A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FASES DO DESENHO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FASES DO DESENHO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 FASES DO DESENHO INFANTIL
Profª Elizangela Felipi Fonte: GARATUJAS rabiscos e desenhos . A Linguagem secreta das crianças. Evi Crotti e Alberto Magni

2 Estágio sensório motor - rabiscação – 0 a 2 an0s
Não tem habilidade adquirida, percebe o meio com simplicidade e subjetividade, imitação crescente, há pesquisa de movimentos, curiosidade e exploração de materiais diversos, reflexo de sucção (leva tudo à boca). Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporcionam prazer à criança. 

3 Estágio da Garatuja - 2 a 4 anos
Desordenada: Ausência de controle dos movimentos. Uso da cor pelo simples prazer de experimentá-la, sem intenções. A figura humana não aparece e o espaço não é totalmente utilizado. Ainda muito próxima da rabiscação, seus desenhos variam muito: ora fracos e concentrados ora fortes e dispersos pelo papel. 

4 Estágio pré-esquemático - 4 a 6 anos
Descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. A criança começa a representar coisas de sua realidade e a expressar sua fantasia, desenhando vários objetos ou o que imagina deles. A ação é voltada para resultados concretos, maior poder de concentração e intensa formação de conceitos.

5 É a fase pré-figurativa, durante a qual é frequente falar enquanto desenha.  O GIRINO OU CABEÇUDO – Aos 5 anos, a criança representa a figura humana com a forma de girino ou cabeçudo. O Circulo não representa só a cabeça mas também o tronco que não é diferenciado, dentro do circulo são também desenhados os olhos, a boca e o nariz.

6 Estágio esquemático - 6 a 9 anos
Descoberta de um conceito definitivo de homem e do meio, dependendo do conhecimento ativo e da personalidade através da repetição, "esquema".  Primeiro conceito definido do espaço, "linha de base" e "linha do horizonte". A linha de base exprime: base, terreno, os objetos são desenhados perpendiculares a esta linha. A linha do horizonte exprime o céu. Afastamento do esquema da cor (mesma cor para o mesmo objeto), mostra experiência. 

7 Estágio esquemático - 6 a 9 anos
Em continuação à fase esquemática na evolução do grafismo infantil, ocorre um período estacionário, durante o qual o desenho se mantém sem tantos progressos como os que ocorreram até esta fase. Ele melhora em acabamento e detalhes mas não evolui. A grande evolução agora é na escrita e é comum aparecer balões representando conversas entre personagens de seus desenhos ou pequenos textos, que parecem explicar melhor a situação ou ação deles.

8 Estágio do início do realismo - 9 a 11 anos.
Afastamento do esquema, linha de base e do horizonte se encontram cobrindo o espaço em branco que existia na fase anterior, tendência para as linhas realísticas. Maior rigidez resultante da atitude egocêntrica e da ênfase sobre detalhes como roupas, cabelos, etc. Diferença acentuada entre meninas e meninos, maior consciência do eu em relação ao sexo. Idade do bando, meninos junto de meninos e meninas junto de meninas. Estágio subjetivo da cor, a cor é usada em relação a experiência subjetiva

9 Estágio pseudo realístico do raciocínio - 11 a 13 anos
  Aproximação realística inconsciente, tendência a disposição visual ou não visual, amor a ação e a dramatização. Introdução das articulações na figura humana, atenção visual às mudanças de movimento introduzidas através do movimento ou da atmosfera. Espaço tridimensional expresso pelas proporções diminuídas dos objetos distantes. Regressão, do não disposto visualmente, à linha de base ou a expressão do meio somente quando significativo. Mudança da cor, em sua natureza, relacionada à distância e a um estado particular de humor. 

10 Estágio da decisão: adolescência - 13 a 17 anos Consciência crítica
Consciência crítica ao meio e ao resultado representacional. Identificação mais clara do tipo visual: impressões do meio no qual o criador se sente espectador, ênfase na proporção exterior, interpretação visual da luz e da sombra, perspectiva espacial, experiências subjetivas.


Carregar ppt "FASES DO DESENHO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google