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Decorrências da Teoria Neoclássica: Departamentalização

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Apresentação em tema: "Decorrências da Teoria Neoclássica: Departamentalização"— Transcrição da apresentação:

1 Decorrências da Teoria Neoclássica: Departamentalização
(Compondo as Unidades da Empresa)

2 Conceito de Departamentalização
Especialização Vertical: Especialização Horizontal: Níveis Hierárquicos Departamentos

3 Tipos de Departamentalização
Por funções (ou funcional). Por produtos ou serviços. Por localização geográfica. Por clientes. Por processo. Por projetos. Por quantidade de força de trabalho.

4 Departamentalização por Funções
Características: Agrupamento das atividades de acordo com as funções principais da empresa. Diretor Geral Diretor Financeiro Diretor Industrial Diretor RH Diretor Marketing

5 Vantagens: Agrupa especialistas comuns em uma única chefia.
Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas e produção. Orienta as pessoas para uma única e específica atividade. Indicada para condições de estabilidade.

6 Desvantagens: Reduz a cooperação interdepartamental.
Faz com que pessoas focalizem sub-objetivos de suas especialidades. Inadequada quando a tecnologia e ambiente são mutáveis. Dificulta adaptação e flexibilidade a mudanças externas.

7 por Produtos/Serviços
Características: Agrupamento das atividades de acordo com o resultado da organização, ou seja, de acordo com o produto ou serviço realizado. . Diretor Geral Divisão Divisão Divisão Divisão Farmacêutica Veterinária Química Tintas

8 Vantagens: Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou serviço. Facilita a coordenação interdepartamental. Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos. Indicada para circunstâncias externas mutáveis. Permite flexibilidade.

9 Desvantagens: Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos. Contra-indicada para circunstâncias externas estáveis. Provoca problemas humanos de temores e ansiedades com a instabilidade. Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.

10 Departamentalização Geográfica
Características: Agrupamento das atividades de acordo com o território, região ou área geográfica. Diretor Geral Região Sudeste Região Central Região Norte Região Oeste

11 Vantagens: Assegura o sucesso da organização pelo ajustamento às condições locais. Fixa a responsabilidade de desempenho e lucro em cada local ou região. Encoraja os executivos a pensar em termos de sucesso no território. Indicada para empresas de varejo. Indicada para condições de estabilidade. Permite acompanhar variações locais e regionais.

12 Desvantagens: Reduz a cooperação interdepartamental.
Ocorre principalmente nas áreas de marketing e produção. Inadequada para a área financeira.

13 Departamentalização por Clientes
Características: Agrupamento das atividades de acordo com os tipos de clientes servidos. Diretor Geral Departamento Departamento Departamento Departamento Feminino Masculino Juvenil Terceira Idade

14 Vantagens: Quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização. Quando o negócio depende de diferentes tipos de clientes. Predispõe os executivos a pensar em satisfazer as necessidades dos clientes. Permite concentrar competências sobre distintas necessidades dos clientes.

15 Desvantagens: As demais atividades da organização – produção, finanças – tornam-se secundárias ou acessórias face à preocupação exclusiva com o cliente. Os demais objetivos da organização – como lucratividade, produtividade, eficiência – podem ser sacrificados em função da satisfação do cliente.

16 Departamentalização por Processo
Características: Agrupamento das atividades de acordo com o fluxo do processo produtivo. Diretor Industrial Seção de Seção de Seção de Seção de Pré-Montagem Montagem Embalagem Acabamento

17 Vantagens: Muito utilizada no nível operacional de áreas de produção ou de operações. Garante plena utilização e vantagens econômicos do equipamento ou tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento. Facilita ações de reengenharia dos processos e de enxugamento.

18 Desvantagens: Inadequada quando a tecnologia e ambiente são mutáveis.
Pouca flexibilidade a mudanças internas ou externas. Centraliza demasiadamente a atenção no processo produtivo.

19 Departamentalização por Projetos
Características: Agrupamento das atividades de acordo com os projetos planejados pela empresa. Diretor do Projeto Administrador Engenheiro de Engenheiro de Engenheiro de do Projeto Compras Controle Execução

20 Vantagens: Agrupa equipes multifuncionais em projetos específicos de grande porte. Ideal para empresas cujos produtos envolvam concentração de recursos e tempo. Ideal para estaleiros, obras de construção civil ou industrial, hidroelétricas. Facilita o planejamento detalhado para a execução de produtos de grande porte. Adapta a empresa aos projetos que ela pretende construir. Unidades e grupos são destacados e concentrados durante longo tempo. É uma departamentalização temporária por produto.

21 Desvantagens: O projeto tem vida planejada. É descontínuo.
Quando ele termina a empresa pode desligar pessoas ou paralisar equipamentos. Produz ansiedade e angústia nas pessoas pela sua descontinuidade.

22 Departamentalização por Quantidade de Força de Trabalho
Características: Acaba sendo uma subdivisão da departamentalização funcional a fim de preservar a amplitude administrativa adequada. Divisão de Infantaria 1o. Pelotão o. Pelotão o. Pelotão o. Pelotão

23 Vantagens e Desvantagens
As vantagens e desvantagens acabam sendo semelhantes à departamentalização funcional.

24 Departamentalização combinada
Presidência Departamentalização Funcional por Produtos por Processo Divisão Divisão de Divisão de Financeira Produção Marketing Departamento Departamento Departamento de Motores de Eletrodomésticos de Geladeiras Seção de Seção de Seção de Enrolamento Pré-Montagem Montagem Setor de Setor de Planejamento Controle

25 Considerações finais Constitui ainda hoje o critério básico de estruturação das empresas. Apesar de critérios mais recentes, não se descobriu ainda uma melhor maneira de organizar empresas. Mesmo a organização por equipes e o modelo adhocrático não conseguiram substituir inteiramente os critérios de departamentalização. 4. O departamento – ou unidade organiza-cional (UO)– ainda prevalece apesar de todo o progresso na teoria administrativa.


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