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ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Prof. MSc. Paulo Tong AULA 4

2 COMO SE PREPARAR PARA ADMINISTRAR

3 OBJETIVOS 1.   Apresentar as múltiplas faces do trabalho administrativo; 2.   Refletir sobre o dilema da formação especialista X generalista; 3.   Identificar os caminhos que levam à inserção e à ascensão no mercado de trabalho.

4 CONTEÚDO Como se preparar para administrar;  O Administrador deve fazer acontecer; Aprende-se Administração a vida toda; O processo de trabalho no escritório; Administração no comércio e de serviços; O analista simbólico.

5 COMO SE PREPARAR PARA ADMINISTRAR
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA; O GENERALISTA; APRENDE-SE COM LEITURAS, FILMES, ETC. DEVE-SE TER UMA GRANDE EXPERIÊNCIA DE VIDA: O que fazer para ampliar essa experiência? FAZER DE CADA DIFICULDADE , DE CADA FATO VIVENCIADO, UMA LIÇÃO DE VIDA; ARISTÓTELES: Só podemos dizer que conhecemos uma coisa, quando julgamos conhecer a sua primeira causa.

6 O ADMINISTRADOR DEVE FAZER ACONTECER
O teste decisivo para o administrador é o resultado da empresa (Peter Drucker) O administrador é pago para realizar, para fazer as coisas acontecerem de forma adequada

7 Não pensamos senão para agir
Não pensamos senão para agir. A especulação é um luxo, enquanto a ação é uma necessidade. (Henry Bergson) Não adianta ficarmos obsessivamente preocupados em aumentar a nossa cultura sem a colocarmos a serviço de realizações úteis e práticas para a sociedade

8 APRENDE-SE A ADMINISTRAÇÃO A VIDA TODA
A administração requer permanente aprendizado; O ambiente muda, a ciência e a tecnologia evoluem, os processos evolutivos se alteram e tudo isso requer permanente atualização dos conhecimentos; Quanto mais se sabe, mais rapidamente se aprendem coisas novas; A capacidade de fazer analogias e assimilar conhecimentos novos é diretamente proporcional aos conhecimentos possuídos.

9 O PROCESSO DE TRABALHO NO ESCRITÓRIO
Henry Mintzberg mostrou que tanto executivos como líderes políticos trabalham em pequenos períodos de tempo: Gasta-se, em geral, 60% do dia em reuniões marcadas com antecedência que duram em média uma hora;

10 Trabalhos individuais em períodos de quinze minutos;
Telefonemas de seis minutos; Encontros não previamente agendados; Percursos pelo escritório de dez minutos cada.

11 ADMINISTRAÇÃO NO COMÉRCIO E DE SERVIÇOS
Administração de compras. Administração de vendas. Contatos com clientes. Pesquisas informais/ conversas ao telefone. Administração de gente. Reuniões. Trabalho com assessores.

12 O ANALISTA SIMBÓLICO Visão sistêmica; Habilidade conceitual;
Reconhecer relações dentro da organização; Capacidade de visualizar a organização dentro do seu ambiente externo; Destacar os elementos significativos dentro de cada situação; Identificar, do ponto de vista da organização, a alternativa mais adequada para ação ou decisão.

13 FILME “O Problema Não é Meu”

14 FILME “Quem Mexeu No Meu Queijo”

15 Obrigado!


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