A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)"— Transcrição da apresentação:

1 Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)  Produção acadêmica (ex.: BÁRBARA, L.; RAMOS, R. C. G. Reflexão e ações no ensino- aprendizagem de línguas. S.P.: Mercado de Letras, 2003)

2 Registro da prática de sala de aula  Incorporar o diário como ponto de partida para a reflexão contínua na/sobre a prática (autoetnografia)  Atitude crítica (cisão, desautomatização, crise, interpretação, produção de conhecimento, avaliação, reorganização da ação, transformação)

3 Ação reflexiva (Smyth: 1992, Liberali: 2002 ) INFORMAR (expor, explicar) embasar em teorias formais; encontrar as raízes das ações CONFRONTAR (questionar, argumentar) experiências, olhares, teorias; sustentação, refutação, negociação de posições RECONSTRUIR (narrar, relatar) reorganização da ação; instruções/indicações para a prática DESCREVER (narrar, relatar) mímesis da ação; representação de experiências, situadas no tempo

4 Norte para o registro de observação (adaptado)  Descreva a aula.  Quantos alunos havia na aula  Qual a faixa etária? Série?  Conte um pouco sobre essa turma.  Qual foi o assunto da aula?  Como foi escolhido?  Como a apresentação do conteúdo ocorreu?  Que materiais foram utilizados?  Como os alunos participaram das atividades? Como se comportaram?  Que tipo de trabalho foi desenvolvido: grupo, dupla, individual etc.?

5  Como o professor trabalhou com o erro?  Como trabalhou com as respostas dos alunos na atividade?  Como trabalhou com o livro?  Como os alunos atuaram durante a atividade?  Como os alunos responderam às questões?  Dê exemplos para as respostas anteriores.  O que o professor disse?  O que os alunos disseram?  Como você participou da aula?  Quais foram suas impressões/reações durante a aula?  O que você disse/pensou durante a aula?

6 Além do “descrever”  A partir da descrição, é possível resgatar o objetivo da aula?  Este objetivo está implícito ou explícito?  Você acha que o conteúdo trabalhado durante a aula e as atividades realizadas refletem esse objetivo?  Esse objetivo vem ao encontro da proposta pedagógica: do(a) professor(a), da escola, das diretrizes oficiais (PCN, OCN)  Qual a postura do professor na aula / nas atividades?  Qual foi o papel do aluno nessa atividade? Por quê?  Qual foi o papel do professor nessa atividade? Por quê?  Qual o foi o foco de apresentação do conteúdo?

7  Que tipo de interações a aula produziu?  Qual o objetivo das interações?  Que visão(ões) de ensino-aprendizagem você relaciona com essa aula / as atividades?  Como o conhecimento foi trabalhado? Foi transmitido? Construído? Co-construído? Por quê? ___________________________________________  Como você organizaria essa aula de outra maneira? Por quê?  Como você apresentaria o conteúdo de maneira mais próxima de seus objetivos?  Que atividades você desenvolveria? De que maneira?  Que outra postura você adotaria nessa aula / atividade?

8 Referências DAMIANOVIC, M. C.; PENNA, L.; GAZOTTI- VALLIM, M. A. O instrumento descrição de aula visto sob três olhares. In: BÁRBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (org.) Reflexão e ações no ensino- aprendizagem de línguas. S.P.: Mercado de Letras, 2003, p. 109-130. LIBERALI, F. C. Agente e pesquisador aprendendo na ação colaborativa. In: GIMENES, T. Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Ed. UEL, 2002, p. 109-127.


Carregar ppt "Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google