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Processo de Enfermagem

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Apresentação em tema: "Processo de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Enfermagem
Fundamentos Históricos de Enfermagem Profa Viviane Fontes de Souza Borella

2 Processo de Enfermagem Histórico
Florence = caráter técnico a enfermagem. Cuidado de enfermagem Organizados inicialmente de forma funcional Tarefas Realização dos procedimentos técnicos e outras atividades de caráter rotineiro

3 Processo de Enfermagem Histórico
Novo foco O estudo, o ensino a organização do cuidado de enfermagem (estudos de casos precursores dos planos de cuidados) Henderson, em 1973

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5 Processo de Enfermagem Histórico
1967 – Yura e Walsh – autoras – Processo de Enfermagem em quatro fases(histórico, planejamento, implementação e avaliação) Em 1970 – Processo de Enfermagem = 5 fases com o diagnóstico de enfermagem. (grande numero de publicações) Inicio da utilização do Processo de enfermagem nos hospitais. EUA – Processo de Enfermagem era uma forma de instituição (guia de normatização) Brasil - as bases eram: Contribuição para uma teoria de Enfermagem (HORTA)

6 Processo de Enfermagem
Histórico Marco teórico para a prática de enfermagem A American Nurses Association Guia de desenvolvimento de padrões para a prática de enfermagem. Segundo SOUZA, 1981 – os planos de cuidado foram aperfeiçoados : Conjunto de etapas (guia para a prática de enfermagem) explicados numa estrutura conceitual. Busca da autonomia profissional = corpo de conhecimento próprio Expressavam a preocupação com o status da profissão e com a identificação de suas bases teóricas ( teorias de enfermagem)

7 Processo de Enfermagem Histórico
O Processo de Enfermagem : meio pelo qual os conhecimentos (bases teórica enfatizaram por meio de conceitos, definições e proposições, o cuidado total ao individuo nos aspectos psicológico, sociais e espirituais, tanto quanto nos biológicos) são aplicados na prática profissional. Década de 80 :North American Nursing Diagnoses Association (NANDA) Implementação dessa metodologia utilizando a fase diagnóstica = taxonomia

8 Processo de Enfermagem Histórico
Final da década de 80 – Brasil – maior ênfase nos estudos de diagnóstico de enfermagem: CRUZ, 1989, NÓBREGA, 1991, JESUS, 1992, DALRI, 1993, FARIAS, 1997, MARIA, 1997. E após, um maior enfoque no processo de raciocínio diagnóstico: CRUZ, 1993, CARVALHO e JESUS, 1997, JESUS, 2000. Brasil, 1986 – Lei do Exercício Profissional de Enfermagem = atribuição privativa do enfermeiro a prescrição de enfermagem.

9 PROCESSO DE ENFERMAGEM CONCEITOS
ALFARO, 1986: método sistemático e organizado de prestar cuidados de enfermagem individualizados, enfocando as respostas humanas, de uma pessoa ou grupo, a problemas de saúde atuais ou potenciais. KENNEY, 1990: é uma atividade deliberada, lógica e racional, através da qual a pratica de enfermagem é desempenhada sistematicamente. DOENGES e MOORHOUSE, 1991: é uma abordagem de solução de problemas SMITH, 1991: oferece para o enfermeiro, a possibilidade de organizar seu trabalho com base em uma filosofia e em um método. FORD e WALSH, 1995: é uma filosofia, e desse modo valorizam a individualização do cuidado.

10 PROCESSO DE ENFERMAGEM
É um método sistemático de prestação de cuidados humanizados, que enfoca a obtenção de resultados desejados de uma maneira rentável. Usado para diagnosticar e tratar as respostas humanas à saúde e à doença (American Nurses Association (ANA), 1995). Caracteriza-se pelo inter-relacionamento e dinamismo de suas fases ou passos.

11 PROCESSO DE ENFERMAGEM RAZÕES PARA APRENDÊ-LO
Existem, pelo menos, 3 razões para aprender o Processo de Enfermagem: - Seu uso é uma exigência estabelecida pelos padrões de prática nacional, - Proporciona a base para as questões dos exames de qualificação profissional, - Seus princípios e regras são destinados a promover o pensamento crítico no cenário clínico.

12 PROCESSO DE ENFERMAGEM Benefícios
Encontra os diagnósticos e o tratamento dos problemas de saúde potenciais ou vigentes, reduzindo o tempo de internação Tem exigências de documentação precisas destinadas a : melhorar a comunicação e prevenir erros, omissões e repetições desnecessárias. Dá importância ao fator humano Elabora intervenções para o individuo, não apenas para a doença.

13 PROCESSO DE ENFERMAGEM Benefícios
Faz com que o enfermeiro se aproxime do paciente por da execução de suas fases. Promove uma assistência individualizada e contínua Permite estabelecer prioridades assistenciais Permite que os enfermeiros desenvolvam atividades que lhe são privativas. SAE = Norteador da assistência de enfermagem

14 PROCESSO DE ENFERMAGEM
O Processo de Enfermagem introduziu termos como: Assistência de Enfermagem: prestação de conjunto de cuidados e medidas que visam atender às necessidades humanas básicas do ser humano. Cuidado de Enfermagem: ação planejada, resultante de sua percepção, observação e análise do comportamento, situação ou condição do ser humano.

15 PROCESSO DE ENFERMAGEM Fases SAE
Consiste em 5 etapas: Investigação: levantamento de dados do ser humano que tornam possível a identificação de seus problemas Diagnóstico de Enfermagem: análise dos dados e identificação dos problemas, que são base para o plano de cuidados. Planejamento: determinação da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido. Implementação: coloca o plano em ação, age de forma pensada (realiza as intervenções, comunica e registra). Avaliação: determina se os resultados desejados foram atingidos, se as intervenções foram efetivas e se são necessários modificações.

16 Exemplo Investigação: Sr. João queixa-se de garganta e boca secas. Sua temperatura atinge 38,5 C. Ele tem permissão para ingerir líquidos, mas não bebeu quase nada durante a manha. Diz que poderia forçar-se a beber algo, mas não gosta de água a temperatura ambiente e detesta incomodar a enfermeira solicitando gelo. Diagnóstico: Déficit de volume de líquido relacionado a ingesta insuficiente de liquido e a febre. Planejamento: Juntamente com o Sr. João você desenvolve um plano de ação estabelecendo um resultado esperado de manutenção da hidratação adequada através da ingesta de, no mínimo, 2,5L por dia. Você identifica as intervenções para atingir os resultados e registra no plano de cuidados.

17 Exemplo: Implementação: Você assegura que os líquidos favoritos sejam mantido a cabeceira, gelados, e monitora como o Sr. João esta conseguindo alcançar sua meta diária. Avaliação:Você investiga o Sr. João e determina se ele ainda apresenta Déficit de Volume de liquido. Caso ele esteja adequadamente hidratado e sem risco de Déficit de Volume de liquido (febre) você então encerra o plano e permite que o cliente prossiga o seu padrão habitual de ingesta de liquidos. Se ele não estiver hidratado adequadamente, examine os passos anteriores, identifique os fatores que estao inibindo a obtencao de resultados e modifique o plano de acordo com isso.

18 PROCESSO DE ENFERMAGEM: PARTES FUNDAMENTAIS
Habilidades (como) Conhecimento (o que, por que) PROCESSO DE ENFERMAGEM Cuidado (desejar, ser capaz)

19 PROCESSO DE ENFERMAGEM: PARTES FUNDAMENTAIS
Conhecimento de Enfermagem Amplo e variado: - Anatomia, fisiologia, patologia,farmacologia - Microbilogia, processo de transmissão de doença - Promoção de Saúde, cultura, ética, lei - Crescimento e desenvolvimento, ensino, orientação - Solução de problemas, sabedoria prática - Computadores, tecnologia, entre outros...

20 PROCESSO DE ENFERMAGEM: PARTES FUNDAMENTAIS
Habilidades Manuais: para completar os procedimentos técnicos Intelectuais: para solucionar problemas e tomar decisões Interpessoais: para estabelecer um bom relacionamento com o cliente e com as pessoas significativas e com os colegas de trabalho.

21 PROCESSO DE ENFERMAGEM: PARTES FUNDAMENTAIS
Desejo e Capacidade de cuidar Desejo de Cuidar: é optar por fazer o que é necessário para ajudar os outros (concentrar-se no que é melhor para o consumidor, respeitar crenças e valores, envolver-se nos problemas). Ser Capaz de Cuidar: exige a compreensão de nós mesmo e dos outros

22 Comparação do Processo de Enfermagem e do Processo Médico
Considera, ppalmente, como clientes e famílias são afetados pelo funcionamento dos órgãos e dos sistemas (respostas humanas) Considera, ppalmente, o funcionamento dos órgãos e dos sistemas Enfoca o autocuidado nas atividades da vida diária (AVD) Enfoca o ensino de como são tratadas as doenças Consulta a medicina para o tratamento de doenças Consulta a enfermagem para o planejamento das AVD Envolve-se com os indivíduos, as pessoas significativas e com os grupos Principalmente envolvido com o indivíduo, às vezes com grupos e famílias

23 Exemplo: Maria, tem dor e edema em todas as articulações. Os estudos diagnósticos indicam que ela é portadora de artrite reumatóide. Será iniciada a administração de antiinflamatórios para tratar a artrite reumatóide. Maria tem dor e edema em todas as articulações, tornando difíceis as atividades de alimentar-se e vestir-se. Ela mencionou ser difícil sentir-se valorizada quando nem mesmo alimentar-se ela consegue. Relata estar deprimida devido a falta que sente de seus dois netos. Necessitamos desenvolver um plano para ajudá-la em sua dor, auxiliá-la a alimentar-se e vestir-se, ultrapassar seus sentimentos de baixa auto-estima e providenciar visita a seus netos.

24 PROCESSO DE ENFERMAGEM
Promove o cuidado individualizado e ajuda o enfermeiro a responder às necessidades do cliente de forma razoável e adequada, visando melhorar ou manter o nível de saúde do cliente. Envolve o raciocínio científico que permite que os enfermeiros se organizem, sistematizem e conceitualizem a prática de enfermagem.

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Investigação

28 Investigação É a coleta sistemática de dados para a determinação do estado de saúde atual e passado do cliente e do seu estado funcional e para a avaliação do seu padrão de enfrentamento de problemas do presente e do passado. Plano de Cuidados baseado nos dados coletado nesta fase informações corretas, completas e organizadas

29 Investigação Finalidades:
Identificar problemas, percepções e expectativas que demandem ações de enfermagem Conhecer hábitos individuais que facilitem a sua adaptação a unidade e ao tratamento Estabelecer uma relação interpessoal Tentar abranger a totalidade do paciente nos seus aspectos biopsicossocioespirituais Individualizar a assistência de enfermagem Fornecer subsídios para a tomada de decisão quanto as condutas de enfermagem

30 Investigação Avaliar a evolução das condições do paciente para detectar alterações ou tendências na sua situação saúde-doença. Esclarecer dúvidas ou falhas no entendimento, reforçando as informações já prestadas Reduzir o nível de ansiedade do paciente Aumentar o grau de satisfação profissional do enfermeiro por meio deste contato direto.

31 Investigação Existem 5 atividades-chaves que podem ajudar a realizar uma investigação sistemática e compreensiva: Coleta de dados Validação dos dados Organização do dados Identificação de padrões Comunicação e registro dos dados

32 Investigação / Coleta de dados
É um processo permanente Focaliza a identificação de: - Estado de saúde presente e passado - Padrão de resolução de problemas presente e passado - Estado funcional presente e passado - Resposta à terapêutica - Risco para problemas potenciais - Desejo de um nível mais elevado de bem estar

33 Investigação / Coleta de dados
Recursos utilizados: Consumidor Pessoas significativas Registros de enfermagem Registros médicos Consultas verbais e escritas Estudos diagnósticos Literatura relevante Exame físico e entrevista

34 Investigação / Coleta de dados
Dados diretos informações obtidas diretamente do cliente Dados indiretos informações colhidas de outras fontes. Ocorre em 3 fases: Antes de ver o cliente Quando vê o cliente Após ver a pessoa

35 Investigação / Coleta de dados
Existem 2 tipos de investigação: Investigação da Base de Dados informações coletadas no contato inicial com o cliente para investigar os aspectos da situação de saúde. - Padronização de instrumentos investigativos (clientela atendida, teoria utilizada e padronizações de programas de qualidade.) Investigação de Enfoque determinam a situação de uma condição específica (que fatores estão contribuindo? Como a pessoa se sente em relação a prevenção e ao controle deste problema?)

36 ENTREVISTA DE ENFERMAGEM E EXAME FÍSICO
Complementam e esclarecem um ao outro. Considerações éticas, culturais e espirituais: -Serviço com respeito à dignidade e individualidade do cliente. -Direito à privacidade, protegendo informações confidenciais -Ser honesto -Respeitar crenças culturais e religiosas (variações biológicas, padrões de comunicação confortáveis, organização de práticas familiares, crenças de controlar a capacidade de ser saudável, relacionamento entre crença e situação de saúde)

37 Relacionamento Enfermeiro-Cliente positivo
ENTREVISTA DE ENFERMAGEM Estabelecer afinidade Fazer perguntas Ouvir Observar Relacionamento Enfermeiro-Cliente positivo

38 Entrevista de enfermagem
Como estabelecer afinidade: Antes da entrevista: - Organize-se - Planeje tempo suficiente - Garanta privacidade - Concentre-se No início da entrevista: - Informe seu nome e sua posição - Verificar nome do cliente e como ela gostaria de ser chamada

39 Entrevista de enfermagem
Durante a entrevista - Dê total atenção - Não tenha pressa Como ouvir - Ouvinte empático - Uso de frases curtas que faça com que a pessoa saiba que você compreende e encoraje a continuar. - Ouvir os sentimentos - Observar linguagem corporal

40 Entrevista de enfermagem
Como ouvir Evite o impulso de interromper Permita pausas no diálogo Perguntas: como fazê-las? 1° lugar: problema principal do cliente Questões enfocadas para sinais e sintomas Não usar questões indutoras Use declarações exploratórias Técnicas de comunicação: frases que mostrem a perspectiva do cliente, reafirmação das palavras dele, perguntas com final aberto)

41 Entrevista de enfermagem
Como Observar Utilização dos sentidos Aparência geral Linguagem corporal Padrões de interação Como Terminar a Entrevista Resumo das preocupações importantes do cliente Ofereça-se como recurso

42 Exame Físico Deve-se ser técnico, sistemático e habilidoso
Habilidade: Inspeção, ausculta, palpação e percussão Realização de um exame físico: - Promova a comunicação entre você e o cliente - Faça anotações para assegurar a exatidão - Escolha um método de organização para sua avaliação: cefalocaudal ou por sistemas. Verificação de exames laboratoriais

43 Comunicação Comunicação: apressa o diagnóstico e o tratamento de problemas urgentes Qualquer coisa considerada anormal deve ser comunicada - compare informações com padrões de normalidades aceitos - os limites normais podem variar de pessoa para pessoa e de situação para situação Antes de comunicar, tenha todas as informações necessárias Registro o horário em que fez a comunicação, o nome para quem notificou e a ação tomada.

44 REGISTRO Ajuda a promover continuidade, exatidão e pensamento crítico
O que é registrado é importante tanto para o cliente quanto para a própria proteção do enfermeiro Registre tudo o que é comunicado, tão logo quanto possível Deve ser feito a caneta e com letra legível Se cometer algum erro, corrija-o sem omitir as palavras originais


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