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“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.

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2 “A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso ao saber, o que contribui para a redução das desigualdades sociais.” Mônica Fantim “torna-se impossível fechar os olhos e negar-se a ver que os espaços da mídia constituem-se também como lugares de formação - ao lado da escola, da família, das instituições religiosas”. Rosa Bueno Fischer

3 (Coordenação) - Profa. INÊS SILVA VITORINO SAMPAIO (Comunicação) Profa. LUCIANA LOBO MIRANDA (Psicologia) - O programa, em desenvolvimento desde março de 2005, articula os departamentos de Comunicação Social e Psicologia da UFC em uma ação de extensão; -A proposta de uma educação para as mídias nas escolas caminha lado a lado com a reivindicação de uma escola e de uma TV de qualidade, que faça jus às necessidades específicas de crianças e adolescentes. -OBJETIVOS

4 Objetivo Geral Promover a educação para o uso crítico das mídias, através de ações integradas em escolas da rede pública de Fortaleza e Região Metropolitana.

5 Objetivos Específicos Oferecer a crianças e adolescentes oportunidades de acesso a uma produção de mídia diversificada, através da qual desenvolvam a sensibilização dos sentidos em relação a novas formas de linguagem; - Refletir com os professores e alunos da rede pública acerca da participação da mídia na construção da subjetividade de crianças e jovens na sociedade contemporânea e a necessidade da escola considerar esta nova realidade em suas ações pedagógicas;

6 Objetivos Específicos - Refletir com os professores, as crianças e os adolescentes acerca dos critérios de qualidade das diferentes mídias e os sistemas de classificação etária; - Estimular o protagonismo juvenil no campo da comunicação, apoiando suas iniciativas como produtores de mídia com caráter inclusivo e participativo, e que possam atuar como instrumento problematizador de sua inserção no universo escolar e na sociedade em que vivem.

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9 Projeto CineTVez -Cineclube que visa discutir a relação entre mídia, juventude, educação, consumo e direitos. -Participam do projeto três escolas municipais (Fortaleza, Maranguape e Maracanaú) onde já existe o (Laboratório de Comunicação Educativa) LACE Publico participante: --Discentes das escolas envolvidas (ação semanal) -- Comunidade escolar (ação mensal) - Edital de extensão do MEC;

10 Objetivo Geral Promover a exibição e discussão de filmes de acordo com a temática planejada em escolas da rede pública de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape.

11 Eixos Temáticos -Infância e Juventude -Educação -Mídia e Consumo -Direitos -

12 Metodologia -Encontros semanais nas escolas, desenvolvendo os eixos temáticos através de oficinas que proporcionem a discussão e apropriação das mídias. -INSERIR FOTO DA AÇÂO DO CINETEVEZ NO PP LACE

13 Metodologia Ação de culminância: Apresentação mensal de filmes e vídeos seguido de debate e/ou oficinas, com temas contemporâneos relacionados à Infância e Juventude; -INSERIR FOTOS DO CINECLUBE

14 Curso de Extensão: Diálogos Escolares Contemporâneos (DEC) Parceria com a ONG (Encine). Patrocínio Petrobrás Formação 40 professores e núcleo gestor da rede pública de Fortaleza. 60 hrs Local: ENCINE (INSERIR A LOGO DA ENCINE)

15 Objetivo Debater com professores da rede pública de ensino acerca da utilização das TIC’s na sala de aula.

16 Alguns Eixos Temáticos Cotidiano escolar: dificuldades e potencialidades Infância e Juventude contemporânea Mídia: discussão e apropriação Limites e alcances das Tics

17 Metodologia Rodas de Conversa Plenária Oficinas: webrádio, blog, fotografia, vídeo

18 TVEZ PERSPECTIVA : Pedagógica: Permite a possibilidade de articulação do uso e produção da mídia como instrumentos de ensino-aprendizagem. Estética: possibilita a abertura para a criação, para o campo do sensível, explorando outras linguagens não usuais na mídia comercial. Política: Trabalha na Reflexão tanto sobre a comunicação cotidiana [sua produção e seus meios de propagação], quanto sobre a própria escola. O trabalho de Educação para o uso crítico da mídia deve auxiliar na produção de novos modos de educar no cotidiano escolar.


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