A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial
MBA em Marketing MBA em Gestão Empresarial MBA em Logística MBA em Recursos Humanos Prof. Msc Alice Selles Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial Diretora as Selles & Henning Comunicação Integrada Autora do Livro Marketing em Saúde – editora Cultura Médica

2 25/11 – Aula inicial – apresentação e visão geral do módulo
25/11 – Aula inicial – apresentação e visão geral do módulo. Proposição do trabalho de avaliação / Endomarketing e comunicação interna. 27/11 –Assessoria de Imprensa / gestão de crises. 02/12 – Branding / Publicidade e propaganda 09/12 – Sustentabilidade / Relacionamento com a comunidade / Gestão estratégica de eventos 11/12 – Estudo de caso (avaliação individual) 16/12 – Seminário – Apresentação de cases. Avaliação final do módulo Dinâmica das aulas

3 O Processo de Comunicação
Emissor Mensagem Canal, Meio ou Veículo Receptor Prof. Msc Alice Selles

4 O que é Comunicação Empresarial?
“Conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir interna e externamente. A informação prestada por ela corresponde a uma estratégia.” Juarez Bahia O que é Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

5 O que veremos sobre Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos O que veremos sobre Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

6 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos Endomarketing é uma palavra criada por Saul Bekin e patenteada por ele em Entende-se por Endomarketing as ações de marketing voltadas aos empregados de uma empresa. Tem como objetivo mobilizá-los com vistas a um alinhamento necessário para alcançar os objetivos e metas da organização. Comunicação Interna é o uso de estratégias e ferramentas de comunicação para atingir o público interno de uma organização. Assim, comunicação interna é uma ferramenta do Endomarketing , e não um sinônimo. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

7 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários; revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

8 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos Crise é um fato previsível ou não que ameaça a imagem/reputação de uma empresa, a sua lucratividade, e o futuro de seu negócio. Gestão de crises é o esforço planejado para evitar – ou minimizar – os danos de uma crise à imagem da empresa e de seus produtos ou serviços. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

9 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos Branding” é definido como todo o esforço (ações, estratégias etc) desenvolvido, no processo de administração de marcas, com o objetivo de fazer com que elas agreguem valores culturais, extrapolando assim a sua natureza inicialmente econômica. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

10 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos O conjunto de práticas por meio das quais as empresas procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

11 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos Relacionamento com a comunidade é o conjunto de atividades, processos e práticas que, direta ou indiretamente causam impacto sobre as comunidades nas quais as empresas convivem. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

12 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a "propaganda" tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa . O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

13 O que engloba a Comunicação Empresarial?
Endomarketing e Comunicação Interna Assessoria de Imprensa Gestão de crises Branding Sustentabilidade Relacionamento com a comunidade Publicidade e propaganda Gestão estratégica de eventos A área de eventos tem, cada vez mais importância no contexto empresarial. O domínio da organização e do planejamento de eventos não pode mais ser tratado de forma isolada das estratégias de posicionamento de marca, de marketing e de comunicação das empresas. A gestão da área de eventos considera essas ações de forma integrada à estratégia das empresas. O que engloba a Comunicação Empresarial? Prof. Msc Alice Selles

14 Proposição do Seminário:
A turma será dividida em grupos. Cada grupo escolherá uma empresa para estudar e apresentar um trabalho sobre sua comunicação empresarial. Cada um dos tópicos estudados neste módulo deverá ser analisado. O grupo deverá apresentar o resultado do trabalho, sob a forma de um diagnóstico da comunicação da empresa, e ainda, suas proposições para os pontos que forem considerados deficientes. Proposição do Seminário: Prof. Msc Alice Selles

15 Endomarketing

16 Todo mundo sabe o que é Marketing!
Será mesmo?

17 Marketing significa criar e manter clientes
Theodore Levit Marketing significa construir relacionamentos Marcos Cobra Prof. Msc Alice Selles

18 O Mix de Marketing Produto Praça Promoção Preço Aspecto Embalagem
Quantidade Marca Praça Distribuição Localização Estoque Promoção Propaganda RP Eventos Midias sociais Preço Valor unitário Financiamentos Descontos Promoções O Mix de Marketing Prof. Msc Alice Selles

19 “O marketing interno deve sobrepor o marketing externo”
(Kotler, 2003). Prof. Msc Alice Selles

20

21 O Endomarketing Melhora a comunicação, o relacionamento e estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e das pessoas com o sistema organizacional. Prof. Msc Alice Selles

22 Endomarketing Cliente Empregado Produto Endomarketing
Prof. Msc Alice Selles

23 Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? Prof. Msc Alice Selles

24 Representa uma identidade Organizacional.
Missão, Visão, Valores

25 É a finalidade da existência de uma organização
É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que define o significado a essa existência. A missão da organização (ou empresa) liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser. Missão

26 É o objetivo da organização
É o objetivo da organização. É aquilo que se espera ser em um determinado (provável curto) tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam. Visão

27 Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações
Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral. Valores

28 Importância do Endomarketing
Vender um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. Importância do Endomarketing

29 É possível pensar um “Mix de Endomarketing”?
Produto Imagem da Empresa Missão Visão e Valores Praça Cargo Localização Potencialidades Promoção Comunicaçáo Interna Preço Salários Abonos Benefícios É possível pensar um “Mix de Endomarketing”? Prof. Msc Alice Selles

30 Projetos de Endomarketing:
Projetos básicos de Difusão Cultural; Projetos de Desenvolvimento Cultural; Projetos de Segurança Cultural. Projetos de Endomarketing:

31 Projetos básicos de Difusão Cultural:
Visam estabelecer a prática inicial dos valores essenciais que a empresa escolheu para nortear as atitudes das pessoas. São obrigatórios no início do processo de implantação do Endomarketing. Projetos básicos de Difusão Cultural:

32 Projetos básicos de Difusão Cultural:
Sinergia do Comprome-timento Qualidade Redução de custos Racionalização dos sistemas Maior produtividade Projetos básicos de Difusão Cultural:

33 Projetos de Desenvolvimento Cultural:
Ajudam a consolidar a base cultural estabelecida; Aceleram qualitativamente a sinergia do comprometimento. Projetos de Desenvolvimento Cultural: Prof. Msc Alice Selles

34 Projetos de Desenvolvimento Cultural:
Reconhe-cimento Valorização Sinergia do comprometimento Projetos de Desenvolvimento Cultural:

35 Projetos de Segurança Cultural:
Ajudam a consolidar a base cultural estabelecida; Aceleram qualitativamente a sinergia do comprometimento. Onde estamos Onde queremos chegar Projetos de Segurança Cultural:

36 As áreas de Recursos Humanos das empresas fornecem elementos para a composição de políticas e planos de Endomarketing, a partir da análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos. Conexões com RH e MKT

37 Comunicação e Alinhamento Estratégico
Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia, na qual se definem a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006). Comunicação e Alinhamento Estratégico

38 Por que o planejamento e as estratégias das empresas falham?
Segundo Kaplan e Norton, criadores do Balanced Scorecard , menos de 10% das estratégias são efetivamente implantadas devido à falha de alinhamento estratégico entre a companhia e seus funcionários. Alinhamento Estratégico: todos os membros da organização compartilham simultaneamente da mesma visão e direção e compreendem a importância de suas atribuições para ajudar a empresa a alcançá-los.

39 Base do conceito de Alinhamento Estratégico
Para tornar possível o alinhamento estratégico entre a empresa e seus colaboradores será preciso administrar estrategicamente a comunicação interna. Cabe à comunicação interna o desafio de ser uma função organizacional capaz de impulsionar o desempenho e o sucesso financeiro de uma empresa. Base do conceito de Alinhamento Estratégico

40 Mudança no papel da Comunicação Interna
Divulgadora de informações Compartilhadora da missão, da visão da estratégia e dos valores organizacionais Mudança no papel da Comunicação Interna

41 Papel da Comunicação Interna
Apesar de ser cada vez mais percebida e valorizada, por seu papel estratégico, a comunicação interna continua sendo a prima pobre da comunicação corporativa. O que se vê na prática de mercado são ações isoladas de comunicação interna e pouquíssimas iniciativas realmente estratégicas e eficazes de comunicação voltadas para os públicos internos. $ $ Comunicação Corporativa Comunicação Interna Papel da Comunicação Interna

42 Falácia Comunicativa Inexistência de uma autêntica cultura de comunicação no ambiente de negócios. Encontramos: Modelos de gestão comunicativa ultrapassados Controle e censura das informações transmitidas aos funcionários Pressuposto de que a democratização das informações fragiliza a empresa no mercado Amadorismo Programas isolados Ao invés de: Transparência nas informações Preocupação com os funcionários Esclarecimento sobre mudanças organizacionais Alinhamento com a visão e a estratégia

43 Principais ferramentas empregadas na Comunicação Interna
Eventos: Reuniões festivas Eventos esportivos Impressas: Jornal Mural Informativos (house-organs) Revistas Eletrônicas e Digitais: Videos Intranet Informativos eletrônicos Principais ferramentas empregadas na Comunicação Interna

44 O que é mais adequado usar?
O bom senso. Cada ação deve ser planejada e deve estar inserida em um composto de comunicação geral da empresa. Nunca se pode esquecer que a comunicação interna deve estar a serviço dos princípios e objetivos da empresa. O que é mais adequado usar? Prof. Msc Alice Selles

45 selles@shcom.com.br (21) 9428-0122
Obrigada! (21)


Carregar ppt "Comunicação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google