A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALMOXARIFADO EM HOTELARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALMOXARIFADO EM HOTELARIA"— Transcrição da apresentação:

1 ALMOXARIFADO EM HOTELARIA

2 OBJETIVO Evidenciar aos acadêmicos a importância e necessidade de uma gestão estratégica do Almoxarifado Hoteleiro.

3 Justificativa [...] calcula a existência de aproximadamente 25 mil meios de hospedagem no País. Segundo a associação, o setor possui patrimônio imobilizado de R$ 78,7 bilhões, gasta em média R$ 2 bilhões por ano com mão de obra e mais de R$ 30 milhões com Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). (REVISTA VALOR, 2010, p. 10).

4 Introdução O sistema de compras e gerenciamento de estoques em um hotel contribuem para reduzir CUSTOS , eliminar DESPERDICIOS e APRIMORAR a competitividade do hotel.

5 Cenário empresarial acirrado.
Três fatores têm colaborado para mudar a configuração dos sistemas organizacionais. Cenário empresarial acirrado. Elevado grau de exigência dos consumidores. Ciência de que os produtos armazenados no almoxarife são importantes para a geração de receitas ao hotel.

6 E tal ocorre em virtude de:
Segundo Almeida e Lucena (2010) cerca de 10 a 15% do orçamento dos hotéis são destinados a compra e gestão de materiais.

7 VANTAGEM COMPETITIVA A vantagem competitiva, também no setor hoteleiro, surge como elemento diferenciador e obrigatório para as empresas que buscam se destacar em mercados tão acirrados.

8 O ALMOXARIFE E A VANTAGEM COMPETITIVA
Porter e Millar (1999), defendem que “a vantagem competitiva é entendida como o modo em que as empresas se sobressaem sobre os seus concorrentes”. Wong e Kuan (2001) lembram que “a prática da redução dos custos com a manutenção dos mesmos elementos de qualidade em serviços pode proporcionar a vantagem competitiva em mercados hostis e globalizados”.

9 CARACTERISTICAS DE UM HOTEL
Castelli (2005) e Boeger e Yamashita (2006) citam um grupo de características do setor de serviço e especialmente no ramo hoteleiro, em que é possível perceber que a gestão das empresas do setor hoteleiro [...tem como característica geral a intangibilidade e não- estocabilidade dos materiais...]

10 1ª Serviços em hotelaria são estáticos
O cliente precisa se transportar até o local para poder utilizar os serviços e consumir os bens. Os apartamentos/salas que não forem ocupados gerarão custos que não poderão ser ressarcidos pelo hotel.

11 2ª O serviço em hotelaria não pode ser estocado
Pode-se criar, como estratégia de vendas, uma lista de espera, o que geralmente é chamado no ramo de hotelaria e aviação de overbooking, provisionando assim clientes para ocupar a capacidade total.

12 3ª O serviço em hotelaria é intangível
Não existe a matéria claramente definida nos processos de transformação dos insumos A produção e o consumo acontecem no mesmo ato, impedindo a formação de estoques do serviço.

13 4ª O serviço em hotelaria é instantâneo
O ato de produzir, consumir e distribuir ocorrem no mesmo momento, tendo o cliente como elemento obrigatório do processo produtivo. Fonte: Adaptado de Castelli (2005) e Boeger e Yamashita (2006)

14 Assim: Sabbadini, Gonçalves e Oliveira (2006) consideram como o “grande desafio da gestão hoteleira administrar bem estas características, mensurando a capacidade e a ocupação”.

15 Segundo Moysés e Moori (2006), “é fator crucial para entender os passos da organização no futuro, planejando-se melhor a demanda, visto que, esta é um dos principais elementos de impacto no sistema de gestão hoteleira”.

16 Gestão de Estoques Além disso, é fundamental identificar que, um ponto importante a ser observado, mesmo se tratando de uma unidade de serviços, é a gestão de estoque, pois o hotel necessita de materiais facilitadores, necessários ao atendimento dos hóspedes e a realização dos eventos.

17 Slack, Chambers e Johnston (2002) afirmam que “usualmente o estoque tem sido gerenciado com o apoio de sistemas de informações que proporcionam ao usuário a atualização dos registros de estoques, a estimação da demanda, as ordens de pedido e relatórios sobre a situação dos níveis de estoque existentes”.

18 VANTAGENS DA GESTÃO ESTRATÉGICA
Ballou (1993) apud Atamanczuk et al (2008) afirmam que “a correta gestão dos estoques apresenta algumas vantagens, entre elas: O avanço na qualidade do atendimento ao consumidor; Os estoques funcionam como agente nivelador entre a quantidade demandada e a quantidade ofertada; Pode ajudar no processo estratégico de compra em escala, proporcionando redução dos custos no médio e longo prazo; Agem como forma de proteger a empresa em caso de aumento dos preços”.

19 Vale ressaltar que: Deve haver prudência nos níveis de estoques gerenciados, visto que, o excesso de mercadoria armazenada na organização representa grande capitalização de ativos intangíveis, imobilizando o capital e reduzindo o giro dos estoques.

20 Além disso: Estoque em excesso no almoxarifado do hotel, reduzem a lucratividade da empresa, devido a uma série de impostos e seguros, assim como, aumento da possibilidade de ocorrer avarias e reduções dos espaços para armazenamento.

21 Sistemas de custos Segundo Cândido (1982), o sistema de custos é uma técnica de apuração e análise dos custos incorridos no processo de produção ou prestação de serviços.

22 Sistemas de custos Para que a informação contábil seja usada no processo de administração, é necessário que essa informação seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da empresa. Para os administradores que buscam a excelência empresarial, uma informação, mesmo que útil, só é desejável se conseguida a um custo adequado e interessante para a entidade (Marion, 1998).

23 Um sistema de custos pode ter vários objetivos dependendo da necessidade do gestor
Por produto: quando se objetiva a apuração do custo do produto ou serviço isoladamente, ou seja, dos custos apropriados diretamente nos produtos e serviços; Por setor ou seccional: quando, além do custo do produto, objetiva-se obter o custo dos setores de produção e serviço; Avaliação de estoques para a contabilidade financeira (geral): atribuir valor ao estoque reportado no balanço e determinar o lucro da empresa, inclusive para fins fiscais e societários;

24 Rentabilidade dos produtos, serviços e clientes e
Um sistema de custos pode ter vários objetivos dependendo da necessidade do gestor Formulação das estratégias gerais e dos planos de longo prazo: através da elaboração de modelos de simulação para atender a uma demanda específica por parte de um usuário da empresa. Ex.: A diretoria solicita ao controller qual a melhor alternativa entre comprar ou fabricar um produto; qual o produto de sua linha de produção que apresenta prejuízos; qual o preço ótimo para seus produtos, decisões de preços, etc; Rentabilidade dos produtos, serviços e clientes e Mensuração de performance e avaliação de pessoas.  

25 Portanto: Todas as organizações hoteleiras incorrem em custos. Os custos são incorridos sobre os recursos consumidos pelo hotel para que ele alcance seu objetivo de negócios: satisfazer aos clientes. Os recursos consumidos são materiais como: alimentos, amenites, bebidas, materiais de rodízios, higienização, fardamento, etc. além de recursos como esforços pessoais, serviços terceirizados, uso de equipamentos que geram custos. (Zanella, 1993).

26 Próxima aula! Sistema ABC de Custos.


Carregar ppt "ALMOXARIFADO EM HOTELARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google