A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos

2 Missão Visão Valores Objetivos

3 Ambiente externo (ameaças oportunidades) Análise SOWT
Ambiente Interno (forças fraquezas

4 Visão A Visão é um sonho de longo prazo, que é, essencialmente, um sonho que nunca será atingido. Pode parecer fora de propósito, mas o objetivo aqui é justamente que a Visão esteja sempre um pouco fora de alcance. A perseguição desse sonho é o que deve manter sua empresa viva e deve estar bem expresso no business plan.

5 Exemplos de Visão 3M "Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de produtos e serviços que atendam ou excedam às expectativas dos clientes.“ Itaú "Ser o banco líder em performance, reconhecimento sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

6 Missão A Missão é aquilo para o qual você, considerando a visão, estabeleceu para sua empresa cumprir ao longo do tempo. Deve ser desafiadora, mas atingível. Uma declaração de missão bem feita deve deixar claro que você entende qual é o negócio, tem uma estratégia definida e sabe como atingir seus objetivos.

7 Alguns erros a evitar nesta tarefa:
Não despeje descrições do seu negócio sobre uma folha de papel; Não escreva de maneira a aborrecer o leitor. Use linguagem simples, sem jargão; Não escreva uma tese de mestrado. Bastam algumas linhas; Não finja emoção que não existe. Se a declaração parecer artificial, o leitor pensará o mesmo de sua empresa; Não minta, nem para si mesmo, nem para os outros. Não confunda o termo "visão" com "ilusão"; Não se esqueça de colher subsídios de tantos empregados quantos forem necessários, mas não se esqueça que a Visão parte do líder da empresa, sendo tarefa absolutamente não delegável.

8 Exemplos de Missão Citibank "Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável." McDonald's "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.“ Honda "Esmagar, espremer e massacrar a Yamaha"

9 Valores Princípios culturais e morais que norteiam o comportamento do corpo social da organização.

10 Exemplos de Valores 3M Agir com honestidade e integridade inflexíveis em tudo o que fazemos. Satisfazer nossos clientes com tecnologias inovadoras e qualidade superior, valor e serviço. Oferecer retorno atraente aos investidores por meio de crescimento sustentável e global. Respeitar o ambiente físico e social no mundo todo. Desenvolver e reconhecer a diversidade de talentos, iniciativas e a liderança de nossos funcionários. Conquistar a admiração de todos os envolvidos com a 3M em todo o mundo.

11 “Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo.”
Exemplos de Valores Banco Real “Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo.” Alcoa “Integridade, segurança e saúde, qualidade e excelência, pessoas, responsabilidade.”

12 Objetivos: Atenda às exigências e expectativas legais Mas, atenda seus objetivos, Mensuráveis Ex. formar profissionais qualificados, que compreendam a realidade competitiva dos negócios e utilizem o instrumental mercadológico de modo a inserir com competência os produtos e serviços oferecidos pelas empresas em seus respectivos mercados de atuação, atraindo e mantendo clientes

13 Objetivos (do Coordenador, ou melhor do curso):
Mas, atenda seus objetivos, Mensuráveis Quantos profissionais qualificados? Quantos formandos ocupando posições estratégicas no primeiro ano de formado? Quantos melhorarão sua competitividade a partir do segundo ano de curso?

14 Indicadores de desempenho
É importante definir indicadores Como saber se os resultados estão sendo alcançados? Quais os indicadores: ex. Resultado do ENADE, porcentagem de melhoria profissional a partir do 2 ano de curso.

15 Compatibilidade: Planejamento x Orçamento:
Você conhece o orçamento do curso? Integrar o Planejamento com o orçamento. Não adianta estabelecer objetivos eficazes se não são exeqüíveis economicamente.

16 Nas diretrizes da estratégia BASF 2015 destaca-se um dos principais objetivos da empresa e que exprime claramente o que queremos - Formar a melhor equipe na indústria!

17 Processo de Implementação da Estratégia
Análise do Ambiente Análise da Situação Atual Definição de Objetivos e Estratégias Estratégias Táticas e Operacionais Execução e Avaliação Análise de Pontos Fracos e Fortes

18 Análise do Ambiente Análise do Ambiente

19 Análise do Ambiente Análise do Ambiente

20 Análise das Áreas Funcionais

21 Comparação de desempenho com similares
Análise das Áreas Funcionais Benchmarking Comparação de desempenho com similares “Benchmarking: processo contínuo de comparação aos mais fortes concorrentes, ou às entidades líderes em seus ramos de atividade ” (adaptado de David T. Kearns da Xerox Corporation)

22 Benchmarking

23 Elementos básicos de um plano estratégico
Missão Objetivos Estratégias

24 Freemn (1997) Ofensiva Dependente Defensiva Tradicional Imitativa Oportunista

25 Estratégia segundo Ansof
Autor Estratégias Significado Ansof* Penetração no mercado Exploração de cursos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de Mercados Cursos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de Produto Cursos novos em mercados tradicionais Diversificação Cursos novos em novos mercados * Trocamos Produto por Curso

26

27 Vender outros para nossos alunos
Vender para os egressos e alunos atuais Vender para novos candidatos Mercado Atual Novo Cursos Atuais Curso Novo

28 Estratégia segundos Porter
Autor Estratégias Significado Porter Diferenciação Identidade forte do curso (produto) Liderança no custo Baixo custo e baixo preço do curso (produto) Foco Atuação em nichos de mercado

29 Estratégia segundo Miles e Snow
Autor Estratégias Significado Miles e Snow Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercado Reação Incapacidade de fazer ajustes

30 Estratégia segundo Certo
Autor Estratégias Significado Certo Estabilidade Permanência no mesmo mercado Crescimento Busca de novas oportunidades Redução de despesas Eliminação de desperdícios Exemplo de Estratégia implementada (clicar) Dificuldade Impar, para as IES Isoladas: Lentidão dos Processos no MEC

31 Ou FODA (fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças)
Análise SWOT (“Strengths” = Forças; “Weaknesses” = Fraquezas; “Opportunities” = Oportunidades e Threats = Ameaças) Ou FODA (fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças)

32

33 Trabalho em Equipe (clicar)


Carregar ppt "Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google