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Elementos para a cobertura da área de Educação

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Apresentação em tema: "Elementos para a cobertura da área de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos para a cobertura da área de Educação
José Francisco Soares UFMG - CNE São Paulo, 21 de Novembro de 2012

2 Sumário Parte I – Resultados Educacionais
Finalidade da Educação Resultados Educacionais Indicadores de Resultado Nível Socioeconômico Parte II – Aprendizado dos alunos Níveis de Aprendizado Explicação Social Explicação pedagógica Parte III – Resultados de Escolas Limites Efeito das Escolas NSE e Complexidade

3 Resultados educacionais
PARTE I Resultados educacionais

4 Finalidades da Educação Escolar
Adquirir competências cognitivas Desenvolver talentos pessoais Desenvolver senso de responsabilidade social Socialização das crianças e jovens Instruir, mas também educar

5 Resultados Educacionais
Acesso; Trajetória Regular; Aprendizado.

6 Indicadores de Resultados
Acesso: PNAD, Censo Populacional e Projeções Populacionais Trajetória Regular: (Presença, promoção, conclusão): Censo Escolar e Censo Demográfico Aprendizado: SAEB – Prova Brasil

7 Acesso

8 Trajetória Regular Taxas de Escolarização Líquida - 2010
Unidade da Federação Ensino Fundamental (6 a 14 anos) Ensino Médio (15 a 17 anos) Brasil 91.9 51.6 Amazonas 90.1 39.6 Pará 89.7 37.3 Pernambuco 88.7 42.7 Alagoas 91.1 32.6 Minas Gerais 94.5 56.0 São Paulo 93.2 67.1 Paraná 93.1 58.5 R. G. do Sul 92.0 51.7 Mato Grosso 90.7 58.4 Goiás 92.2 57.1 Distrito Federal 91.5 61.6 Fonte: IBGE/Pnad; Elaborado por Inep/Deed

9 Aprendizado Será que os alunos aprenderam o que lhes foi ensinado?
Avaliação da Aprendizagem. Deve ser feita pelas professoras na sala de aula, com metodologias apropriadas. Será que foi ensinado aos alunos o que deveria ter sido ensinado? Dever do Estado. Avaliação Externa da Aprendizagem.

10 Medida do Aprendizado Prova – Seleção Teste – Diagnóstico
A escala do SAEB – expressão numérica do aprendizado em Leitura e Matemática.

11 Nível Socioeconômico (NSE)
Variável latente que expressa a posição dos indivíduos ou famílias na hierarquia social Variável muito importante para a análise dos resultados educacionais É operacionalizado de maneiras diversas nas pesquisas empíricas

12 O Nível Socioeconômico (NSE)
Construto teórico Posição das famílias ou indivíduos na hierarquia social Dimensões Escolaridade Ocupação Rendimento Indicadores Itens objetivamente medidos por meio de questionários

13 NSE das Escolas

14 Validação dos resultados
Pesquisa População/ Amostra Correlação Geres Polo BH (2005) 49 escolas públicas e privadas 0,94 SAERS (2009) 1.929 escolas estaduais 0,80 SARESP (2008, 2009, 2010) 5.139 escolas estaduais 0,88 Renda per Capta dos municípios (Censo Demográfico 2010) 5.565 municípios 0,91 Validação qualitativa: educadores de várias partes do país, que consideraram os resultados consistentes com o conhecimento da realidade educacional local

15 Aprendizado dos alunos
PARTE II Aprendizado dos alunos

16 Síntese dos Resultados
Limitação das médias. Níveis como expressão dos resultados. Tradução dos números em termos pedagógicos.

17 Nomenclatura dos Níveis
Insuficiente Abaixo do Básico Não houve aprendizado Básico Elementar Precisa melhorar Adequado Suficiente Preparado para continuar Avançado Excelente Além das expectativas

18 Medida do Aprendizado Leitura
Ano Escolar Ano Avaliação Leitura Insuficiente Básico Adequado Avançado 2005 29.8% 44.5% 21.3% 4.4% 2007 29.3% 44.8% 21.7% 4.1% 2009 25.6% 42.5% 24.2% 7.7% 29.5% 58.4% 7.9% 27.1% 57.1% 10.0% 5.8% 21.9% 55.6% 13.0% 9.5%

19 Medida do Aprendizado Matemática
Ano Escolar Ano Avaliação Nível Matemática Insuficiente Básico Adequado Avançado 2005 46.1% 39.8% 12.6% 1.6% 2007 37.9% 40.3% 18.0% 3.7% 2009 30.5% 39.0% 23.4% 7.1% 38.1% 53.1% 7.9% .9% 37.7% 52.9% 8.5% 1.0% 38.8% 50.7% 9.5% 1.1%

20 NSE e Resultados Leitura
Ano Escolar NSE 2010 Nível Leitura Insuficiente Básico Adequado Avançado Baixo 39.5% 44.4% 13.6% 2.5% Médio-Baixo 30.2% 45.9% 19.6% 4.4% Médio 25.6% 44.6% 23.5% 6.2% Médio-Alto 21.8% 42.2% 27.3% 8.7% Alto 17.4% 37.7% 31.6% 13.3% 29.6% 57.6% 8.4% 24.1% 58.3% 10.9% 6.6% 21.4% 57.2% 12.8% 8.6% 19.3% 55.0% 14.6% 11.1% 16.7% 50.9% 17.1% 15.2%

21 Aprendizado: Comparação
Resultados em Leitura – porcentagem de alunos por nível, 5° ano do Ensino Fundamental I – 2011 – na sua escola e em outras escolas

22 Mapa de itens

23 Aprendizado – Explicação Pedagógica
Sentença descritora dos itens: Ação cognitiva + Conteúdo disciplinar + Contexto. Quais ações? Quais conteúdos? Quais contextos?

24 Mapa de Itens Matemática 5º Ano
Proficiência do aluno Locação do Item na escala Sentença descritora dos Itens usados no teste  AVANÇADO (Acima de 275) 353 Interpretar gráficos de colunas duplas. 352 Resolver problemas com uma ou mais das operações com valores no sistema monetário sem reserva. 345 Resolver problemas com uma ou mais das 4 operações fundamentais com naturais. PROFICIENTE (Entre 225 e 275) 274 Determinar horas e/ou intervalos de tempo em intervalos mais gerais. 258 Reconhecer polígonos pelo número de lados e/ou definição. Resolver problemas que envolvem cálculos de probabilidade (chances) em forma de fração. 245 Resolver problemas com conversão de unidades de medida de uma mesma grandeza (capacidade, dinheiro, massa, comprimento, tempo). BÁSICO (Entre 175 e 225) 216 Calcular medida de grandeza utilizando sua definição elementar. 215 Aplicar as operações para estabelecer padrão em sequência numérica. 211 Reconhecer sólidos redondos por sua forma/nome/descrição. 203 Aplicar a adição e a subtração de naturais e/ou decimais em seus vários significados. 193 Reconhecer a composição/ decomposição de um natural em suas diversas ordens, escrita, ou não, em potências de dez. ABAIXO DO BÁSICO (Até 175) 175 Resolver problemas que envolvem divisão com resto e/ou multiplicação. 166 Reconhecer elementos em tabelas e gráficos para sua leitura. 160 Estabelecer relações entre representações gráficas distintas (setor, barra, linhas e tabelas) dos mesmos dados.

25 Explicação – Social Coeficientes das variáveis explicativas no modelo para Prova Brasil 2007 e 2009
Fonte: elaboração própria a partir de dados das Provas Brasil 2005, 2007 e 2009

26 PARTE III Resultados de escolas

27 Efeito Escola Quantos pontos cada escola acrescenta ao desempenho de seus alunos por suas políticas e práticas internas. Para medir isso é preciso retirar do desempenho o que é devido características sociodemográficas dos alunos e da escola, através de modelos estatísticos. O efeito de fatores escolares vs. o efeito da escola.

28 Escolas de NSE médio Escola Insuficiente Básico Adequado Avançado
Alunos A 51,4 35,9 11,8 1,0 502 B 55,7 30,9 11,3 2,1 97 C 18,9 56,8 20,0 4,2 95 D 30,2 48,4 15,1 6,3 126 E 20,7 33,3 28,1 17,8 135 F 26,5 38,8 16,3 18,4 49

29 Escolas Exemplares Entre as escolas de alto efeito no ensino fundamental, com dados de 2005, 2007 e 2009 estão a Escola Meio Norte de Teresina e Escola Municipal do Sapucaia de Alto Alegre do Pindaré. Ambas conhecidas por seus sucessos, em princípio, inusitados. Há escolas de altos efeitos em todas as regiões do país e nas redes municipais e estaduais.

30 Comparação de Escolas Características Socioeconômicas do alunado
Desempenho dos alunos da escola Nível da Escola Melhoria da Escola Resultado da Escola Características Socioeconômicas do alunado Comparação de Escolas Fatores que dificultam a Gestão da Escola Fonte: Elaboração própria

31 Fatores Dificultadores da Gestão
Tamanho da escola Turnos de funcionamento Modalidades de Ensino Ofertadas Número médio de alunos por turma

32 NSE e Complexidade


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