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Marketing I Curso: Administração Professora: Graziela Galvão

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Apresentação em tema: "Marketing I Curso: Administração Professora: Graziela Galvão"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing I Curso: Administração Professora: Graziela Galvão
Marketing I

2 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? 2 Profª Graziela Galvão - ADM

3 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? 3 Profª Graziela Galvão - ADM

4 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? 4 Profª Graziela Galvão - ADM

5 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? FONTE DA GRAVURA: 5 Profª Graziela Galvão - ADM

6 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? 6 Profª Graziela Galvão - ADM

7 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? 7 Profª Graziela Galvão - ADM

8 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? “Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”. (Raimar Richers) “Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Kotler) “... o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas”. (Peter Drucker) “... o processo de conquistar e manter clientes”. (Theodore Levitt) 8 Profª Graziela Galvão - ADM

9 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? “Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”.  (American Marketing Association)  “É o Processo de Identificar, conquistar e manter clientes satisfeitos, com lucratividade, ética e responsabilidade social”. (A.D.) É uma orientação para o cliente, realizada por meio de ações integradas de todas as áreas da empresa, gerando a satisfação do consumidor e seu bem-estar em longo prazo. ({A.D.}  9 Profª Graziela Galvão - ADM

10 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
O QUE É MARKETING? Deriva da palavra inglesa "market" (mercado, praça, feira) 10 Profª Graziela Galvão - ADM

11 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Analisando o Contexto Velha economia Revolução Industrial e administração de industrias manufatureiras. Produção e consumo em massa; Lojas abarrotadas de estoques, Anúncios em toda parte, Grandes descontos. Qualidade. Profª Graziela Galvão - ADM

12 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Analisando o Contexto Nova economia economia Revolução digital e administração da informação sobre clientes, produtos, preços, concorrentes. Informação diferenciada, analisada, personalizada e eletronicamente enviada para muitas pessoas em um curto período de tempo. Profª Graziela Galvão - ADM

13 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Revolução Digital - Maior facilidade de interação e fazer e receber pedidos; - Capacidade de comparar impressões sobre produtos ou serviços Profª Graziela Galvão - ADM

14 Profª Graziela Galvão - ADM 2014.2
Revolução Digital EMPRESAS - Poderoso canal promocional e novas informações com alcance geográfico maior; - Por meio de 1 ou mais websites, a empresa pode apresentar seu produtos e serviços - Uso de redes intranets para facilitar a comunicação interna; - Envio de anúncios, cupons, amostras e informações de maneira eficiente aos clientes que os solicitarem; Profª Graziela Galvão - ADM

15 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Marketing OBJETIVOS necessidades humanas e sociais e atendê-las FONTE DA GRAVURA: ESTÁGIOS 1) Marketing empreendedor 2) Marketing profissionalizado 3) Marketing burocrático Profª Graziela Galvão - ADM

16 Profª Graziela Galvão - ADM 2014.2
Estágios Marketing empreendedor: praticados por indivíduos que abrem uma empresa porque vislumbram uma oportunidade; Marketing profissionalizado: ex: a Boston Beer gasta milhões em anúncios de TV, empresa mais de 175 funcionários em vendas e tem um departamento de marketing para fazer pesquisas; Profª Graziela Galvão - ADM

17 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Estágios Estágio final – marketing burocrático: se dirige as empresas grandes. Essas empresas não tem a criatividade das empresas que utilizam o marketing empreendedor. SS eus gerentes de marcas e de produtos devem pensar em novas formas de agregar valor ao produto deles. Profª Graziela Galvão - ADM

18 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Marketing de Escopo Bens – produtos tangíveis; Serviços – produção de serviços: empresas aeras,hotéis, manutenção e reparo, etc. Experiências – administrando de maneira integrada diversos serviços e mercadorias podemos criar e comercializar experiências: ex Magic kingdom daWalt Disney Word. Profª Graziela Galvão - ADM

19 Profª Graziela Galvão - ADM 2015.1
Marketing de Escopo Eventos – em datas ou períodos comemorativos, ex olimpíadas. Pessoas – ex marketing de celebridades. Lugares – cidades, estados, regiões. Propriedades – direitos intangíveis de posse tanto de imóveis quanto de produtos financeiros; Profª Graziela Galvão - ADM

20 Marketing de Escopo Organizações – na construção de imagens solidas e positiva na mente do publico. Informações – escolas e universidades, editoras de enciclopédias, livros de não-ficção, etc. Idéias – essência de produtos e serviços que satisfaça uma necessidade central.

21 Demanda Demanda negativa: Quando existe público que além de não gostar do produto ainda pode pagar um preço para evitá-lo ou fazer propaganda negativa. Orienta-se que a empresa redesenhe o produto, agregue valor, adote promoções diferenciadas. evitam; ex: Cherry Coke FONTE DA GRAVURA:

22 Demanda Demanda inexistente: Quando consumidores-alvos podem estar desinteressados ou indiferentes ao produto. Nesse caso, compete ao departamento “criar/despertar” a necessidade no consumidor? desconhecem; FONTE DAS GRAVURAS:

23 Demanda Demanda latente: uma forte necessidade que não consegue ser satisfeita pelos produtos existentes; FONTE DA GRAVURA:

24 Demanda Demanda em declínio: diminuindo;
Quando os consumidores perdem o interesse em consumir determinado produto. Isso pode sercausado pela concorrência, falta de qualidade, propaganda negativa... FONTE DA GRAVURA:

25 Demanda Demanda irregular: variável em função de estações do ano ou períodos; FONTE DA GRAVURA1: FONTE DA GRAVURA 2:

26 Demanda Demanda plena: nível pleno de satisfação da demanda;
FONTE DA GRAVURA 1: FONTE DA GRAVURA 2:

27 Demanda Demanda excessiva: mais alta do que se pode atender;
Ex: carros a álcool na década de 80. FONTE DA GRAVURA:

28 Demanda Demanda indesejada: produtos nada saudáveis ou indesejáveis
FONTE DA GRAVURA:

29 Segundo Kotler “marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”. Fonte da gravura :

30 Peter Drucker: “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua
Peter Drucker: “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar”. FONTE DA GRAVURA:

31 ATUALMENTE: A era do marketing digital.
Encurtamento de distância Globalização Retenção de cliente / fidelização Transparência nas ações

32 Micro e Macro Ambiente de Marketing
Microambiente Clientes Canais de marketing Mercados consumidores Concorrentes Público

33 Micro e Macro Ambiente de Marketing
Forças demográficas Forças Econômicas Tecnológicas Políticas Culturais.

34 Classificamos aqui o macroambiente da seguinte forma:
Ambiente econômico Ambiente político-legal Ambiente tecnológico Ambiente sociocultural Ambiente natural Ambiente competitivo Ambiente demográfico

35 Ambiente econômico Mercados exigem poder de compra, além de pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de crédito. (quem é concorrente?)

36 Ambiente político-legal
Composto por leis, orgãos governamentais e grupos de pressão. -Quantidade substancial de legislação afetando as empresas -Crescimento de grupos de interesse público

37 Ambiente Cultural -Valores culturais básicos tem alta persistência.
-Cada cultura consiste de subculturas. -Valores culturais secundários operam mudanças ao longo tempo. - Cultura

38 Ambiente tecnológico -Aceleração do passo da mudança tecnológica -Oportunidades ilimitadas de inovação -Variação dos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento -Crescimento da legislação sobre as mudanças tecnológicas

39 -A deterioração do ambiente
Ambiente Natural -A deterioração do ambiente -Escassez de matéria-prima -Custo de energia crescente -Níveis crescentes de poluição -Mudança do papel do governo em relação à proteção ambiental.

40 Ambiente demográfico Devemos considerar também, as ações que causam impacto sob o crescimento das populações locais e mundial.

41 Necessidades CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Cliente Desejos Ponto-de-venda Pesquisa Promoção Mercados Preço Demanda Produtos


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