Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNatan Ferreira Back Alterado mais de 8 anos atrás
1
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal Santa Maria
2
INTRODUÇÃO Promovendo ações docentes por meio do trabalho e oferecendo ações de “ensino-aprendizagem entre alunos da educação básica” desenvolve-se o PIBID- Licenciatura em Ciências Biológicas–UNIUBE, na Escola Municipal Santa Maria-Uberaba/MG, junto aos alunos dos 7os e 8os anos.
3
OBJETIVOS Incentivar a atuação docente dos licenciandos em formação; ofertar outras ações pedagógicas junto aos discentes; propiciar a formação continuada do professor do ensino básico
4
METODOLOGIA As atividades realizadas utilizando animações presentes nos Objetos Educacionais, através de recursos tecnológicos disponíveis na escola-campo, visou dinamizar dar significado ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências.
5
METODOLOGIA Para a utilização dos objetos educacionais obtidos do portal do MEC atendendo a temática que era trabalhada na sala de aula com a professora regente, as licenciandas se reuniam semanalmente com a Professora Supervisora e quinzenalmente com a Coordenadora de Área para o estudo do tema e discussão da metodologia a ser utilizada na atividade..
6
METODOLOGIA Após o estudo do tema e a escolha da metodologia, as licenciandas preparavam a atividade, o roteiro da atividade e as atividades avaliativas diagnósticas.
7
METODOLOGIA
8
RESULTADOS Site Banco Internacional de Objetos Educacionais Efeito Estufa
9
RESULTADOS Simulação Ciclos Biogeoquímicos Efeito Estufa
10
RESULTADOS Simulação Ossos e articulaçõesFases da Lua
11
CONSIDERAÇÕES FINAIS A valorização da formação dos licenciandos é essencial para que atuem de modo a promover de forma significativa o ensino e a aprendizagem de Ciências em prol de uma melhora significativa em habilidades, tais como: raciocínio lógico, abstração, contextualização com o cotidiano e assim contribuir para a redução dos índices de reprovação e evasão na educação básica.
12
Desempenho dos alunos dos 7os. anos antes das atividades do PIBID C. Biológicas-UNIUBE (2º.semestre 2011) e após atividades do PIBID-C. BIOLÓGICAS-UNIUBE (2º. Semestre 2012)
13
Desempenho dos alunos dos 8os. anos antes das atividades do PIBID C. Biológicas-UNIUBE (2º.semestre 2011) e após atividades do PIBID- Ciências Biológicas – UNIUBE (2º. Semestre 2012)
14
Questionário realizado para análise do nível de satisfação dos alunos participantes do projeto
15
Ponto de vista dos alunos ( 7os. e 8os. anos) em relação à melhoria de seu desempenho escolar, após participarem das atividades do PIBID C. BIOLÓGICAS-UNIUBE. 7os Anos 8os Anos
16
Opinião dos alunos (7º./ 8º. Anos) em relação à capacidade de associarem os objetos educacionais utilizados e a aula teórica ministrada. 7os Anos 8os Anos
17
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO BORBA, M.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. CALIXTO, A. C. Nem tudo que cai na rede é peixe: saberes docentes e possibilidades educativas na e da internet. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, 2003. CARR, W. ; KEMMIS, S. Teoria crítica de laensenãnza: lainvestigaciónacciónenlaformacióndelprofesorado. Barcelona: Martínez Roca, 1988. HOFFMANN, Ana Valéria et al. Objetos de aprendizagem para a TV pendrive: conhecendo e produzindo. 3. ed. Curitiba: Secretaria da Educação, 2007.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.