultoria

14 LOGÍSTICA DE MERCADO

15 Logística É o processo de fazer chegar mercadorias aos clientes. Envolve o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos físicos de materiais e os produtos finais desde os pontos de origem até os pontos de uso, para atender aos requisitos dos clientes com lucro.

16 “P”– Place / Ponto / Praça Brasil

17 Objetivos da logística de mercado: Levar os produtos certos, aos lugares certos, no prazo combinado, com o mínimo custo. JIT ( Just-In-Time )

18 Decisões da logística de mercado
Processamento de pedidos: O objetivo é encurtar o ciclo do “lead time”

19 Decisões da logística de mercado
Armazenagem: Armazenagem de bens acabados. Os centros de distribuição recebem bens de várias fábricas da empresa e dos fornecedores e os distribuem o mais rapidamente possível.

20 Decisões da logística de mercado
Estocagem: Grande interesse na produção just-in-time para tentar reduzir os custos na manutenção de estoques.

21 Decisões da logística de mercado
Transporte: Pode ser de cinco modos: ferroviário, aéreo, rodoviário, marítimo ou fluvial e por tubulações (dutos). Todos apresentam vantagens e desvantagens.


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