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Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional
Aula 8 DPS Comp. Org.A º Bim

2 Teorias contemporâneas sobre a motivação
Existe uma série de teorias contemporâneas que possuem uma coisa em comum: cada uma tem um razoável grau de fundamentação válida. Evidentemente, isso não significa que as teorias de que vamos falar agora sejam inquestionavelmente corretas. Nós a chamamos de “teorias contemporâneas” não porque necessariamente tenham sido desenvolvidas recentemente, mas porque representam o que de mais avançado existe atualmente para explicar a motivação dos trabalhadores. DPS Comp. Org.A º Bim

3 Teoria das necessidades, de McClelland
O que os trabalhadores querem? O dinheiro raramente é o principal motivador. Isso foi confirmado por uma pesquisa recente com trabalhadores. Aqui estão as cinco coisas que eles consideram mais importantes no trabalho: 1. Uma atividade em que se possa aprender alguma coisa e escolher suas atribuições. Os trabalhadores valorizam oportunidades de aprendizagem em que possam desenvolver habilidades que aumentam o seu valor no mercado. Eles também querem a chance de, sempre que possível, escolher suas atribuições. DPS Comp. Org.A º Bim

4 2. Horário flexível e mais tempo livre. Os trabalhadores valorizam
seu e suas horas livres. A flexibilidade de horários permite que eles equilibrem melhor as obrigações pessoais e as responsabilidades profissionais. 3. Elogios. As pessoas gostam de se sentir necessárias e de saber que seu trabalho é apreciado. Mas os funcionários reclamam que seus chefes muito raramente fazem isso. DPS Comp. Org.A º Bim

5 4. Mais autonomia e autoridade em seu trabalho.
Mais autonomia e maior autoridade significam que a organização confia no funcionário para agir com independência e sem a aprovação de outras pessoas. DPS Comp. Org.A º Bim

6 5. Mais tempo com os chefes.
Quando um chefe dedica seu tempo aos seus subordinados, está fazendo duas coisas. Primeiro, por seu tempo ser valioso, ele demonstra reconhecimento e validação para o funcionário. Segundo, ele oferece apoio ao escutar as reclamações, responder as perguntas e fornecer aconselhamento. Os respondentes listaram o dinheiro como um fator importante, mas apenas depois destes itens. DPS Comp. Org.A º Bim

7 Cultura nas Organizações
Desvendando a cultura organizacional DPS Comp. Org.A º Bim

8 O que é Cultura Organizacional
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. DPS Comp. Org.A º Bim

9 O que é Cultura Organizacional
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.  Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas. DPS Comp. Org.A º Bim

10 Identificação da cultura de uma empresa.
1 - Análise da Estratégia de Negócios Permite aos gestores do negócio/empresa ferramentas, informação e comprometimento necessários para a avaliação do grau de vantagem competitiva e foco que a estratégia atual da empresa proporciona. A Análise produz a informação necessária para a determinação de quando e quais mudanças na estratégia do negócio são necessárias. - Identificação da situação geral da empresa - conhecimento Pontos fortes e fracos - Reconhecimento dos objetivos e metas da empresa - Verficação do grau de compatibilidade da estrutura empresarial e recursos disponíveis com as estratégias definidas. DPS Comp. Org.A º Bim

11 3 - Redefinição da missão empresarial e real vocação da empresa
O correto posicionamento estratégico de uma empresa depende da compreensão da real vocação da mesma e da definição adequada de sua missão. O foco é a chave para o sucesso. Algumas perguntas devem ser respondidas rapidamente por empresários e dirigentes empresariais: O que a empresa realmente é ? O que a empresa pretende ser ? O que a empresa pode ser ? A resposta a estas perguntas é a chave necessária para a definição das alternativas estratégicas de uma empresa. DPS Comp. Org.A º Bim

12 5 - Identificação dos fatores formadores da cultura da empresa
Cultura consiste em valores, normas e crenças que as pessoas têm e manifestam ao se relacionarem com outras pessoas, quer seja em situações pessoais, quer seja nas relações diárias de trabalho. Uma empresa nada mais é do que o produto do trabalho interativo de várias pessoas, portanto, os aspectos culturais são fundamentais na forma com que as pessoas interpretam e procuram resolver situações cotidianas, e na forma com que as pessoas lidam com as metas e objetivos corporativos. Os aspectos culturais da empresa influenciam diretamente a definição da estratégia e os planos para sua implantação. A produtividade, a eficiência, o treinamento, motivação, a capacidade de criação e adaptabilidade, que são outros fatores fundamentais que são altamente influenciados, ou ainda, são dependentes da cultura da empresa. DPS Comp. Org.A º Bim

13 5 - Identificação dos fatores formadores da cultura da empresa
Quando se conhece a cultura de uma empresa pode-se formular estratégias que capitalizam as suas forças, permitindo a implantação das mudanças necessárias à organização da forma menos traumática possível, usando esse conhecimento como vantagem competitiva. Algumas oportunidades de usar os conhecimentos da cultura de uma empresa: Implantação e redirecionamento de planos estratégicos; Implantação tática de mudanças no geral; Troca de pessoas chave na direção da organização. DPS Comp. Org.A º Bim

14 Definição de Clima nas organizações
o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham. DPS Comp. Org.A º Bim

15 Para Coda (1997) apud Bispo (2007), o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Já Ricardo Luz (2007, p. 12) define o clima organizacional como “o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento”. 1 - O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários; 2 - O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto. Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes. DPS Comp. Org.A º Bim

16 Elementos que influenciam o clima organizacional
O clima organizacional é resultante de uma complexa inter-relação entre os fatores próprios de cada indivíduo, como: Personalidade, aprendizagem, motivação, percepção e valores e os fatores externos ao indivíduo que são coexistentes na interação da empresa com o indivíduo, como: Ambiente organizacional, regras e regulamentos, cultura, políticas, métodos e processos, recompensas e punições e o grau de confiança. DPS Comp. Org.A º Bim

17 Definição de pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de pesquisa, ou seja, de estudo,  de diagnóstico e de promoção de mudanças. É um processo adequado e importante para avaliar diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação do trabalhador em relação à organização. “Pesquisa de clima organizacional é o mapeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como ponto de partida igualmente válido para mudanças e o desenvolvimento organizacional.”(BENDAMINI, 1997, p.99) DPS Comp. Org.A º Bim


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