A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor ----- o que move.
“As pessoas bem sucedidas, nada mais são do que pessoas que desenvolveu o poder de acreditar em si mesmas e naquilo que realizam.” Motivação ---- Motivo ---motor o que move. O termo motivação vem de motivo, uma pessoa motivada é aquela que esta direcionada para uma meta, tem um motivo.

2 A motivação nos move para algo, para ter a motivação precisa da falta, e essa falta de algo que nos motiva. Definição. Motivação é um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento, ou seja, é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma determinada meta. Quanto à direção: escolha de comportamento especifico dentro de uma serie possibilidades. Intensidade:Qual esforço ele vai empreender para atingir suas metas de trabalho. Persistência:O quanto de combustível o individuo vai ter para uma determinada tarefa que ele tenha que realizar.

3 Definição. Motivação é um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento, ou seja, é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma determinada meta. Quanto à direção: escolha de comportamento especifico dentro de uma serie possibilidades.O individuo vai ver que tipo de comportamento ele vai ter frente sua procura de algo. Intensidade:Qual esforço ele vai empreender para atingir suas metas de trabalho. Persistência:O quanto de combustível o individuo vai ter para uma determinada tarefa que ele tenha que realizar.

4 Teoria da Hierarquia de Maslow
Princípios motivacionais. Abraham Maslow, via a motivação como resultado das necessidades ou desejos pessoais insatisfeitos, ou seja, a necessidade não deve ser cem por cento, satisfeita para ser motivadora.

5 A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação.
Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia; uma escala de valores a serem transpostos. O indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Pouca ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas. As necessidades de nível mais alto são satisfeitas internamente (dentro do individuo) Enquanto as de nível mais baixo são satisfeitas sempre externamente (através de coisas como remuneração, acordos sindicais e permanência no trabalho).

6 As cinco necessidades básicas:
1- Fisiológica- inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades do corpo. 2- Segurança- segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. 3- Social- inclui afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo. 4- Estima- inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. 5- Auto-realização- a interação torna-se tudo aquilo que se é capaz de ser: inclui crescimento, alcance de seu próprio potencial e autodesenvolvimento.

7

8 Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: Comportamento ilógico ou sem normalidade; Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida; Nervosismo, insônia, distúrbios circulatório e digestivo; Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos; Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

9  A Teoria de Mc Gregor (X e Y)
A teoria de Mc Gregor é na verdade um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados "X" e "Y". Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.

10 Teoria X e Y de McGregor TEORIA X
O homem médio não gosta do trabalho e o evita; Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido; O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição; Ele busca apenas a segurança. TEORIA Y O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural; O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho; O homem exercerá autocontrole e autodireção, se suas necessidades forem satisfeitas; A pessoa média busca a responsabilidade; O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.

11 Teoria de Herzberg Autor da teoria dos dois Fatores:
Satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividade desafiadoras e estimulantes do cargo, são os fatores motivacionais. (esses envolve sentimento de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional) Insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades), são os fatores higiênicos. (quando esses fatores são ótimos evitam a insatisfação)

12 Teorias mais Contemporâneas.
A teoria ERG Clayton Alderfer Princípios motivacionais: Quando uma necessidade é satisfeita, há um desejo menor por aquela necessidade e maior por uma necessidade menos concreta. Ela vem para aprimorar um pouco a teoria das necessidades de Maslow, diminui de cinco para três.- Existência (seria na outra, necessidade Fisiológica e segurança).- Relacionamento (social)- Crescimento Teoria de MacClelland Princípios motivacionais: Ela enfoca três necessidades: Necessidade de realização- busca da excelência, de se realizar em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso. Necessidade de poder- necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modo que não fariam naturalmente. Necessidade de associação- desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.

13 Teoria da Expectativa. Victor Vroom
Esta teoria sugere que um funcionário se sente motivado a despender um alto grau de esforço, quando acredita que isto vai resultar em uma boa avaliação de desempenho; esta vai resultar em recompensas organizacionais, como uma bonificação, um aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão satisfazer suas metas pessoais. A motivação resulta de escolhas deliberadas para se engajar em atividades a fim de atingir resultados que valem a pena. Explica como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando estados cognitivos interiores que provocam a motivação. Teoria das metas de fixação de LoKe & Lattan Princípios motivacionais- O comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e seus objetivos. (vai ser motivado a partir de estabelecer metas) Meta- aquilo que a pessoa deseja obter ou alcançar. (metas estabelecidas tem que ser executadas). Essas metas vão produzir no individuo foco.

14 Vão direcionar a atenção e a ação para o comportamento que as pessoas acredita que vão levá-las a alcançar a meta estabelecida. Vai Aumentam o esforço e a persistência. E Podem motivar a busca por estratégias afetivas para sua obtenção.- Condições para que essa forma possa ser bem sucedida: Os funcionários devem aceitar as metas. (por isso que as metas de aprendizagem são mais aceitas) A meta deve ser difícil e especifica. (vai fazer treinamento em tal área para desenvolver tal tarefa) Os funcionários devem ter Feedback sobre o progresso com relação a meta, ele tem que saber se o que está fazendo é apropriado. O estabelecimento de metas grupais é tão importante quanto o estabelecimento de metas individuais. Impacto. - Atualmente é a teoria de motivação mais usada, por ser facilmente aplicada em ambientes organizacionais.

15 Teoria da Equidade de J. Stacy Adams.
Parte do principio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo ( a sua recompensa). Se a recompensa for injusta as pessoas sentem-se insatisfeita e tendem a reduzir seu desempenho. Se for justa as contribuições continuam idênticas. Se for acima da expectativa, verifica-se a tendência para um maior esforço.

16 Algumas observações: Maslow- Deixa de considerar as culturas. Herzberg- Satisfação e insatisfação são questões do ego. MacClelland- As necessidades podem ser aprendidas. Vroom- Na teoria das expectativa tem que ocorrer desempenho para existir a recompensa. Adams- Precisa de justiça e igualdade nas relações de trabalho


Carregar ppt "Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google