Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliana Peres Dias Alterado mais de 8 anos atrás
1
Contexto Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba) Produção acadêmica (ex.: BÁRBARA, L.; RAMOS, R. C. G. Reflexão e ações no ensino- aprendizagem de línguas. S.P.: Mercado de Letras, 2003)
2
Registro da prática de sala de aula Incorporar o diário como ponto de partida para a reflexão contínua na/sobre a prática (autoetnografia) Atitude crítica (cisão, desautomatização, crise, interpretação, produção de conhecimento, avaliação, reorganização da ação, transformação)
3
Ação reflexiva (Smyth: 1992, Liberali: 2002 ) INFORMAR (expor, explicar) embasar em teorias formais; encontrar as raízes das ações CONFRONTAR (questionar, argumentar) experiências, olhares, teorias; sustentação, refutação, negociação de posições RECONSTRUIR (narrar, relatar) reorganização da ação; instruções/indicações para a prática DESCREVER (narrar, relatar) mímesis da ação; representação de experiências, situadas no tempo
4
Norte para o registro de observação (adaptado) Descreva a aula. Quantos alunos havia na aula Qual a faixa etária? Série? Conte um pouco sobre essa turma. Qual foi o assunto da aula? Como foi escolhido? Como a apresentação do conteúdo ocorreu? Que materiais foram utilizados? Como os alunos participaram das atividades? Como se comportaram? Que tipo de trabalho foi desenvolvido: grupo, dupla, individual etc.?
5
Como o professor trabalhou com o erro? Como trabalhou com as respostas dos alunos na atividade? Como trabalhou com o livro? Como os alunos atuaram durante a atividade? Como os alunos responderam às questões? Dê exemplos para as respostas anteriores. O que o professor disse? O que os alunos disseram? Como você participou da aula? Quais foram suas impressões/reações durante a aula? O que você disse/pensou durante a aula?
6
Além do “descrever” A partir da descrição, é possível resgatar o objetivo da aula? Este objetivo está implícito ou explícito? Você acha que o conteúdo trabalhado durante a aula e as atividades realizadas refletem esse objetivo? Esse objetivo vem ao encontro da proposta pedagógica: do(a) professor(a), da escola, das diretrizes oficiais (PCN, OCN) Qual a postura do professor na aula / nas atividades? Qual foi o papel do aluno nessa atividade? Por quê? Qual foi o papel do professor nessa atividade? Por quê? Qual o foi o foco de apresentação do conteúdo?
7
Que tipo de interações a aula produziu? Qual o objetivo das interações? Que visão(ões) de ensino-aprendizagem você relaciona com essa aula / as atividades? Como o conhecimento foi trabalhado? Foi transmitido? Construído? Co-construído? Por quê? ___________________________________________ Como você organizaria essa aula de outra maneira? Por quê? Como você apresentaria o conteúdo de maneira mais próxima de seus objetivos? Que atividades você desenvolveria? De que maneira? Que outra postura você adotaria nessa aula / atividade?
8
Referências DAMIANOVIC, M. C.; PENNA, L.; GAZOTTI- VALLIM, M. A. O instrumento descrição de aula visto sob três olhares. In: BÁRBARA, L.; RAMOS, R. C. G. (org.) Reflexão e ações no ensino- aprendizagem de línguas. S.P.: Mercado de Letras, 2003, p. 109-130. LIBERALI, F. C. Agente e pesquisador aprendendo na ação colaborativa. In: GIMENES, T. Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Ed. UEL, 2002, p. 109-127.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.