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Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

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Apresentação em tema: "Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1

2 Tópicos para Discussão
Jogos e Decisões Estratégicas Estratégias Dominantes O Equilíbrio de Nash Revisitado Jogos Repetitivos Capítulo 13 2

3 Tópicos para Discussão
Jogos Seqüenciais Ameaças, Compromissos, e Credibilidade Desencorajamento à Entrada Estratégia de Negociação Leilões Capítulo 13 3

4 Jogos e Decisões Estratégicas
“Supondo que meus concorrentes sejam racionais e procurem maximizar lucros, de que forma eu deveria levar o seu comportamento em consideração ao tomar minhas próprias decisões visando a maximização de lucros?” Capítulo 13 4

5 Jogos e Decisões Estratégicas
Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos Jogo Cooperativo Os jogadores negociam contratos que sejam obrigados a cumprir e que lhes permitam planejar estratégias conjuntas Exemplos: Negociação entre um comprador e um vendedor em torno do preço do bem; uma joint venture entre duas empresas (p.ex. Microsoft e Apple) É possível negociar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir Capítulo 13 6

6 Jogos e Decisões Estratégicas
Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos Jogo Não-cooperativo Não é possível negociar e implementar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir Exemplo: Duas empresas concorrentes tomam suas decisões de preço e propaganda independentemente, levando em consideração o provável comportamento da rival Capítulo 13 5

7 Jogos e Decisões Estratégicas
Jogos Não-cooperativos versus Jogos Cooperativos “A formulação da estratégia a ser adotada deve basear-se na compreensão do ponto de vista do oponente, a partir da qual pode-se deduzir (supondo que o oponente seja racional) de que forma ele(a) provavelmente reagirá às nossas ações” Capítulo 13 7

8 Jogos e Decisões Estratégicas
Um Exemplo: A compra de uma nota de um dólar 1) Leiloa-se uma nota de um dólar 2) O ofertante do maior lance recebe o dólar em troca do valor de seu lance Capítulo 13 8

9 Jogos e Decisões Estratégicas
Um Exemplo 3) O ofertante do segundo maior lance também deve pagar o valor de seu lance, mas sem receber nada em troca 4) Qual seria o seu lance? Capítulo 13 9

10 A Aquisição de uma Empresa
Situação Empresa A: Adquirente Empresa T: Alvo da compra A deseja comprar todas as ações de T em dinheiro Quanto a empresa A deveria oferecer pelas ações de T? Capítulo 13 10

11 A Aquisição de uma Empresa
Situação O valor da Empresa T depende do resultado de um projeto de exploração de petróleo, ainda em andamento . No caso do projeto fracassar, o valor de T é $0 No caso do projeto ser bem-sucedido, o valor de T pode chegar a $100 por ação Todos os valores entre $0 e $100 são igualmente prováveis Capítulo 13 11

12 A Aquisição de uma Empresa
Situação O valor de T aumentaria em 50% sob a administração da empresa A. A empresa A deve fazer sua oferta antes da divulgação do resultado do projeto de exploração petrolífera. A empresa T poderá esperar pela divulgação do resultado do projeto antes de optar pela aceitação ou rejeição da proposta da empresa A. Quanto a empresa A deveria oferecer? Capítulo 13 12

13 Estratégias Dominantes
Estratégia Dominante É uma estratégia ótima para un jogador independentemente do que seu oponente possa fazer. Um Exemplo A & B vendem produtos concorrentes As duas empresas devem decidir se irão ou não realizar campanhas de propaganda de seus produtos Capítulo 13 9

14 Matriz de Payoff para o jogo da propaganda
Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

15 Matriz de Payoff para o jogo da propaganda
Observações Para A, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de B Para B, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de A Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

16 Matriz de Payoff para o jogo da propaganda
Observações A estratégia dominante para A & B é fazer propaganda Não há razão para se preocupar com o outro jogador Equilíbrio em estratégias dominantes Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 14

17 Estratégias Dominantes
Jogo Sem Estratégias Dominantes A decisão ótima de um jogador que não possua uma estratégia dominante depende das ações do outro jogador. Capítulo 13 16

18 Jogo da Propaganda Modificado
Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 18

19 Jogo da Propaganda Modificado
Observações A não tem uma estratégia dominante; sua decisão depende das ações de B Para B, a decisão ótima é fazer propaganda Pergunta O que A deveria fazer? (Dica: pense na decisão de B) Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Faz propaganda Empresa A Não faz propaganda Capítulo 13 18

20 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Dominantes “Estou fazendo o melhor que posso, independentemente do que você esteja fazendo.” “Você está fazendo o melhor que pode, independentemente do que eu esteja fazendo.” Capítulo 13 20

21 Equilíbrio de Nash Revisitado
“Estou fazendo o melhor que posso, dado o que você está fazendo” “Você está fazendo o melhor que pode, dado o que eu estou fazendo.” Capítulo 13 21

22 Equilíbrio de Nash Revisitado
Problema da Escolha do Produto Exemplos de Equilíbrio de Nash Dois fabricantes de cereais matinais O mercado de cereais crocantes admite apenas um produtor O mercado de cereais açucarados admite apenas um produtor Cada empresa dispõe de recursos suficientes para lançar apenas um produto Trata-se de um jogo não-cooperativo Capítulo 13 22

23 Problema da Escolha do Produto
Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 24

24 Problema da Escolha do Produto
Pergunta O jogo tem um equilíbrio de Nash? Caso negativo, por que não? Caso positivo, como o equilíbrio pode ser alcançado? Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 24

25 Jogo de Localização na Praia
Situação Dois concorrentes, Y e C, vendem refrigerantes Local: praia com 200 jardas de comprimento Os banhistas encontram-se distribuídos uniformemente pela praia Preço de Y = Preço de C Cada cliente irá comprar do vendedor mais próximo Capítulo 13 26

26 Jogo de Localização na Praia
Oceano B Praia A 200 jardas C Y Onde os vendedores se localizarão (ou seja, qual é o equilíbrio de Nash)? Capítulo 13 27

27 Jogo de Localização na Praia
Oceano B Praia A 200 jardas C Y 2) Outros exemplos desse tipo de problema de decisão: Localização de um posto de combustível Eleições presidenciais Capítulo 13 27

28 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Maximin Situação Duas empresas competem no mercado de softwares de criptografia Ambas usam o mesmo padrão de criptografia (ou seja, os arquivos criptografados por um programa podem ser lidom pelo outro – o que é uma vantagem para os consumidores) Capítulo 13 21

29 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Maximin Situação A parcela de mercado da Empresa 1 é muito maior que a da Empresa 2 Ambas as empresas estão considerando a possibilidade de adoção de um novo padrão de criptografia Capítulo 13 21

30 Estratégias Maximin 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Empresa 2 Empresa 1
Não investe Investe Não investe 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Empresa 1 Investe Capítulo 13 29

31 Estratégias Maximin Observações
Estratégia dominante para a Empresa 2: Investir Equilíbrio de Nash Empresa 1: investe Empresa 2: Investe Empresa 1 Não investe Investe Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Capítulo 13 29

32 Estratégias Maximin Observações
Se a Empresa 2 não investir, a Empresa 1 incorrerá em perdas significativas A Empresa 1 poderá optar por não investir Assim, estará minimizando as perdas potenciais, que poderão atingir, no máximo, estratégia maximin Empresa 1 Não investe Investe Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Capítulo 13 29

33 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Maximin Se ambas as empresas são racionais e bem informadas: Ambas decidem investir Ocorre um equilíbrio de Nash Capítulo 13 30

34 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Maximin Mas: Se a Empresa 2 não é racional ou não tem informação completa A estratégia maximin da Empresa 1 é não investir A estratégia maximin da Empresa 2 é investir. Se 1 souber que 2 está usando uma estratégia maximin, 1 decidirá investir Capítulo 13 31

35 Dilema dos Prisioneiros
Prisioneiro B Confessa Não Confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Não Confessa Capítulo 13 33

36 Dilema dos Prisioneiros
Qual é a: Estratégia dominante? Equilíbrio de Nash? Solução de maximin? Prisioneiro B Confessa Não Confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Não Confessa Capítulo 13 33

37 Equilíbrio de Nash Revisitado
Estratégias Mistas Estratégia Pura O jogador faz uma escolha específica Estratégia Mista O jogador faz uma escolha aleatória entre duas ou mais ações possíveis, com base em um conjunto de probabilidades Capítulo 13 37

38 Jogo das Moedas 1, -1 -1, 1 Jogador B Cara Coroa Cara Jogador A Coroa
Capítulo 13 36

39 Jogo das Moedas Observações 1, -1 -1, 1 -1, 1 1, -1
Não há equilíbrio de Nash em estratégias puras Há um equilíbrio de Nash em estratégias mistas Uma empresa estabeleceria seu preço com base na hipótese de escolha aleatória? Jogador B Cara Coroa Cara 1, -1 -1, 1 Jogador A Coroa -1, 1 1, -1 Capítulo 13 36

40 A Guerra dos Sexos 2,1 0,0 1,2 Joan Jim Luta livre Ópera Luta livre
Capítulo 13 33

41 A Guerra dos Sexos Estratégias Puras Estratégias Mistas
Ambos vão à luta livre Ambos vão à ópera Estratégias Mistas Jim opta pela luta livre com probabilidade 2/3 Joan opta pela luta livre com probabilidade 1/3 Jim Luta livre Ópera Joan 2,1 0,0 1,2 Capítulo 13 33

42 Jogos Repetitivos A interação entre empresas oligopolísticas pode ser representada como um jogo repetitivo. As repetições do jogo permitem que as empresas criem reputações acerca de seu comportamento e estudem o comportamento das concorrentes. Capítulo 13 39

43 Problema da Determinação de Preços
Empresa 2 Preço Baixo Preço Alto Preço Baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço Alto Capítulo 13 41

44 Problema da Determinação de Preços
Jogo não repetitivo A melhor estratégia para cada empresa é a adoção de um preço baixo Jogo repetitivo A estratégia “tit- for-tat” é a melhor Empresa 2 Preço Baixo Preço Alto Preço Baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço Alto Capítulo 13 41

45 Jogos Repetitivos Conclusão: Num jogo repetitivo:
O Dilema dos Prisioneiros pode ter uma solução cooperativa, onde cada jogador adota a estratégia tit-for-tat Capítulo 13 44

46 Jogos Repetitivos Conclusão:
Um resultado cooperativo é mais provável em mercados com as seguintes características: Poucas empresas Demanda estável Custos estáveis Capítulo 13 44

47 Jogos Repetitivos Conclusão
A obtenção de um resultado cooperativo é difícil, pois os fatores mencionados estão sujeitos a mudanças no longo prazo. Capítulo 13 45

48 Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água
Características do Mercado Quatro Produtores Rockwell International (35% do mercado), Badger Meter, Neptune Water Meter Company, e Hersey Products (Badger, Neptune, e Hersey detém, juntas, entre 50 e 55% do mercado) Capítulo 13 46

49 Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água
Características do Mercado Demanda muito inelástica Os gastos com o produto não representam porção significativa do orçamento das famílias Capítulo 13 46

50 Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água
Características do Mercado Demanda estável Relações consolidadas e duradouras entre consumidores e produtores Constituem barreira à entrada Economias de escala Capítulo 13 47

51 Cooperação Oligopolística na Indústria de Medidores de Água
Características do Mercado As empresas encontram-se em um Dilema dos Prisioneiros; elas podem: Reduzir seus preços, até o limite dado pelo nível competitivo Cooperar Trata-se de um jogo repetitivo Pergunta Por que a cooperação tem prevalecido nesse mercado? Capítulo 13 48

52 Concorrência e Conluio no Setor Aeroviário
O que você acha? O setor aeroviário se caracteriza pela existência de cooperação e conluio entre as empresas? Capítulo 13 48

53 Jogos Seqüenciais Os jogadores tomam suas decisões um de cada vez
Cada jogador deve considerar todas as possíveis ações e reações racionais dos demais Capítulo 13 49

54 Jogos Seqüenciais Exemplos
Reação à campanha de propaganda de um concorrente Decisões de entrada na indústria Reação a políticas regulatórias Capítulo 13 50

55 Forma Extensiva de um Jogo
Jogos Seqüenciais Forma Extensiva de um Jogo Situação Dois novos cereais matinais (crocantes/ açucarados) podem ser lançados no mercado Os novos produtos só serão rentáveis se houver apenas um produtor de cada As vendas dos cereais açucarados deverão superar as vendas dos crocantes (mas ambos serão rentáveis com apenas um produtor) Capítulo 13 51

56 Problema Modificado da Escolha de Produtos
Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 53

57 Problema Modificado da Escolha de Produtos
Pergunta Qual é o resultado mais provável, considerando que as empresas tomam suas decisões de forma simultânea, independente e sem conhecer a decisão da concorrente? Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado Capítulo 13 53

58 Problema Modificado da Escolha de Produtos
Forma Extensiva de um Jogo Suponha que a Empresa 1 lance o seu cereal antes da Empresa 2 (trata-se de um jogo sequencial). Pergunta Qual será o resultado desse jogo? Capítulo 13 55

59 Forma Extensiva de um Jogo
Jogos Seqüenciais Forma Extensiva de um Jogo Form Extensiva de um Jogo Usando uma árvore de tomada de decisão Trabalhe de trás para frente, a partir do melhor resultado para a Empresa 1 Capítulo 13 56

60 Forma Extensiva do Jogo da Escolha do Produto
Crocante -5, -5 Empresa 2 Crocante Açucarado 10, 20 Empresa 1 Crocante 20, 10 Empresa 2 Açucarado Açucarado -5, -5 Capítulo 13 61

61 Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro
Nesse jogo de escolha do produto, ser o primeiro a se mover é claramente vantajoso. Capítulo 13 62

62 A Vantagem em Ser o Primeiro
Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro Suponha um Duopólio Capítulo 13 63

63 A Vantagem em Ser o Primeiro
Jogos Seqüenciais A Vantagem em Ser o Primeiro Duopólio Capítulo 13 64

64 Escolha do Nível de Produção
Empresa 2 7,5 10 15 7,5 112.50, 56.25, 0, 0 112.50, 56.25 125, 93.75 50, 75 93.75, 125 75, 50 100, 100 10 Empresa 1 15 Capítulo 13 66

65 Escolha do Nível de Produção
Esta matriz de payoff ilustra vários resultados Se as decisões são simultâneas, ambas produzem 10 Pergunta O que acontece se a Empresa 1 se move primeiro? Empresa 2 7.5 10 15 7.5 112.50, 56.25, 0, 0 112.50, 56.25 125, 93.75 50, 75 93.75, 125 75, 50 100, 100 Empresa 1 10 15 Capítulo 13 66

66 Ameaças, Compromissos, e Credibilidade
Movimentos Estratégicos O que uma empresa pode fazer para conquistar uma posição vantajosa no mercado? Impedir a entrada de novas empresas Induzir as concorrentes a reduzir a produção, aumentar o preço ou abandonar o mercado Estabelecer acordos implícitos com outras empresas Capítulo 13 68

67 Ameaças, Compromissos, e Credibilidade
How To Make the First Move Demonstrate Commitment Empresa 1 must constrain his behavior to the extent Empresa 2 is convinced that he is committed Capítulo 13 69

68 Ameaças, Compromissos, e Credibilidade
Ameaças Vazias A ameaça de uma empresa reduzir seu preço não é crível, caso essa redução deva resultar em prejuízo para a empresa. Capítulo 13 70

69 Determinação do Preço de Computadores e de Processadores de Textos
Empresa 2 Preço Alto Preço Baixo Preço Alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço Baixo Capítulo 13 72

70 Determinação do Preço de Computadores e de Processadores de Textos
Pergunta A Empresa 1 seria capaz de forçar a Empresa 2 a cobrar um preço alto, através da ameaça de reduzir seu próprio preço? Empresa 2 Preço Alto Preço Baixo Preço Alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço Baixo Capítulo 13 72

71 Ameaças, Compromissos, e Credibilidade
Situação A empresa Race Car Motors, Inc. (RCM) produz automóveis A empresa Far Out Engines (FOE) produz motores especiais de automóveis, que são vendidos, na maior parte, à RCM Trata-se de um jogo sequencial, no qual a RCM é a líder Tendo em vista que a RCM determina a produção, a ameaça da FOE construir motores grandes não é crível. Capítulo 13 76

72 Questão da Escolha da Produção
Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 3, 6 3, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes Capítulo 13 75

73 Ameaças, Compromissos, e Credibilidade
Pergunta De que forma a FOE poderia induzir a RCM a produzir automóveis grandes? Capítulo 13 77

74 Questão Modificada de Escolha da Produção
Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 0, 6 0, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes Capítulo 13 79

75 Questão Modificada de Escolha da Produção
Perguntas 1) Qual é o risco dessa estratégia? 2) De que forma a existência de agentes com comportamento irracional poderia conferir à FOE algum poder na determinação da produção? Capítulo 13 80

76 Estratégia de Investimento Preemptivo das Lojas Wal-Mart
Pergunta Como a Wal-Mart conseguiu tornar-se a maior empresa de varejo dos EUA no momento em que muitas empresas tradicionais do setor fechavam as portas? Dica Como a Wal-Mart adquiriu poder de monopólio? Jogo de investimento preemptivo com um equilíbrio de Nash Capítulo 13 81

77 O Jogo Preemptivo das Lojas de Desconto
Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade Capítulo 13 83

78 O Jogo Preemptivo das Lojas de Desconto
Dois equilíbrios de Nash Canto inferior esquerdo Canto superior direito Para ser bem- sucedida, a empresa deve atuar preemptivamente Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade Capítulo 13 83

79 Desencorajamento à Entrada
Para impedir a entrada de novas empresas na indústria, a empresa estabelecida deve convencer as concorrentes potenciais de que sua entrada não será lucrativa. Capítulo 13 84

80 Possibilidades de Entrada
Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 100, 20 200, 0 130, 0 70, -10 Empresa estabelecida Preço Baixo (guerra) Capítulo 13 86

81 Desencorajamento à Entrada
Situação Um monopolista estabelecido (I) e um entrante potencial (X) Custo irreversível de X (para construir uma planta de produção) = $80 milhões Capítulo 13 87

82 Desencorajamento à Entrada
Situação Se X não entra, I aufere um lucro de $200 milhões. Se X entra e cobra um preço alto, I aufere um lucro de $100 milhões e X obtém $20 milhões. Se X entra e cobra um preço baixo, I aufere um lucro de $70 milhões e X obtém $-10 milhões. Capítulo 13 88

83 Desencorajamento à Entrada
Pergunta De que forma I pode impedir a entrada de X? A ameaça é crível? Capítulo 13 89

84 Desencorajamento à Entrada
De que forma I pode impedir a entrada de X? 1) Realização de investimento em capacidade adicional antes da entrada de X (compromisso irrevogável) 2) Comportamento irracional Capítulo 13 92

85 Desencorajamento à Entrada
Situação após investimento de $50 milhões Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 130, 0 70, -10 Empresa Estabelecida Preço Baixo (guerra) Capítulo 13 91

86 Desencorajamento à Entrada
Situação após investimento de $50 milhões A ameaça de guerra de preço é crível X optará por não entrar Ingressante Potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 Empresa Estabelecida Preço Baixo (guerra) 70, -10 130, 0 Capítulo 13 91

87 Desencorajamento à Entrada
Airbus versus Boeing A matriz de payoffs no caso em que a Airbus é subsidiada é muito diferente do caso em que a empresa não recebe subsídios. Capítulo 13 93

88 O Desenvolvimento de uma Nova Aeronave
Airbus Produz Não produz -10, -10 100, 0 0, 0 0, 100 Produz Boeing Não produz Capítulo 13 95

89 O Desenvolvimento de uma Nova Aeronave
Boeing decidirá produzir Airbus não produzirá Boeing Produz Não produz Airbus -10, -10 100, 0 0, 0 0, 100 Capítulo 13 95

90 Desenvolvimento da Aeronave após o Subsídio Europeu
Airbus Produz Não produz -10, 10 100, 0 0, 0 0, 120 Produz Boeing Não produz Capítulo 13 97

91 Desenvolvimento da Aeronave após o Subsídio Europeu
Airbus decidirá produzir Boeing não produzirá Boeing Produz Não produz Airbus -10, 10 100, 0 0, 0 0, 120 Capítulo 13 95

92 Batalha das Fraldas Descartáveis
Apesar de haver apenas dois grandes produtores no mercado, a competição é intensa. A competição ocorre principalmente através de inovações redutoras de custos. Capítulo 13 98

93 Concorrendo por meio de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D)
Kimberly-Clark Com P&D Sem P&D 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 Com P&D P&G Sem P&D Capítulo 13 100

94 Concorrendo por meio de Pesquisa e Desenvolvimento (P& D)
Ambas gastam em P&D Pergunta Por que as empresas não cooperam? P&G Com P&D Sem P&D Kimberly-Clark 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 Capítulo 13 100

95 Estratégia de Negociação
Caso as empresas ou as pessoas façam promessas que possam ser cumpridas, resultados alternativos serão possíveis. Capítulo 13 103

96 Estratégia de Negociação
Considere o seguinte exemplo: Duas empresas devem lançar no mercado um dentre dois bens complementares. Capítulo 13 104

97 Estratégia de Negociação
Empresa 2 Produz A Produz B Produz A 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 Empresa 1 Produz B Capítulo 13 106

98 Estratégia de Negociação
Com conluio: Decisões de produção: A1B2 Sem conluio: Equilíbrio de Nash Empresa 1 Produz A Produz B Empresa 2 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 Capítulo 13 106

99 Estratégia de Negociação
Suponha que: cada empresa esteja negociando a entrada em um consórcio de pesquisa com uma terceira empresa. Capítulo 13 108

100 Estratégia de Negociação
Empresa 2 Opera sozinha Participa do consórcio 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Opera sozinha Empresa 1 Participa do consórcio Capítulo 13 110

101 Estratégia de Negociação
Estratégia dominante Ambas participam do consórcio Empresa 2 Participa do consórcio Opera sozinha Opera sozinha 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Empresa 1 Participa do consórcio Capítulo 13 110

102 Estratégia de Negociação
Interligação dos Problemas de Negociação A Empresa 1 anuncia que participará do consórcio somente se a Empresa 2 concordar em produzir A, enquanto a Empresa 1 produz B. O lucro da Empresa 1 aumentará de 50 para 60 Capítulo 13 108

103 Estratégia de Negociação
Fortalecimento do Poder de Negociação Credibilidade Redução da flexibilidade Capítulo 13 112

104 Leilões Formatos dos Leilões Leilão inglês tradicional (oral)
Leilão holandês Leilão selado Primeiro maior lance Segundo maior lance Capítulo 13 112

105 Avaliação e Informação
Leilões Avaliação e Informação Como escolher um formato de leilão Leilão com valores privados: Os participantes não têm certeza do preço de reserva dos outros participantes Leilão com valor comum: Os participantes não têm certeza do valor do bem leiloado Capítulo 13 112

106 Leilão com Valores Privados
Leilões Leilão com Valores Privados Leilão selado de segundo maior lance: a melhor estratégia para o participante é ofertar um lance igual a seu preço de reserva Leilão inglês: a melhor estratégia para o participante é ofertar lances em pequenos incrementos até que se atinja seu preço de reserva Capítulo 13 112

107 Leilão com Valores Privados
Leilões Leilão com Valores Privados O lance vencedor em ambos os leilões é igual ao preço de reserva do segundo maior participante . Capítulo 13 112

108 Leilão com Valores Privados
Leilões Leilão com Valores Privados Leilão fechado No leilão de primeiro maior lance, os participantes reduzem seus lances No leilão de segundo maior lance, o lance vencedor é igual ao segundo preço de reserva mais elevado Ambos produzem a mesma receita esperada Capítulo 13 112

109 Leilões A Maldição do Vencedor Leilão com Valor Comum
O vencedor está em pior situação do que os perdedores Capítulo 13 112

110 Leilões Exemplos Leilão com Valor Comum
Leilão para realização de serviços de construção Leilão para exploração de reservas petrolíferas Capítulo 13 112

111 Leilões Pergunta Leilão com Valor Comum
Como evitar a maldição do vencedor? Capítulo 13 112

112 Maximização da Receita do Leilão
Leilões Maximização da Receita do Leilão Leilão com valores privados Deve-se ter o maior número de participantes possível Leilão com valor comum Deve-se utilizar o formato de leilão aberto Deve-se liberar informações sobre o valor do bem Capítulo 13 112

113 Leilões pela Internet Algumas advertências
Não há controle de qualidade O retorno para o vendedor é baixo Pode haver manipulação dos lances Capítulo 13 112

114 Resumo Um jogo é cooperativo quando os participantes podem se comunicar uns com os outros e fazer acordos que tenham que ser cumpridos; caso contrário, o jogo seria não-cooperativo. O equilíbrio de Nash é uma combinação de estratégias em que todos os jogadores fazem o melhor que podem dadas as estratégias dos demais jogadores. Capítulo 13 113

115 Resumo Alguns jogos não apresentam equilíbrio de Nash com estratégias puras, mas possuem um ou mais equilíbrios quando são utilizadas estratégias mistas. Estratégias que não são ótimas para jogos com apenas um lance poderão ser ótimas para jogos repetitivos. Em um jogo seqüencial, os participantes se movem cada um de uma vez. Capítulo 13 114

116 Resumo Uma ameaça vazia é assim denominada porque aquele que a faz teria pouco interesse em executá-la. Para desencorajar a entrada, uma empresa estabelecida deverá ser capaz de convencer qualquer empresa concorrente em potencial de que sua entrada não seria lucrativa. Situações de negociação são exemplos de jogos cooperativos. Capítulo 13 115

117 Resumo Leilões podem ser conduzidos em inúmeros formatos que influenciam a receita arrecadada e o preço pago pelo comprador. Capítulo 13 115

118 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
Fim do Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1


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