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Interfaces entre Avaliação, Regulação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior do Brasil Agenor Manoel de Carvalho Co-Autoria: Prof.ª Doutora Maria de.

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1 Interfaces entre Avaliação, Regulação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior do Brasil Agenor Manoel de Carvalho Co-Autoria: Prof.ª Doutora Maria de Lourdes Machado-Taylor (Portugal) Prof. Doutor Carlos Machado dos Santos (Portugal) Prof.ª Doutora Maria Celeste de Moura Andrade (Brasil)

2 Agenor Manoel de Carvalho
Relevância do Estudo Globalização educacional e internacionalização do conhecimento. Exigências de qualidade e inovação. Educação Superior de qualidade associada à Avaliação, Regulação e Gestão. Agenor Manoel de Carvalho

3 Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Crescimento de IES, Cursos e Matrículas Brasil e Triângulo Mineiro Ano Brasil Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba IES Cursos Matrículas 2000 1.180 10.585 15 157 35.826 2011 2.365 29.569 37 501 84.110 % Expansão 100 179 114 147 219 135 Agenor Manoel de Carvalho

4 Processo de Avaliação do ES no Brasil
Educação Superior Lei 9.131 ENC Provão Lei SINAES Agenor Manoel de Carvalho

5 Conceitos de Avaliação
Autor Conceito L’Ecuyer Deve-se avaliar para melhorar a qualidade, descobrindo fortalezas e debilidades e para tomar as decisões necessárias. Agenor Manoel de Carvalho

6 Conceitos de Avaliação
Autor Conceito Barbier, 1993 Atos e práticas variadas dirigidas para a produção de juízos de valor CONEAU, 1997 Deve servir para interpretar, transformar e melhorar as instituições e programas. Agenor Manoel de Carvalho

7 Conceitos de Avaliação
Autor Conceito Dilvo Ristoff, 1997 Forma de restabelecer compromissos com a sociedade, repensar objetivos, modo de atuação e resultados, de estudar, propor e implementar trocas nas instituições e seus programas. Agenor Manoel de Carvalho

8 Conceitos de Qualidade
Autor Conceito Lamarra,2013 Conjunção e integração de pertinência, eficiência e eficácia; um norte para as Instituições; um direito dos cidadãos; um processo contínuo e integrado. Agenor Manoel de Carvalho

9 Conceitos de Qualidade
Autor Conceito Diaz Barriga, 2007 Capacidade institucional de mostrar o incremento de uma série de indicadores, através dos quais as autoridades responsáveis ​​pelas instituições e programas, oferecem informações e podem postular uma ação. Agenor Manoel de Carvalho

10 Conceitos de Qualidade
Autor Conceito Dias Sobrinho, 1995 Uma construção social, que varia segundo os interesses dos grupos de dentro e de fora da instituição educativa, que reflete as características da sociedade que se deseja para hoje e se projeta para o futuro. Agenor Manoel de Carvalho

11 Qualidade no Ensino Superior
Autor Conceito Entin, 1992 Satisfação do cliente, análise baseada em dados para a tomada de decisões, melhoria contínua, empowerment de funcionários e planejamento para a mudança dos sistemas. Agenor Manoel de Carvalho

12 Agenor Manoel de Carvalho
Qualidade de uma IES Autores Conceito Machado-Taylor & Araújo, 2012 É baseada na qualidade dos seus produtos, mais do que na sua reputação ou nos seus recursos, e está intimamente ligada ao desempenho institucional. Agenor Manoel de Carvalho

13 Agenor Manoel de Carvalho
Objetivo Geral Analisar o processo do sistema de avaliação oficial frente à gestão dos cursos superiores em Universidades e Centros Universitários, face aos instrumentos utilizados pelo INEP/MEC. Agenor Manoel de Carvalho

14 Objetivos Específicos
1. Investigar as percepções de gestores, professores e alunos de Instituições de Ensino Superior a respeito da qualidade dos cursos de graduação oferecidos. 2. Analisar o sistema de gestão em relação aos instrumentos utilizados pelo INEP/MEC na avaliação de cursos superiores de graduação. Agenor Manoel de Carvalho

15 Objetivos Específicos
3. Verificar a relação entre gestão, avaliação e qualidade dos cursos em confronto com os instrumentos utilizados pelo INEP/MEC. 4. Estudar as contribuições oferecidas pelo sistema de avaliação e regulação utilizados pelo INEP/MEC para a qualidade dos cursos oferecidos pelas IES.

16 Metodologia Pesquisa Bibliográfica Livros Revistas Artigos
Dissertações Teses Outros Agenor Manoel de Carvalho

17 Agenor Manoel de Carvalho
Metodologia Pesquisa de Campo Inqueridos: Gestores Professores Alunos Universo: 3 Universidades 3 Centros Universitários Instrumentos: Questionários Entrevistas Agenor Manoel de Carvalho

18 Método de Investigação
Qualitativo (Exploração) Quantitativo (Questionário) Agenor Manoel de Carvalho

19 Região do Estudo: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Região de Estudo Agenor Manoel de Carvalho

20 Tratamento Estatístico
Tenciona-se utilizar o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows, que oferece as possibilidades de cálculos estatísticos e informes científicos e o MAXQDA para análise das entrevistas. Agenor Manoel de Carvalho

21 Agenor Manoel de Carvalho
Obrigado pela atenção... Agenor Manoel de Carvalho Agenor Manoel de Carvalho


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