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PublicouLetras - UFRPE 2013.2 Alterado mais de 8 anos atrás
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A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Graduando em Administração / Marketing - ESM Jairo Izídio
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Construindo um conceito
“COMUNICAÇÃO”
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Conceito etimológico:
A palavra deriva do latim communicare, que significa “partilhar algo, pôr em comum”. Conceito prático: Fenômeno voltado para as relações interpessoais que possibilita a troca de informação, percepção e conhecimento nos ambientes que estamos inseridos.
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Elementos da comunicação
Interação - sons, gestos, indícios; Capacidade - decodificação, interpretação. Alguns fatores podem interferir na decodificação, e consequentemente causar ruídos na comunicação não permitindo a compreensão correta da mensagem.
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Conceito de Comunicação Organizacional:
Vamos construir juntos... ORGANIZAÇÃO COMUMICAÇÃO Públicos de interesse
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Comunicação Organizacional:
É a comunicação existente entre a organização e seus públicos de interesse: Empresas privadas, públicas, instituições, etc. clientes internos, externos, mídia e a sociedade em geral. X
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Oral, escrita, simbólica ou gestual e eletrônica.
Formas de Comunicação Oral, escrita, simbólica ou gestual e eletrônica.
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Formas de Comunicação Organizada Desorganizada
Valorizam a importância da comunicação e fazem uso de forma planejada Utilizam intuitivamente sem planejamento Se baseiam no “achismo” sem planejamento
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Um pouco da história da comunicação organizacional
A comunicação sempre existiu na história das organizações, até os anos de 1970 atuou de forma pouco agregada, não havia um conceito integrado por não existir um departamento específico para planejar e organizar as ações de comunicação. Neste momento a comunicação ainda era vista como despesa e não como investimento para o alcance dos objetivos da organização.
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Objetivos da Comunicação Organizacional
Disseminação da filosofia da empresa; Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo; Envolvimento dos associados com os desafios da corporação; Melhoria do clima organizacional; Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados; Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders¹. ¹O termo vem do inglês e é utilizado para designar os indivíduos ou grupos que se relacionam direta ou indiretamente com empresa.
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Disseminação da filosofia da empresa
A comunicação deve estar embasada e alinhada com a filosofia da empresa “Missão, visão e valores institucionais”.
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Disseminação da filosofia da empresa
A empresa necessita se manter fiel a sua filosofia, sem contradizer-se em suas ações, de maneira que venha fortalecer sua imagem junto aos públicos de interesse.
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Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo
Para que as atividades fluam de forma produtiva e proveitosa, é importante a clareza quanto ao que é esperado de cada funcionário, pois, o trabalho micro, interferirá positiva ou negativamente no macro.
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Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo
Diante de um planejamento claro, objetivo, mensurável e alcançável; o acompanhamento se dará de forma otimizada, o que minimizará tempo e consequentemente custo para a organização.
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Envolvimento dos associados com os desafios da corporação
Mantendo uma comunicação clara e objetiva envolvendo os colaboradores com as ações da empresa, os mesmos estarão envolvidos e comprometidos com o alcance dos resultados propostos para o sucesso da instituição.
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Envolvimento dos associados com os desafios da corporação
Vivenciamos a era da valorização do capital humano, e nesta gestão, a remuneração não é o único fator determinante para fidelização do recurso humano dentro da corporação. Muitas empresas já entendem esta tendência e buscam mecanismos para envolver e reter seus talentos motivando-os a superação.
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Melhoria do clima organizacional
Um ambiente de trabalho sadio, onde os funcionários sintam-se parte integrante da equipe e do projeto como todo, onde a gestão atue de forma preventiva nas questões comportamentais e identificando com rapidez as necessidades de intervenções corretivas.
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Melhoria do clima organizacional
A comunicação, por suas diversas ferramentas, será a chave para o sucesso organizacional atuando com o endomarketing¹ para a consolidação da implantação e melhoria do clima organizacional junto ao cliente interno, reportando-se a ele como peça fundamental para seu sucesso com o cliente externo. ¹É o marketing realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar os colaboradores que fazem parte da organização.
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Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados
As pessoas que atuam na instituição são quem garantem a qualidade de seus produtos e serviços, utilizando-se dos processos disponíveis e identificando suas lacunas ou necessidades de atualização em prol da melhoria continua desses processos.
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Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados
A empresa pode contar com os mais modernos equipamentos, se porém, as pessoas não estiverem aptas a trabalhar com eles, o retorno não será o esperado. Por isso o treinamento e a capacitação continua são necessárias para a garantia do resultado final tanto na produção quanto na prestação dos serviços.
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Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders
Um dos objetivos macros da comunicação organizacional nos dias atuais é trabalhar a imagem da corporação junto a todos os envolvidos direta ou indiretamente e que exercem influência sobre o retorno esperado no desempenho que a organização deseja alcançar.
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Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders
Na visão da gestão do século XXI, as empresas que estão engajadas com as ações desse novo cenário, compreendem que o cliente interno é o primeiro cliente e que a comunicação clara e objetiva com ele, direciona-os ao alcance dos objetivos com os clientes externos.
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Comunicação Organizacional:
Da mesma forma que o corpo fala ao nos expressarmos, simbologicamente, o corpo da empresa também fala por meio do posicionamento de sua filosofia, do comportamento dos seus colaboradores e por sua atuação no mercado (qualidade, agilidade, e efetividade de seus produtos e serviços).
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Comunicação Organizacional:
A empresa necessita zelar por sua filosofia, buscando não contradizer-se em suas ações, de maneira que venha fortalecer sua imagem junto aos seus públicos de interesse.
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“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
Albert Einstein Obrigado!
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