Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarlos Lisboa Bacelar Alterado mais de 8 anos atrás
1
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
CBMM Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração
3
CBMM CBMM é uma empresa localizada em Araxá e possui escritórios comerciais em São Paulo, Pittsburgh, Dusseldorf e Tokyo. Dedica-se à extração e industrialização do pirocloro do Araxá. A partir do pirocloro, a CBMM produz o ferro-nióbio, um dos mais importantes elementos de liga usados na produção de aços de baixa liga e alta resistência e o óxido de nióbio, com ampla utilização nas indústrias eletrônica e ótica.
4
CBMM
5
História da CBMM Inicialmente, a mineradora chamada Dema era controlada por um grupo de empresários de Minas Gerais. O primeiro impulso foi dado pelo presidente eleito Juscelino Kubitschek que ajudou a fechar um acordo com o empresário sino-americano K.L. Lee. A intenção do acordo era encontrar urânio, mas só achou-se nióbio na região.
6
História da CBMM O ex-embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles instigado pelo valor potencial do metal, ele adquiriu os direitos da empresa em meados dos anos 60 e começou a desenvolver a exploração do minério. José Alberto de Camargo, um executivo de confiança da família, ajudou a desenvolver novos produtos e abrir mercados, especialmente na Rússia e China.
7
O acordo A empresa tem um acordo peculiar com o governo de Minas Gerais. Um quarto dos lucros operacionais da companhia é entregue à estatal mineira Codemig por meio de uma conta de participação nos lucros. Os decretos permitem a exploração das reservas, de 457 milhões de toneladas. Em 2003, os acordos foram renovados por mais 30 anos.
8
A atuação social e ambiental
Atuação Social: todos os 300 funcionários da CBMM possuem casas próprias. Auação Ambiental: A CBMM mantém um parque nacional e criadouro de lobos-guará.
9
Sobre a CBMM Fundada em 1955, a CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é uma empresa privada dedicada à extração, processamento, fabricação e comercialização de produtos à base de nióbio. A CBMM emprega em Araxá cerca de 600 funcionários e, graças a um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, possui processos que a colocam como líder tecnológica mundial de seu setor.
10
Sobre a CBMM Hoje, a CBMM é responsável pelo suprimento de cerca de 65% das demandas mundiais de ferro-nióbio. De sua produção total, aproximadamente 5% atende toda a demanda brasileira e 95% é exportada para 250 usinas siderúrgicas em 42 países do mundo. O valor das exportações do ferro-nióbio da CBMM é da ordem de 100 milhões de dólares anuais. A composição acionária da CBMM é de 53% para o Grupo Moreira Salles e 47% para a Molycorp Inc., dos Estados Unidos.
11
Sobre a CBMM Todos os colaboradores são responsáveis pelo bom desempenho do Sistema Integrado de Gestão e por sua melhoria contínua. São responsáveis também, por manter a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações relativas aos processos, produtos e serviços da CBMM a que tiveram acesso.
12
Sobre a CBMM Sendo a Política Integrada de Gestão da empresa. As atividades da CBMM estão em harmonia com os princípios de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social, agregando valor à cadeia de suprimentos e remunerando o capital dos acionistas. Por isto, as diretrizes básicas do seu Sistema Integrado de Gestão são fundamentadas no respeito ao meio ambiente, aos seus colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, órgãos governamentais e à comunidade em que se insere.
13
CBMM EXTRAÇÃO DO NIÓBIO
14
Unidade de concentração
A unidade de concentração possui uma capacidade de produção instalada de toneladas por ano. Os seguintes processos de produção são utilizados nesta unidade: moagem úmida, separação magnética, deslame e flutuação.
15
Refino do concentrado Para atingir as especificações exigidas pela indústria, o concentrado de pirocloro é refinado através de um processo pirometalúrgico, desenvolvido pela CBMM, que inclui pelotização e sinterização do concentrado flutuado, seguido de fusão redutora (desfosforação). Água é utilizada apenas para granular o concentrado e para lavar os gases na fase de sinterização.
16
Refino do concentrado Operando desde o início de 2000, a nova planta pirometalúrgica resultou em maior eficiência, em redução de emissões e em melhor qualidade de produto. A nova unidade apresenta uma capacidade instalada que permite a produção de toneladas/ano de concentrado refinado. O concentrado não é comercializado, sendo usado como matéria-prima dos produtos de nióbio fabricados pela CBMM.
17
Unidade de produção de óxido de nióbio
A CBMM, em pesquisa conduzida em seu laboratório, desenvolveu um processo para a obtenção de óxido de nióbio a partir do pirocloro. Este processo é um dos mais importantes avanços tecnológicos já feitos na área, especialmente do ponto de vista econômico. A partir de 1980, início de operação da planta, esta unidade foi objeto de um programa de melhorias que levaram a ganhos de produtividade e qualidade. Atualmente, a produção independe de matérias-primas importadas.
18
Unidade de produção de óxido de nióbio especial
Esta unidade, estabelecida em junho de 1998, destina-se à produção de óxido de nióbio puríssimo, usado sobretudo em aplicações ópticas. A planta representa um esforço em pesquisa e desenvolvimento, e evidencia o empenho da CBMM em desenvolver compostos de nióbio de alta pureza.
19
Meio ambiente A CBMM endossa os princípios do desenvolvimento sustentável. Paisagismo, conservação e ecologia foram questões que nos preocuparam desde o início. A consolidação dessas atividades em um Sistema de Gestão Ambiental permitiu à CBMM se tornar a primeira companhia de mineração e metalurgia a receber certificação ISO14001 para todas as suas operações.
20
Meio ambiente Este sucesso demonstra o comprometimento da diretoria e dos acionistas com o bem-estar das futuras gerações e com o desenvolvimento ambiental, em sua faceta humana, social e tecnológica.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.