A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de Ciências da Natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de Ciências da Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Área de Ciências da Natureza
Critérios para a escolha do Livro Didático – Ensino Médio Física, Química e Biologia

2 Orientações do Currículo Oficial do Estado de São Paulo:
Atividades com participação ativa dos estudantes, preferencialmente demandando consulta e cooperação com seus colegas, assim como tomada de posição;

3 Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do aluno, antecedendo aquelas que transcendem seu universo vivencial;

4 Linguagens e níveis de complexidade dos conteúdos disciplinares compatíveis com a maturidade esperada;

5 Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas que envolvam as percepções de mundo real, em que a participação e o registro feito pelos alunos sejam relevantes.

6 Outros Critérios Importantes:
Conteúdo: é relevante, atualizado, bem estruturado, correto, estabelece relações casuais, analisa contexto histórico, é interessante, dialoga com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo;

7 Atividades: são problematizadoras, exigem mais do que a leitura do texto, propõem problemas novos, preveem participação ativa do aluno, promovem diálogo entre professor/aluno;

8 Ilustrações: esclarecem, dramatizam, substituem ou complementam o texto, organizam a obra de forma clara, coerente e funcional, apresentam legibilidade gráfica adequada para o nível de escolaridade visado.

9 Todas as coleções são qualificadas, porém cada uma tem suas especificidades:
Organização da sequência de conteúdos; Abordagem Tradicional, Inovadora ou Mista;

10 Maior ou menor ênfase em Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente, Ciência no Cotidiano e História da Ciência; Maior ou menor interdisciplinaridade; Incentivo, com menor ou maior frequência, à autonomia e ao pensamento crítico dos alunos;

11 Exercícios e problemas mais abertos ou mais fechados;
Propostas experimentais com recursos simples ou sofisticados;

12 Sugestão de recursos diferenciados como Objetos Digitais de Aprendizagem, filmes, livros paradidáticos, entre outros; Manual do Professor mais descritivo ou mais dialogado.

13 Mais Informações: A escolha do Livro Didático que será adotado pela escola nos próximos três anos depende de uma análise criteriosa que poderá demandar certo tempo.

14 Por isso, solicite momentos nas ATPCs da escola para conhecer os Guias Didáticos do PNLD 2015 desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com especialistas de várias universidades estaduais e federais.

15 Guia de Livros Didáticos do PNLD 2015 Ensino Médio: Física, Química e Biologia


Carregar ppt "Área de Ciências da Natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google