A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O FÓRUM DE DISCUSSÃO Ana Carolina de Souza & Gilmara Ozório Uberlândia/2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O FÓRUM DE DISCUSSÃO Ana Carolina de Souza & Gilmara Ozório Uberlândia/2007."— Transcrição da apresentação:

1 O FÓRUM DE DISCUSSÃO Ana Carolina de Souza & Gilmara Ozório Uberlândia/2007

2 DEFINIÇÃO É uma alternativa didático-pedagógica em potencial, onde é possível incluir colocações, sugestões, reflexões, proporcionando troca de experiências e saberes. É um espaço coletivo de discussão, interatividade, construção colaborativa de conhecimentos, troca de idéias, comprometimento mútuo, participação efetiva e colaborativa. O FÓRUM DE DISCUSSÃO

3 NO FÓRUM DE DISCUSSÃO É POSSÍVEL Ampliar Acrescentar Reformular Questionar Justificar Sintetizar Avaliar Reavaliar Criticar Intervir Discutir Concordar Discordar

4 O FÓRUM DE DISCUSSÃO CARACTERÍSTICAS Espaço de conversação, interação e diálogo Interatividade entre os participantes, visando a construção colaborativa de conhecimento Formação de comunidades virtuais de aprendizagem Relações sociais e afetivas

5 O FÓRUM DE DISCUSSÃO ABERTURA O tutor abordar questões desafiadoras para provocar a iniciativa do aprendiz e participação ativa. Propor temas provocativos, interessantes, possibilitando estudo de casos ou situação-problema a ser enfrentada coletivamente, além de apontar reflexões, discussões, polêmicas e troca de experiências.

6 PAPEL DO PROFESSOR/TUTOR Maior intervenção do mediador/facilitador  Maior participação dos envolvidos Abertura: proposta inicial Gestão da aprendizagem virtual: coordenar, além de intervir e mediar às ações em prol da construção de conhecimento Avaliação: acompanhar o processo de aprendizagem, oferecendo feedbacks construtivos para oportunizar revisões constantes, de forma a contemplar a abordagem pedagógica inovadora

7 O FÓRUM DE DISCUSSÃO PAPEL DO ALUNO Determinação Autonomia Criticidade Perseverança Foco nos objetivos Respeito à idéia do demais,etc. Habilidades e atitudes imprescindíveis ao cidadão do século XXI.

8 O FÓRUM DE DISCUSSÃO PAPEL DO PROFESSOR/TUTOR Provocar a iniciativa, desafiar o aprendiz para que ele participe ativamente e garantir a interatividade no processo para que as tarefas propostas possam ser articuladas de forma coerente.

9 O FÓRUM DE DISCUSSÃO RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR/TUTOR E CURSISTAS  Relação de afetiva e de cooperação

10 POTENCIALIDADES Experiência proveitosa e significativa Aprendizagem colaborativa em rede Troca, construção e ampliação de conhecimento Espaço de interação, participação, debate, discussão Superação da timidez Cordialidade e afetividade Procedimento didático produtivo Comunicação e interatividade O FÓRUM DE DISCUSSÃO

11 POTENCIALIDADES Rever e reavaliar as postagens Colaloração sem repreensão e julgamento das idéias Descobertas coletivas Discusso construído por todos Socialização de práticas e informações de forma objetiva, clara e eficiente Flexibilização de espaço e tempo Compartilhamento de emoções, angústia e sentimentos – clima de alívio e conforto,etc.

12 FRAQUEZAS Dispersão de idéias Postagens sem coerência Falta de mediação e avaliação do mediador Descomprometimento dos estudantes Falta de interatividade Dificuldades com a linguagem no ambiente online O FÓRUM DE DISCUSSÃO

13 FRAQUEZAS Ansiedade e angústia Silêncio e timidez em se expor Falta de fluência tecnológica para lidar com computador e Internet Falta de disciplina e dedicação de tempo Falta de preparo para discussão (leituras, pesquisas) Pouca freqüência de intervenção do mediador, etc.

14 O FÓRUM DE DISCUSSÃO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO O Fórum dever ter por base a gestão da aprendizagem colaborativo, tendo como princípios didáticos norteadores: propor, coordenar e avaliar, além de intervir e mediar às ações em prol da construção de conhecimento.

15 O FÓRUM DE DISCUSSÃO INTERATIVIDADE E COLABORAÇÃO Sintetizar debates iniciados Enriquecer e apontar novos caminhos Problematizar novos debates Compartilhar pesquisas e opiniões que ultrapassam leituras obrigatórias Apresentar pensamento com coerência lógica Propiciar discussão teórica

16 O FÓRUM DE DISCUSSÃO INTERATIVIDADE E COLABORAÇÃO Formular as idéias de forma clara e correta Trocar experiências Estabelecer relações sociais e afetivas Posicionar idéias e questionar Intercambiar pontos de vistas Conhecer e refletir sobre diferentes questionamentos Ampliar com autonomia sua tomada de consciência

17 O FÓRUM DE DISCUSSÃO AFETIVIDADE O Fórum permite a construção de relações sócio- afetivas, além de sentimentos originados pela sinceridade nas respostas, cordialidade, entrosamento entre os participantes, sensação de amaparo, respeito às opiniões divergentes ou não, colaboração, sensibilidade, expressão de sentimentos e emoções.

18 PROPOSTAS Preparo prévio do aprendiz (leituras, pesquisas) Acompanhamento e retorno do mediador/tutor Busca do foco da discussão Incentivo ao interesse e participação do aprendiz Clima acolhedor entre os envolvidos O FÓRUM DE DISCUSSÃO

19 FECHAMENTO Promover um análise crítica/reflexiva, de forma colaborativa, sobre os principais pontos levantados ao longo do Fórum verificando a aprendizagem significativa dos participantes, nos em diversos aspectos, tais como construção do conhecimento, interatividade, afetividade, dentre outros.

20 O FÓRUM DE DISCUSSÃO AVALIAÇÃO Seja ela qualitativa ou quantitativa, o mediador pedagógico deve adotar critérios explicitados desde o início do Fórum, para que o aprendiz sinta-se estimulado a participar com freqüência e qualidade. Para avaliar a quantidade de postagens e qualificá- lo como participativo ou não, deve-se verificar se foi capaz de agregar novas informações à discussão.

21 AVALIAÇÃO Não deve penalizar o aprendiz, mas tornar-se elo de interatividade e cooperação. Podendo ser qualitativa e/ou quantitativa, de acordo com os critérios adotados. Avaliar o desempenho do aprendiz, não se resume somente a computar a quantidade de acessos para atribuir nota, e sim acompanhar o processo de aprendizagem, oferecendo “feedbacks” construtivos para oportunizar revisões constantes, de forma a contemplar a abordagem pedagógica inovadora. O FÓRUM DE DISCUSSÃO

22 Aprender é, neste modelo, construir coletivamente conhecimentos a partir do questionamento, problematização, discussão, apresentação de dúvidas e troca de informações no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa. Ensinar é propor, orientar e animar a discussão dentro da comunidade. Aprender é envolver-se na troca coletiva comunitária, contribuindo e recebendo, refletindo e pondo em funcionamento uma inteligência coletiva. (Cleyciane)

23 O FÓRUM DE DISCUSSÃO CONCLUSÃO O Fórum de Discussão, enquanto espaço comunicativo que permite relações sociais e afetivas, configura-se como espaço virtual privilegiado que desenvolve práticas colaborativas, formadas por discursos escritos e compartilhados, na construção colaborativa do conhecimento.

24 O FÓRUM DE DISCUSSÃO A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (PIAGET)


Carregar ppt "O FÓRUM DE DISCUSSÃO Ana Carolina de Souza & Gilmara Ozório Uberlândia/2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google